Teoria e Método de Pesquisa

Teoria e Método de Pesquisa

TEORIA & MÉTODO

        • Bibliografia:
        • Goode, W.J. e Hatt, P.K. (1979) Métodos em pesquisa social. São Paulo, Nacional.
        • Pereira, O. (1990) O que é teoria. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos
        • Wolf, Mauro. (1987) Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença.
        • Santaella, Lúcia. (2001)
        • Comunicação e pesquisa. Sào Paulo: Hacker.

Método (Polissemia do termo)

  • O significado de método pode variar desde a perspectiva mais filosófica e abrangente (método da ciência) até procedimentos técnicos de coleta de dados

Significados mais amplos

  • Aplicação dos fundamentos científicos num determinado campo.

  • Princípios, regras, normas que orientam o trabalho científico

  • Procedimentos sistemáticos para estudo dos fenômenos empiricos

Método na perspectiva da lógica

  • Indutivo

  • Do particular para o geral (quantitativo)

  • Hipotético Dedutivo

  • Do geral para o particular (qualitativo)

Dialético

  • Dialético

  • Parte do concreto (real) para o racional e retorna como o concreto pensado

Método quanto a abordagem

  • Método de Estudo de Caso

  • Método Histórico

  • Método Comparativo

  • Método Estatísctico (Survey)...

        • TEORIA
        • Um sistema teórico
        • Restringe. a amplitude dos fatos aos aspectos significativos a serem estudados dentro de um campo. ex comunicação pode ser estudada sobre diversos ângulos, do ponto de vista antropológico/cultural, político /econômico, sociológico etc.
        • Focaliza. Os aspectos específicos da comunicação que definem o objeto teórico: exemplo o conteúdo das mensagens, os usos e significações, a recepção, a rpodução produção, as influencias etc.

Orienta. através da formulação de hipóteses, na hora de pesquisar.

        • Orienta. através da formulação de hipóteses, na hora de pesquisar.
        • Conceitualiza. Teoria é organizada por um sistema complexo de conceitos. Exemplo Teorias que os conceitos centrais são: “luta de classe” (Marx, Marxismo), “conflito” (durkheim), “rules” (Parson, funcionalismo) etc. Cada sistema teórico tem um conjunto de conceitos interligados e contraditórios e inadequados aos demais sistemas.

        • Classifica. estabelece identifica e organiza os fenômenos por seus elementos comuns
        • Resume. sumariza o que se sabe sobre o objeto de estudo como generalizações ou inter-relações

Prevê Fatos. Capacidade de estabelecer previsões para fatos que ainda não foram observados e devem ser esperados com por exemplo a existência de um determinado planeta ou de buracos negros

        • Prevê Fatos. Capacidade de estabelecer previsões para fatos que ainda não foram observados e devem ser esperados com por exemplo a existência de um determinado planeta ou de buracos negros
        • Indica lacunas no conhecimento Mostrar as falhas, as áreas não cobertas pelo conhecimento sobre determinado assunto, expõe as contradições promovendo uma reelaboração ou abandono da teoria.

Os paradigmas teóricos são influenciadas por três elementos:

  • Os paradigmas teóricos são influenciadas por três elementos:

  • o contexto social e político econômico, cultural

  • o tipo de teoria social associada (modelos sociológicos)

  • o processo comunicativo que cada meio de comunicação apresenta

Papel dos Fatos

  • Inicia a teoria através da observação de um evento como maçã de Newton ou o caso da vacina da varíola.

  • Testa a teoria Através da confirmação, rejeição de determinado sistema promovendo sua reformulação

Modelo Hipodermico

  • Também chamado de “Bullet Teoria”

  • Pressuposto Básico:um emissor ativo e um receptor passivo

  • Cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem

1. Contexto Social, político e Cultural

  • Pós Guerra

  • Temor pelo difusão de Ideologias Socialistas ou Totalitárias

  • Aparecimento de uma sociedade de massa

  • Emancipação popular

  • Explosão da Comunicação de Massa

2. Teorias Gerais Associadas

  • Teoria da Sociedade de Massa

  • Teoria Sistêmica na Sociologia e Administração

  • Behaviorismo na Psicologia Social (estímulo e resposta)

3 Processos comunicativos

  • Meio Privilegiado: Publicidade & Propaganda

  • Educação (programas p/ terceiro mundo)

Deficiências da Teoria

  • Observou-se que o processo não era linear

  • Alguns elementos estranhos ao modelo intervinham no processo

Os aspectos interveniente foram estudados no sentido de se ter um maior controle sobre o resultado do processo

  • Os aspectos interveniente foram estudados no sentido de se ter um maior controle sobre o resultado do processo

  • AI relativos ao emissor da mensagem:

  • Credibilidade do emissor

  • Ordem da argumentação

  • Integridade da argumentação

  • Explicitação das conclusões

AI relativos ao Receptor

  • AI relativos ao Receptor

  • Descobriu-se que o receptor não era um alvo imóvel e passível e que ele interferia no processo por:

  • Grau de interesse na informação (Interesse na informação)

  • Disposição a se Expor a informação (Exposição seletiva)

  • Percepção seletiva

  • Memorização seletiva

Alem dos aspectos intervenientes descobriu-se outro fator que contrariava o modelo que foi a descoberta dos famosos Líderes de opinião ou “Two steps flow”

  • Alem dos aspectos intervenientes descobriu-se outro fator que contrariava o modelo que foi a descoberta dos famosos Líderes de opinião ou “Two steps flow”

A idéia de um único emissor atingindo igualmente todos os públicos foi substituída pela Idéia dos dois níveis de difusão das mensagens

  • A idéia de um único emissor atingindo igualmente todos os públicos foi substituída pela Idéia dos dois níveis de difusão das mensagens

Outro aspecto que foi abandonado foi a idéia de efeitos a curto prazo que foi substituído por efeitos a médio e a longo prazo

  • Outro aspecto que foi abandonado foi a idéia de efeitos a curto prazo que foi substituído por efeitos a médio e a longo prazo

  • Passa-se também a pensar em “Efeitos Limitados

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