o que é o centro academico ca ou diretorio academico DA - DCE

o que é o centro academico ca ou diretorio academico DA - DCE

O que é o Centro Acadêmico o C.A. e Diretório Central dos Estudantes DCE

Centro Acadêmico: apenas 1 disciplina ex: A representação de todos os estudantes da disciplina de Pedagogia.

Diretório Central dos Estudantes: Representação de todas as disciplinas de uma faculdade ou universidade ex: pedagogia, letras, informática...

Para começar...

Lembrando nosso querido Paulo Freire um dos grandes educadores e formadores de consciência de nosso país em seu livro a Pedagogia do oprimido, escreve:

O Método Paulo Freire não ensina a repetir palavras, não se restringe a desenvolver a capacidade de pensá-las segundo as exigências lógicas do discurso abstrato; simplesmente coloca o alfabetizando em condições de poder re-existenciar criticamente as palavras de seu mundo, para na oportunidade devida, saber e poder dizer a sua palavra.” (pag. 13)

O que significa isso?

Aquele que ao aprender nas condições de recriar novos conceitos de vida ao mesmo tempo em que cria, vive e existe na existência e cria assim a sua própria existência; ele ao afirmar sua existência crítica em suas próprias palavras e na medida em que necessite usá-las mediante oportunidade e circunstância, saber e poder dizer a sua própria palavra no sentido de criar uma verdadeira identidade ideológica de concepção de vida e histórica pessoal.

Para entender a importância de um Centro Acadêmico um C.A. ou D.A.

Quando ingressamos no estudo universitário, não tínhamos até então pensado em como a sociologia que estudamos nos tornaria seres sociais porque até então não tínhamos noção dessa consciência de ser social, cidadão em sociedade, mesmo vivenciando e vivendo a sociedade, e para que realmente sejamos cidadãos plenos, ou seres sociais plenos.

O que significa isso?

Que somente se tentarmos compreender a importância da política em nossas vidas, nos tornaremos cidadãos plenos e isso implica até em se formar, porque como você fará sua monografia se está negando a si mesmo ao ponto em comum mais profundo da existência entre um povo e o momento em que vive na sua história?

A política não nos deve causar a repulsa somente porque não a compreendemos, mas sim, lutar para podermos compreendê-la e nos tornarmos cidadãos plenos de direitos e deveres sociais.

Para isso precisamos compreender o que é uma INSTITUIÇÃO, ou seja, uma entidade, um corpo ideológico que responde a estímulos sociais em meio a luta pela sobrevivência numa época de capitalismo neoliberal onde sabemos através da análise das concepções históricas e historiográficas, que vivemos nos dias atuais uma história-problema, e que para se fazer história, é preciso envolver-se antes de mais nada na vida.

Segundo Marilena Chauí, outra ilustre pensadora brasileira, que devemos contar a história a partir do ponto de vista dos perdedores, por ser mais lúcido já que nos apoiamos em outro ilustre pensador Walter Benjamim, que diz: “quem se põe ao lado do materialismo histórico, (marxismo), sabe que todos aqueles que até agora venceram participam do cortejo triunfal, onde os senhores do momento pisoteiam os corpos dos vencidos de hoje.

Com a presença do neoliberalismo capitalista, sabemos ser inata a desigualdade no nosso sistema de governo de democracia neoliberalista e capitalista.

Sobre a instituição, sabemos que todo corpo, no sentido de organização social engajada em algum sentido como são escolas, ONGs, hospitais, supermercados, aeroportos, todos, tem em comum o corpo de açõe, uns privados e outros públicos uns de cunho social e outras organizações financeiras, assim como o governo é uma instituição pública e representativa de todos nós.

Bem o C.A., D.A. ou D.C.E. são entidades estudantis que agem como órgãos de base onde no topo dessa pirâmide de ações interligadas está a UNE (União Nacional dos Estudantes) que representa todos os estudantes universitários do país.

Pra que serve a Une

Ela atua junto as suas bases, promovendo congressos, bienais de cultura ciência e arte e política, encontros estudantis como também funciona como uma ouvidoria estudantil, ou seja, como um órgão que trabalha em defesa dos estudantes assim como ajuda a manter vivas, a nossa cultura, artes e conceitos. É uma rede em forma de teia do movimento estudantil, com suas políticas, diretrizes, calendários estudantis em relação a posição que os estudantes irão defender no seu ponto de vista em relação ao que o governo nos determina e também como mantenedora da arte e vida universitária, a sobrevivência dos estudantes mais carentes de forma a nortear caminhos alternativos para a subsistência nos dias atuais diante de tantos conflitos sociais e desemprego.

A une é quem fará o corpo estudantil.

Se, temos amor a nossa existência, devemos lutar para que o nosso Centro Acadêmico seja aberto porque só assim teremos uma existência plena e nos formaremos pedagogos plenos de nossas faculdades mentais, intelectuais e sociais.

Somos todos um.

O C.A. é uma salinha conectada com todo o Brasil e todas as tendências de modos, comportamentos, culturas atuais, arte universitária, passam por essa salinha; o modo universitário. Você não vai querer ficar fora da moda estudantil, vai?

Abrir o CA é uma prática da cidadania.

Caterina Casaretti – 1 ano de Pedagogia TPM - Comissão pró DCE –

Chapa - Pedagogia sem comprimido

Comentários