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Orientaes gerais TCC, Teses (TCC) de Arqueologia

tcc - tcc - tcc - tcc

Tipologia: Teses (TCC)

Antes de 2010

Compartilhado em 23/04/2008

igor-machado-6
igor-machado-6 🇧🇷

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Baixe Orientaes gerais TCC e outras Teses (TCC) em PDF para Arqueologia, somente na Docsity! TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC Almério Melquíades de Araújo Coordenador de Ensino Técnico Ivone Marchi Lainetti Ramos Professora Responsável COORDENADORIA DE ENSINO TÉCNICO CETEC - 2007 Profª Ivone Marchi Lainetti Ramos TCC - Coordenadoria de Ensino Técnico – CETEC 2 Sumário TCC – Princípios e Orientações Gerais 3 Regulamento do TCC 11 Sistema de Acompanhamento e Avaliação do TCC 15 Bibliografia Recomendada ao Professor 20 Manual do TCC 21 Profª Ivone Marchi Lainetti Ramos TCC - Coordenadoria de Ensino Técnico – CETEC 5 2. OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL Estabelecer um sistema que promova e consolide a integração do ensino com o mundo do trabalho. 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS I. Oferecer educação profissional por meio de mecanismos que garantam a contextualização de currículos; II. Promover a efetiva interdisciplinaridade no desenvolvimento das atividades escolares; III. Promover a interação da teoria e da prática, do trabalho e da educação; IV. Possibilitar o acompanhamento e o controle das práticas desenvolvidas pelos alunos, na própria escola ou nas instituições parceiras, permitindo a verificação do desempenho dos alunos, segundo as competências estabelecidas no Plano de Curso; V. Proporcionar experiências práticas específicas aos alunos por meio do desenvolvimento de projetos experimentais, de intervenção, de desenvolvimento de produto ou de pesquisa, promovendo a integração com o mundo do trabalho e o convívio sócio-profissional; VI. Propiciar ao aluno o domínio das bases norteadoras da profissão de forma ética e compatível com a realidade social, desenvolvendo valores inerentes à cultura do trabalho; VII. Promover a autonomia na atividade de produção de conhecimento científico; VIII. Oferecer condições para que todos os alunos possam desenvolver as competências estabelecidas no Plano de Curso. Profª Ivone Marchi Lainetti Ramos TCC - Coordenadoria de Ensino Técnico – CETEC 6 3. DESCRIÇÃO A sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à profissão, desenvolvido mediante controle, orientação e avaliação docente, permitirá aos alunos o conhecimento do campo de atuação profissional, com suas peculiaridades, demandas e desafios. Ao considerar que o efetivo desenvolvimento de competências implica na adoção de sistemas de ensino que permitam a verificação da aplicabilidade dos conceitos tratados em sala de aula, torna-se necessário que cada escola, atendendo as especificidades dos cursos que oferece, crie oportunidades para que os alunos construam e apresentem um produto final – Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. O TCC deverá envolver necessariamente uma pesquisa empírica, que somada à pesquisa bibliográfica dará o embasamento prático e teórico necessário para o desenvolvimento do trabalho. A pesquisa empírica deverá contemplar uma coleta de dados, que poderá ser realizada no local de estágio supervisionado, quando for o caso, ou por meio de visitas técnicas e entrevistas com profissionais da área. O desenvolvimento do TCC pautar-se-á em pressupostos interdisciplinares, podendo exprimir-se por meio de um trabalho escrito ou de uma proposta de projeto. Caso seja adotada a forma de proposta de projeto, os produtos poderão ser compostos por elementos gráficos e/ou volumétricos (maquetes ou protótipos) necessários à apresentação do trabalho, devidamente acompanhados pelas respectivas especificações técnicas; memorial descritivo, memórias de cálculos e demais reflexões de caráter teórico e metodológico pertinentes ao tema. A temática a ser abordada deve estar contida no âmbito das atribuições profissionais da categoria, sendo de livre escolha do aluno. Caberá a cada escola definir, por meio de regulamento específico, as normas e orientações que nortearão a realização do Trabalho de Conclusão de Curso, conforme a natureza e o perfil de conclusão da habilitação profissional. Profª Ivone Marchi Lainetti Ramos TCC - Coordenadoria de Ensino Técnico – CETEC 7 4. ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS A orientação do desenvolvimento do TCC ficará por conta do professor responsável pelos Componentes Curriculares Planejamento de Projetos (TCC), no 2º módulo, e Desenvolvimento de Projetos (TCC), no 3º módulo. 