(Parte 1 de 4)

1- Introdução2
2- Criar uma apresentação3
3- Criar uma apresentação com base no modelo de design3
4- Cor do fundo da apresentação4
5- Ferramentas de Desenho6
6- Inserir figuras7
7- Inserir gráficos9
8- Inserir filmes e sons9
9- Inserir vínculo (hiperlink)10
10- Inserir botões de ação1
1- Salvar (guardar) o seu trabalho:12
12- Compilar a apresentação para usar em outro computador13
13- Transição de slides15
14- Personalizar animação16
15- Visualizando a apresentação16

Microsoft Power Point 16- Imprimir .........................................................................................................16

KHouse PUC-Rio 2005 -2-

1- Introdução

O Microsoft PowerPoint é um aplicativo cuja função básica é auxiliar o usuário a montar apresentações, na forma de uma seqüência de telas para projeções. Através dele, você poderá criar apresentações de forma simples e rápida. As telas podem ser compostas por textos, gráficos, sons e imagens. Estas apresentações podem ser exibidas na tela do computador ou em aparelho de projeção (TV, Datashow, telões, canhão de luz), como também em papel, slides, transparências.

* Modos de exibição

KHouse PUC-Rio 2005 -3-

2- Criar uma apresentação

Ao iniciar o processo de criação da apresentação no Power Point, estarão disponivéis as seguintes informações:

Slide em branco: com ele se inicia a costrução da apresentação em branco. Apresentação existente: através deste comando, pode-se abrir outras apresentações existentes e alterar seus conteúdos para uma nova apresentação. Modelo de estrutura: Aqui você poderá construir sua apresentação em um modelo com um design já existente , fontes e esquemas de cores conceituadas. Além de pode utilizar modelos que você mesmo criou. Modelos com sugestões de conteúdo:Para aplicar um modelo de estrutura que contenha sugestões para o texto de seus slides, basta usar o Assistente de Autoconteúdo e em seguida digite o texto que você deseja. Um modelo em um site da Web:Aqui pode-se cria uma apresentação em Power Point utilizando um modelo situado em um site da Internet. Um modelo do Microsoft.com: Aqui você pode escolher um modelo no Microsoft Office Template Gallery do PowerPoint, que estão organizados de acordo com o tipo de apresentação.

3- Criar uma apresentação com base no modelo de design

Para criar uma apresentação com base no modelo de Design, você poderá optar desde preenchimentos especiais até figuras como fundo e usar a criatividade.

Selecione através do menu Formatar ⇒ Design do Slide. O Painel de tarefas exibirá as opções:

Caso queira você poderá optar pela mudança do esquema de cores do slide selecione Esquema de cores no próprio painel de tarefas.

Serão exibidos os esquemas de cores, como mostrado ao lado, que podem ser aplicados à sua apresentação.

Posicione o ponteiro sobre um esquema de cores e, em seguida, clique na seta para baixo.

Selecione uma das opções: para aplicar em todos ou alguns dos slides selecionados.

KHouse PUC-Rio 2005 -4-

Através do menu Formatar ⇒ Segundo Plano Depois disto, escolha uma cor ou efeito de preenchimento de seus slides.

Para preencher o fundo do slide de forma diferente, você terá a oportunidade de utilizar em seu trabalho diferentes efeitos gráficos, com a mistura de várias cores utilizando preenchimento gradiente. Você só terá que selecionar o item mais cores ou efeitos de preenchimento no Plano de fundo.

a) Opção Mais cores...

KHouse PUC-Rio 2005 -5-

b) Opção Efeitos de Preenchimento

Gradiente

1. Escolha entre: uma cor, duas cores ou predefinidas. Em Predefinidas, você terá lindas misturas para compor os seus trabalhos. 2. Defina a cor a ser utilizada. Se quiser escureça ou clareie a cor utilizando esta opção abaixo (somente para uma cor). 3. Selecione as cores de 1º e 2º planos se desejar. 4. Aqui você encontra vários Estilos de sombreado, ou seja, várias formas de distribuição das cores. 5. Escolha entre uma cor, duas cores ou predefinidas. Em predefinidas, você terá lindas misturas para compor os seus trabalhos.

Textura

Para imitar com perfeição várias texturas como mármore, madeira e papel amassado, você pode utilizar o preenchimento texturizado.

Padrão

Nesta opção você encontra vários padrões de desenhos e formas de misturar cores para preencher o fundo da sua apresentação. Você deve escolher uma cor para o primeiro plano, outra para o plano de fundo e um padrão.

Figura

Mais uma opção de preenchimento é colocar uma figura como fundo da sua apresentação. Clique em “Selecionar figura...” e busque a imagem que desejar dentro do seu computador.

KHouse PUC-Rio 2005 -6-

5- Ferramentas de Desenho

Desenhar: Várias formas de posicionamento de objetos. Para usar esta ferramenta você deverá antes selecionar o objeto com o qual deseja trabalhar.

Selecionar objetos: A ferramenta seleção é utilizada para selecionar os objetos que estão sendo trabalhados para que eles possam ser editados. Por exemplo: selecionar um quadrado para que se possa aplicar a cor de fundo azul; ou serve também para selecionar mais de um objeto.

Auto formas: Aqui são oferecidas várias formas já prontas para serem utilizadas no trabalho, como cubos, corações, e várias figuras geométricas.

Linha: Com esta ferramenta traçamos linhas em nosso trabalho.

Seta: Com esta ferramenta inserimos setas em nosso documento. Retângulo: Usada para traçar retângulos ou quadrados Elipse: Círculos podem ser construídos por esta ferramenta.

Caixa de texto: Com a ferramenta texto inserimos o texto em nosso trabalho. Inserir word art: Com esta ferramenta poderão ser criados belos textos artísticos.

1. Selecione um modelo, clique sobre ele e em seguida OK. 2. Escreva o texto no local indicado e clique OK.

Você pode alterar alguns atributos como tamanho e cor clicando sobre o Word art depois de pronto e utilizando as ferramentas de desenho: cor da linha e cor do preenchimento.

Inserir diagrama ou organograma

Pode-se inserir um diagrama clicando sobre seu ícone ou através do menu Inserir ⇒ Diagrama.

Depois basta selecionar um tipo de diagrama, clicar OK e escrever seu texto nos campos.

Inserir clipart – Será visto no item 06 deste manual.

Inserir figura / do arquivo… - Será visto no item 06 deste manual.

Cor do preenchimento: Altera a cor de preenchimento dos objetos selecionados. É a ferramenta que oferece ao usuário belíssimos tipos de preenchimento.

Cor da linha: Altera a cor das linhas que existem em volta dos objetos selecionados.

KHouse PUC-Rio 2005 -7-

Cor da fonte: Altera a cor do texto.

Estilo de linha: Escolha entre os vários estilos de linha um que melhor se encaixe em torno do seu objeto, ou para que seja simplesmente uma linha diferente das demais.

Estilo do tracejado: Estilos de linha tracejados encontram-se à disposição do usuário neste botão.

(Parte 1 de 4)

Comentários