introdução desenvolvimento web

introdução desenvolvimento web

(Parte 1 de 3)

Página 1 de 6 E-mail professor: sandrotc@anhanguera.edu.br –Arquivo: dw01 Introducao a DW.doc

Introdução à Disciplina Desenvolvimento Web

Protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol)

Até o final dos anos 80 as informações compartilhadas na Internet consistiam, primariamente, de trocas de mensagens de correio eletrônico e arquivos de dados de computadores. Nessa época começaram a surgir os arquivos multimídia que, além de textos, continham também figuras, sons e ligações (hyperlinks) que permitiam ao usuário "saltar" dentro de arquivos de um modo não linear, ou até mesmo saltar para outros arquivos contendo informações relacionadas. Foi necessário criar novos protocolos para atender a esses novos requerimentos. O padrão de arquivo HTML (HyperText Markup Language) e o padrão servidor HTTP (HyperText Transfer Protocol) resultaram de um projeto do CERN (European Particle Physics Laboratory), em 1989. Estes padrões forneceram as bases para o surgimento da W - o serviço de maior popularidade da Internet e grande responsável pelo seu atual crescimento exponencial.

Computação Cliente-Servidor na Internet

NívelSistemas
ClienteServidor Intermediário Back-end

Abaixo um diagrama que representa a computação Cliente-Servidor utilizada na Internet/

Solicitações WEB simples

• Navegador do cliente solicita documento HTML e o servidor Web encontra o arquivo correspondente e devolve ao cliente

• Se houver imagem(ns), por exemplo, o navegador submete novas solicitações

• A cada interação do usuário com um site, um novo documento é enviado ao navegador, que obedientemente descarta o documento antigo e exibe o novo, uma vez que o navegador é “burro” e não sabe mais o que fazer.

- Navegador web

- Outro software

- Servidor web (HTTP) - Simple Mail Transfer

Protocol (SMTP) p/ envio e recebimento de e-mails

- Domain Name System

(DNS) que relaciona endereços numéricos c/ nomes alfabéticos. Ex.: 198.4.159.10

- File Transfer Protocol

(FTP) p/ transferência de arquivos de e para servidores - Firewall (filtra dados)

- Network News

Transfer Protocol (NNTP) que permite acesso a grupos de discussão.

- Servidores de

Aplicativos (Middleware: tradutores entre aplicativos)

Páginas web

Arquivos de correio

- Vendas - Produção

- Contab.

- Folha pgto

- etc.

Página 2 de 6 E-mail professor: sandrotc@anhanguera.edu.br –Arquivo: dw01 Introducao a DW.doc

Métodos de Envio de Dados

O protocolo no nível da aplicação para a transferência de hipertexto (HTTP, HyperText Transfer Protocol) opera sobre o protocolo TCP/IP para estabelecer um mecanismo de serviço com estrutura requisição-resposta, como já foi estudado acima. Uma das características peculiares de HTTP é a composição flexível do cabeçalho, composto por diversas linhas, o que permite sua utilização como integrador de diversos formatos e não apenas de documentos HTML. Essa flexibilidade reflete-se também na maior complexidade desse protocolo. No entanto, é possível estabelecer servidores HTTP operando com configurações simplificadas, onde nem todos os serviços previstos no protocolo são implementados. Veja a seguir os principais serviços de HTTP disponíveis. Estudaremos em nossa disciplina os métodos principais que são GET e POST.

• GET: solicita ao servidor o envio de um recurso; é o serviço essencial para o protocolo.

• HEAD: variante de GET que solicita ao servidor o envio apenas de informações sobre o recurso. • PUT: permite que o cliente autorizado armazene ou altere o conteúdo de um recurso mantido pelo servidor.

• POST: permite que o cliente envie mensagens e conteúdo de formulários para servidores que irão manipular a informação de maneira adequada.

• DELETE: permite que o cliente autorizado remova um recurso mantido pelo servidor.

A título de curiosidade e também para posterior entendimento em nossas aulas, veja nos exemplos a seguir que um cabeçalho HTTP é composto por uma linha contendo a especificação do serviço e recurso associado, seguida por linhas contendo parâmetros. Um exemplo de requisição gerada por um cliente HTTP é:

GET http://www.dca.fee.unicamp.br/ Accept: text/html, image/gif, image/jpeg User-Agent: Mozilla/3.0 para a qual o cabeçalho da resposta poderia ser:

HTTP/1.1 200 OK Date: Wed, 24 Mar 1999 23:23:45 GMT Server: Apache/1.2b6 Connection: close Content-Type: text/html Content-length: 648

Método GET

• Não aceita caracteres inválidos na URL • As informações ficam na URL (o usuário vê). Impróprio para manipular senhas ou informações sigilosas

• Permite até 2 mil caracteres (cerca de 2K)

• Servidores Web podem assumir que a requisição pode ser repetida (URL gravada no bookmark)

• Só GET permite passar parâmetros por links (no método POST apenas com o uso de formulários)

• Dados são armazenados em cache pelos browsers

• Exemplo: http://www.lojafulana.com.br/consulta_produto.php?id_produto=54037&pco_produto=13098

Onde: ? corresponde ao início da string (parâmetro(s)) & início de nova variável na lista de parâmetro(s) = separa variável de seu valor

Método POST

• Sem limite de quantidade de caracteres no envio • Oculta as informações do usuário, sendo útil no envio de formulários

• Não é possível registrar requisição em um bookmark

• Podemos enviar imagens e outros arquivos usando o valor FILE na opção TYPE da tag INPUT.

(Parte 1 de 3)

Comentários