5. AVALIAÇÃO DO TCC A avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso deverá considerar, basicamente, os seguintes aspectos: - cumprimento do cronograma proposto; - pertinência e atualidade do tema; - visibilidade técnica e econômica da proposta; - formatação do trabalho. Professor Orientador de Estágio Professores dos Componentes Curriculares Planejamento (2º Mód) e Desenvolvimento (3º Mod.) Alunos que realizam estágio ou trabalham na área Alunos que não realizam estágio BANCA DE VALIDAÇÃO Profª Ivone Marchi Lainetti Ramos TCC - Coordenadoria de Ensino Técnico – CETEC 10 CURSO TÉCNICO ATIVIDADES COMPLEMENTARES (Obrigatórias) ATIVIDADES SUPLEMENTARES (Opcionais) 1º M ód ul o Estágio Supervisionado 2º M ód ul o TCC Pesquisa Empírica (entrevistas, visitas técnicas, eventos). Pesquisa Bibliográfica (referenciais teóricos, normas técnicas, especificações etc.) Estágio Supervisionado 3 º M ód ul o TCC Pesquisa Empírica (entrevistas, visitas técnicas, eventos). Pesquisa Bibliográfica (referenciais teóricos, normas técnicas, especificações etc) Trabalho Escrito Apresentação – Banca de validação Estágio Supervisionado Profª Ivone Marchi Lainetti Ramos TCC - Coordenadoria de Ensino Técnico – CETEC 11 II. REGULAMENTO DO TCC REGULAMENTO GERAL DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (minuta versão JUNHO de 2007) CAPÍTULO I - Conceituação e Objetivos Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC constitui-se numa atividade acadêmica de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à profissão, desenvolvida mediante orientação, controle e avaliação docente, cuja exigência é requisito essencial e obrigatório para obtenção do diploma de técnico. §1º - Entende-se por atividades acadêmicas aquelas que articulam e inter-relacionam os componentes curriculares com as experiências cotidianas, dentro e fora da escola, para ratificar, retificar e/ou ampliar as competências desenvolvidas. §2º - Conforme a natureza e o perfil do profissional que pretende formar, cada Habilitação Profissional definirá, por meio de regulamento específico, a modalidade de TCC, quais sejam: 1) trabalho escrito, conforme estrutura definida; 2) protótipo com Manual Técnico; 3) maquete com Memorial Descritivo; 4) outras. §3º - Preferencialmente, o TCC deverá ser elaborado e desenvolvido em equipe. §4º - O processo de elaboração do TCC terá início no 2º Módulo, devendo ser concluído no final do 3º Módulo. Art. 2º - São objetivos do TCC: I. oferecer educação profissional por meio de mecanismos que garantam a contextualização de currículos; II. promover a efetiva interdisciplinaridade no desenvolvimento do trabalho; III. promover a interação da teoria e da prática, do trabalho e da educação; IV. possibilitar o acompanhamento e o controle das práticas desenvolvidas pelos alunos, na própria escola ou nas instituições parceiras, permitindo a verificação Profª Ivone Marchi Lainetti Ramos TCC - Coordenadoria de Ensino Técnico – CETEC 12 do desempenho dos alunos, segundo as competências estabelecidas no Plano de Curso; V. proporcionar experiências práticas específicas aos alunos por meio do desenvolvimento de projetos de intervenção, promovendo a integração com o mundo do trabalho e o convívio sócio-profissional; VI. propiciar ao aluno o domínio das bases norteadoras da profissão de forma ética e compatível com a realidade social, desenvolvendo valores inerentes à cultura do trabalho; VII. promover a autonomia na atividade de produção de conhecimento científico. CAPÍTULO II - Da Regulamentação Art. 3º - Os Trabalhos de Conclusão de Curso serão regidos por regulamento próprio da U.E., aprovado pelo Conselho de Escola, atendidas as disposições da Coordenadoria de Ensino Técnico – CETEC, e constar no Plano Escolar. §1º - O Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da U.E.deverá definir basicamente: I. modalidades e objetivos; II. normas para desenvolvimento do TCC; III. normas para definição do cronograma de apresentação dos trabalhos, prazos para entrega dos trabalhos e para divulgação da composição das Bancas de Validação e outros; IV. critérios de avaliação; V. instrumentos para orientação, controle e avaliação dos trabalhos. CAPÍTULO III – Da Organização Administrativa e Didática Art. 4º - O Coordenador de Área será responsável pela operacionalização e permanente avaliação das atividades docentes e discentes. §1º - Compete ao Coordenador de Área: I. articular-se com a Direção da U.E. e responsáveis pelos departamentos envolvidos para compatibilizar diretrizes, organização e desenvolvimento dos trabalhos; II. convocar, sempre que necessário, os docentes para discutir questões relativas à organização, planejamento, desenvolvimento e avaliação do TCC; Profª Ivone