Análise das Demonstrações Contábeis (Fórmulas) 2

Análise das Demonstrações Contábeis (Fórmulas) 2

quanto a Cia. tem de ativo circulante e delongo prazo para cada unidade quanto maior melhor.

PC + PELP monetária de obrigações totais (circulante e Longo Prazo) quanto a Cia. tem de ativo circulante para cada unidade monetária de suas quanto maior melhor.

PC obrigaçõ es circulantes quanto a Cia. tem de ativo circulante(excluindo-se do circulante estoques e quanto maior melhor.

D + DR ( CIRCULANTE)ou

despesas do exercício seguinte) para cada uma unidade monetária de suas obrigações circu lantes. Mostra a capacidade de cobertura dos passivos de curto prazo (circulante) que quanto maior melhor

PC

a Cia tem sem a realização dos estoques

IMEDIATAILI DISPONÍVEL PASSIVO CIRCULANTE quanto dinheiro a Cia tem para cobrir cada unidade monetária de obrigações quanto maior melhor.

D_ PC circu lantes

SOLVÊNCIA GERALSG ATIVO TOTAL quantas vezes o ativo total dá garantiadeve-se localizar acima de 2

ATMostra a capacidade de cobertura domelhor.

CAP. TERCEIROSde pagamento ao capital de terceiros.e a partir daí quanto maior Ctercapital de terceiros pelo ativo.

CTer/PL CAPITAL DE TERCEIROS PATRIMÔNIO LÍQUIDO

PLou

CTer quanto a Cia tomou de terceiros para cada unidade monetária de seu capital próprio quanto menor melhor.

COMPOSIÇÃO DO ENDIVIDAMENTO PC CTer PASSIVO CIRCULANTE P. CIRCULANTE + EXIGÍVEL A LP quanto a Cia. tem de obrigaçõescirculantes para cada unidade quanto menor melhor.

CTer monetária de suas obrigações totais

IMOBILIZAÇÃO DO CAPITAL PRÓPRIO AP/PL ATIVO PERMANENTE PATRIMÔNIO LÍQUIDO quanto a Cia. tem de imobilizado para cada unidade monetária quanto menor melhor.

PL de seu Patrimônio Líquido

P. CIRCULANTE + EXIGÍVEL A LP PL CTer quanto a empresa tem de PL para cada unidade monetária tomada junto a terceiros (obrigações) quanto maior melhor.

PMRE ESTOQUE MÉDIO x 360

EMx 360

CUSTO MERCADORIA VENDIDA CMV ou CPV ou CSV quantos dias, em média, são necessários para a empresa vender seus estoques. quanto menor melhor.

PMRV DUP. A RECEBER MÉDIAS x 360

DRM x 360 V quantos dias, em média, são necessários para a empresa receber suas vendas a prazo quanto menor melhor.

PMPC FORNECEDORES MÉDIOS x 360

FM x 360 C quantos dias, em média, são necessários para a empresa pagar suas compras a prazo quanto maior melhor.

CUSTO DAS VENDAS (CMV ou CPV) quantas vezes o estoque é vendido noquanto maior melhor

ESTOQUE MÉDIO

período considerado

VENDAS _

quantas vezes as vendas a prazo sãoquanto maior melhor

DUP. A RECEBER MÉDIAS recebidas no período considerado

COMPRAS _

quantas vezes as compras a prazo sãopagas no período considerado quanto menor melhor

PMRE

quantos dias, em média, são necessários para a empresa vender seus estoques. quanto menor melhor

PMRV

quantos dias, em média, são necessários para a empresa receber suas vendas a prazo. quanto menor melhor

PMPC

quantos dias, em média, são necessários para a empresa pagar suas compras a prazo quanto maior melhor confronta o prazo concedido aos clienes com o prazo recebido do fornecedorindica que financia o ciclo quanto menor melhor indica o desempenho da empresa na comercialização e recebimento de suasvendas quanto menor melhor

ou

(PMRE + PMRV) – PMPC confronta o ciclo operacional com o prazo concedido pelo fornecedor indica em quantos dias o ciclo é financiado e por quem quanto menor melhor

= dias

= dias = dias

LOB * 100 ROL indica a capacidade que cada unidade vendida tem para gerar resultados. Mostra o desempenho da administração na gestão do custo das vendas Representa a margem de contribuição praticada pela Cia.

quanto maior melhor

MOp RESULTADO OPER ACIO NAL

ROB * 100 ROL indica o esempenho das receitas opeacionais líquidas perante custos e despesas operacionais. Mostra a eficiência da administração na gestão das despesas operacionais quanto maior melhor

LLE * 100 ROL indica a lucratividade final da empresa medida pelo resultado resultado do exercício perante as vendas líquidas. Mostra a eficiência da administação na gestão administrativa operacional dos negócios quanto maior melhor.

Mair LUCRO ANTES DO IR

LAIR * 100 ROL indica o desempenho de receitas operacionais e nâo operacionais perante custos e despesas operacionais e nâo operacionais Mostra a eficiência da administração na gestão dos resultados não operacionais quanto maior melhor quanto a Cia. vendeu para cada unidade monetária de aplicação total (Ativo Médio) quanto maior melhor.

RENTABILIDADE DO ATIVO (Taxa. Retorno s/investimento) quanto a empresa ganha para cada unidade monetária de Ativo médio ou AM

RENTABILIDADE DO ATIVO (Taxa. Retorno s/investimento) quanto a companhia. lucra por unidade monetária de seu capital próprio médio investido no negócio quanto maior melhor.

PL _

indica a tendência da empresa para sua capitalização.

É útil para comparar ao valor de mercado da ação quanto maior melhor.

indica a rentabilidade obtida por cada ação da empresa. índice obrigatório das S.A na DRE logo após o L quanto maior melhor.

indica em quanto tempo o investidor terá o retorno do capital investido na aquisição das ações se mantida a mesma estrutura de lucro.

quanto menor melhor.

indica qual o ganho monetário do investidor na aquisição de ações ao preço de mercado quanto maior melhor a participação de cada ação no lucrodistribuído quanto maior melhor.

quanto efetivamente o acionista recebe pelo seu investimento em ações quanto maior melhor.

ÍNDICE RENTABILIDADE AÇÃO índice RDC índice RDA qual o percentual efetivo da rentabilidade da ação retorna realmente para o acionistaquanto maior melhor.

Comentários