Marchi Lainetti Ramos TCC - Coordenadoria de Ensino Técnico – CETEC 15 III. SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO TCC A avaliação deverá ser realizada em todas as etapas de desenvolvimento do trabalho, quais sejam: • concepção e desenvolvimento das atividades, conforme cronograma estabelecido pela equipe escolar; • apresentação do escopo mínimo do trabalho (qualificação); • entrega do trabalho completo; • apresentação formal perante a Banca de Validação. O que avaliar Critérios de Desempenho Quem avalia PROCESSO - Pontualidade - Assiduidade - Divisão de tarefas - Participação individual TRABALHO ESCRITO - Formatação - Conteúdo (fundamentação teórica e linguagem técnica) Professor Responsável EQUIPE - Domínio Técnico - Apresentação PROJETO - Atendimento às justificativas - Aplicabilidade no mercado (viabilidade técnica e econômica) - Promoção do desenvolvimento profissional Banca de Validação PRODUTO - Funcionalidade - Criatividade - Organização - Apresentação Banca de Validação e/ou Comunidade (exposição aberta ao público e autoridades) Profª Ivone Marchi Lainetti Ramos TCC - Coordenadoria de Ensino Técnico – CETEC 16 FORMULÁRIO PARA GERENCIAMENTO DO TCC REGISTROS DA AVALIAÇÃO1 Habilitação Profissional Módulo/ Turma APRESENTAÇÃO DO TRABALHO Professor Responsável CRITÉRIOS MB B R I TEMA Atendimento da forma (padrão definido) Aluno(s) Coerência e consistência teórico-metodológica (justificativa, objetivos, referencial teórico, metodologia, análises e resultados). Data Atividades realizadas / assuntos tratados Próximos passos Ass. do Professor Ass. do(s) aluno(s) (Nome legível) Pertinência do tema do trabalho em relação à Habilitação Profissional Nível de abrangência (profundidade, originalidade e aplicabilidade). Utilização de linguagem apropriada ES CR IT O Outro (especificar): ________________________ O RA L PARECER APRESENTAÇÃO ORAL Data ____/____/_____ Menção: _____ assinatura: _____________ 1 Os professores responsáveis deverão utilizar diferentes instrumentos de avaliação de acordo com a etapa do trabalho e com as competências que estão sendo desenvolvidas. Exemplos: Relatórios, provas escritas, seminários etc. Profª Ivone Marchi Lainetti Ramos TCC - Coordenadoria de Ensino Técnico – CETEC 17 FORMULÁRIO DE VALIDAÇÃO – TCC - ___o Semestre de 2.00____ Apresentação Oral do Trabalho de Conclusão de Curso Habilitação Profissional: 3 o Professor(a) Responsável pelo Componente Curricular: Tema do Trabalho: Data da Apresentação: / / Horário: Alunos: Banca de Validação: Integrante (1) (2) (3) Nome Entidade/ Função Pa re ce r Assinatura (I) Critérios para emissão do parecer • Tema • Atendimento às justificativas • Aplicabilidade no mercado atual e futuro • Grau de inovação / originalidade • Domínio de conteúdo • Embasamento teórico/científico • Exposição oral Profª Ivone Marchi Lainetti Ramos TCC - Coordenadoria de Ensino Técnico – CETEC 20 IV BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA AO PROFESSOR MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. – São Paulo: Atlas, 2003. MOURA, Dácio G.; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com Projetos, 2. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. OLIVEIRA, N. M.; ESPÍNDOLA, C. R. . Trabalhos Acadêmicos: Recomendações Práticas. 1. ed. São Paulo: Centro Paula Souza / Copidart, 2003. PERRENOUD, Ph. As competências para ensinar no século XXI, Porto Alegre: Artmed, 2002. SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem, Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. Profª Ivone Marchi Lainetti Ramos TCC - Coordenadoria de Ensino Técnico – CETEC 21 V. MANUAL DO TCC Profª Ivone Marchi Lainetti Ramos TCC - Coordenadoria de Ensino Técnico – CETEC 22 Introdução O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é requisito essencial e obrigatório para obtenção do diploma de técnico. Trata-se de uma atividade escolar de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à área de formação profissional. O propósito deste manual é apresentar subsídios para elaboração do TCC, de maneira a favorecer o desenvolvimento de competências específicas, visando à formação de profissionais capazes de buscar, compreender e aplicar o conhecimento científico. O processo de elaboração do TCC tem início no 2º Módulo, devendo ser concluído no final do 3º Módulo. A critério de cada Habilitação Profissional, o TCC poderá ser elaborado de forma individual ou em equipe. 1. ESCOLHA DO TEMA O aluno deverá definir o tema de seu trabalho levando em consideração os seguintes aspectos: A. Tendências, preferências pessoais e profissionais. O trabalho a ser desenvolvido deverá permitir o alcance do objetivo curricular e o aprimoramento da formação profissional, fomentando a qualificação do aluno para o mundo do trabalho. O entusiasmo, a dedicação, o empenho, a perseverança e a decisão para superar obstáculos dependem, naturalmente, do ajustamento do perfil do pesquisador ao tema escolhido. A observância deste aspecto impulsionará sobremaneira o desenvolvimento do trabalho. B. Aptidão: não basta gostar do tema, é preciso ter aptidão, ser capaz de desenvolvê-lo. Aptidão, neste caso, poderá ser entendida como base cultural e científica adequada (experiência na área de conhecimento, relação direta com o currículo da Profª Ivone Marchi Lainetti Ramos TCC - Coordenadoria de Ensino Técnico – CETEC 25 I. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS 1. Capa 2. Folha de Rosto 3. Página de Avaliação 4. Dedicatórias e Agradecimentos (0pcionais) 5. Sumário: indicação dos assuntos (títulos das partes, capítulos e seções do trabalho) e respectivas páginas, que tem como propósito facilitar a localização dos conteúdos de interesse do leitor. 6. Lista de Tabelas e Figuras 7. Resumo: em um parágrafo com até 250 palavras, constituído por uma breve narrativa sobre o conteúdo do trabalho. II. ELEMENTOS TEXTUAIS 1. Introdução Fazem parte da Introdução os seguintes itens: a) Tema b) Delimitação do Tema / Assunto – delimitar o tema em termos de profundidade, extensão, tempo e espaço. c) Justificativa – motivo(s) da escolha do tema: qual a importância, a relevância e a pertinência do objeto de estudo. d) Objetivos – o que se pretende alcançar com o desenvolvimento do trabalho, quais os resultados previsíveis. e) Hipótese(s) – suposições a serem confrontadas no final do trabalho. f) Referencial teórico – trata-se da indicação do “estado da arte”, o conhecimento atualizado, em termos teóricos do tema e do assunto tratados. g) Metodologia – relato de quais caminhos, em termos de pesquisa e experimentos, foram percorridos para o alcance dos objetivos estabelecidos. Fluxograma e cronograma das atividades. Profª Ivone Marchi Lainetti Ramos TCC - Coordenadoria de Ensino Técnico – CETEC 26 2. Desenvolvimento – corresponde ao corpo nuclear do trabalho, que tem como finalidade explicar, discutir e demonstrar . Onde: - Explicar é tornar evidente o que estava implícito, descrever, classificar e definir. - Discutir é comparar as várias posições sobre o assunto. - Demonstrar é aplicar a argumentação apropriada à natureza do trabalho. Constitui-se por: a) Análise da idéia principal (decomposição do todo em partes) b) Enumeração dos pormenores relevantes: discussão dos detalhes e apresentação de argumentos a favor e contra. c) Apresentação dos dados da pesquisa: planejamento, tipo, instrumentos utilizados e seus principais resultados. d) Técnicas utilizadas para análise da pesquisa e sua justificativa. e) Discussão e verificação das hipóteses e sua variáveis, apresentadas como suposição na Introdução, confrontando-as com o problema e suas variáveis. f) Apresentação dos argumentos que foram construídos e que darão validade aos resultados esperados. 3. Conclusão - Visa: a) recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa; b) consolidar os argumentos construídos; c) comprovar ou rejeitar a(s) hipótese(s) expostas no desenvolvimento; d) recapitular o que foi proposto na Introdução, seguindo, na medida do possível, a ordem em que foram apresentados. Profª Ivone Marchi Lainetti Ramos TCC - Coordenadoria de Ensino Técnico – CETEC 27 III. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS 1. Apêndices – todo o material pertinente para ilustração e/ ou complementação do trabalho elaborado pelo autor, tais como: questionários, formulários, tabulação de dados, gráficos, transcrição de entrevistas etc.). 2. Anexos – todo material pertinente para ilustração e/ou complementação do trabalho NÃO elaborado pelo autor (Leis, Decretos, cópias de documentos, artigos, ilustrações etc.). 3. Referência bibliográfica – bibliografia efetivamente utilizada para a produção do trabalho. A apresentação deve seguir as Normas da ABNT (NBR 6023), conforme exemplos abaixo: a) Livros AULETE, Caldas. Dicionário contemporâneo da língua portuguesa. 2. ed. Brasileira. Rio de Janeiro: Delta, 1964. 5v. b) Periódicos CIÊNCIA HOJE. São Paulo: Sociedade brasileira para o progresso da ciência, v. 27, nº 160, jun. 2001. c) Artigo de jornal RAGGIO, A. Secretários de Saúde pedem descentralização. GAZETA MERCANTIL, São Paulo, 14 mar. 1997, p. A-8. d) CD-Rom EMPRAPA, Pantanal: um passeio pelo paraíso ecológico. Rio de Janeiro: Sony Music, 1990. e) Sites – Internet CARLOS, C. S. (1997) As idéias do Norte. http:/www.uol.com.br/fsp/mais/fs121004.htm.Acesso em 13 ago. 1999.
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