(Parte 1 de 12)

Página 1 de 83

PMP Versão PMBOK 2004 – Terceira Edição

Este material foi preparado por:

José Ignácio Jaeger Neto, PMP jaeger@via-rs.net

Porto Alegre, RS Agosto/2006

Página 2 de 83

Sobre este material

Este material foi produzido com o objetivo de auxiliar você a se preparar para fazer a prova de Certificação PMP.

Ele não é um material de estudo e nem a fonte principal de onde você obterá o conhecimento que precisa para estudar sobre o tema Gerenciamento de Projetos. Isto você faz lendo o PMBOK e as mais diversas bibliografias disponíveis para o estudo.

Ele não contém exercícios ou teste. Isto você tem que pegar nos vários tipos de simulados que existem para testar o seu conhecimento e se preparar para o exame.

Este material é apenas o que poderíamos chamar de algumas ANOTAÇÕES. Ele foi copiado de um caderno em papel, escrito a mão, onde partes destas anotações estavam sendo feitas. Agora estou compartilhando este material com quem tiver interesse em utilizá-lo. É apenas uma sugestão. Você decide se deve ou não utilizar este material.

Você também verá que muitas coisas estão escritas em português e em inglês. E que não há uma regra específica e nem mesmo alguma estratégia para ter escrito de uma, ou de outra forma. São apenas anotações de estudo.

Se desejar, você pode mandar correções, sugestões de anotações e comentários a serem incluídos no texto para o e-mail jaeger@via-rs.net. Certamente isto ajudará a melhorar o material para aqueles que dele fizerem uso.

Boa sorte e sucesso! José Ignácio Jaeger Neto, PMP

Página 3 de 83

O Project Management Institute (PMI) é uma instituição sem fins lucrativos criada nos Estados Unidos em 1969 com a finalidade de promover avanços nas técnicas de gerenciamento de projetos.

A certificação Project Management Professional (PMP) foi criada em 1984. Consiste na certificação individual promovida por esse instituto e reconhecida em todo o mundo, tanto no que diz respeito ao conhecimento quanto à experiência necessária ao bom desempenho da missão de gerenciar projetos.

O processo de certificação PMP consiste em uma pré-qualificação do candidato seguida de uma prova teórica sobre as áreas de conhecimentos em gerenciamento de projetos segundo o Guia PMBOK.

Porque se certificar?

Profissionalização do papel de gerência de projetos. Ampliação da empregabilidade do profissional.

Reconhecimento do grau de qualificação atestado internacionalmente.

Possibilidade de adicionar um aumento salarial médio acima de 10%.

Página 4 de 83

Comprovar a participação em projetos. Mínimo de 4500 horas nos 3 últimos anos para curso superior.

Mínimo de 7500 horas nos 5 últimos anos para 2º grau.

Ter recebido treinamento formal em gerenciamento de projetos. Mínimo de 35 horas.

Pagar as taxas. U$ 405,0 para filiados ao PMI.

U$ 5,0 para não filiados ao PMI.

A filiação ao PMI custa U$ 119,0 para profissionais em geral, mas quem estiver estudando (2ª grau, graduação, pós, MBA, etc.) paga apenas U$ 60,0.

w.pmi.org/info/PDC_CertificationsOverview.asp?nav=0401

Área do PMI Certification Program contendo informações sobre Certificação PMP – Project Management Professional.

w.pmi.org/info/PDC_PMPHandbook.pdf Fazer o download do arquivo PMP Credential Handbook.

Página 5 de 83 https://w.pmi.org/certapp/ Área do PMI Online Application para registro das informações e obtenção da Eligibility Letter.

Consiste na verificação por parte do PMI das informações submetidas para que seja avaliado se o candidato é ou não habilitado a prestar o exame teórico. Em caso afirmativo, será encaminhada ao candidato uma carta informando-lhe todos os dados necessários para a marcação da prova, informações sobre adiamento e cancelamento, número de elegibilidade que o identifique e permita o agendamento do exame, além de informações sobre o local e condições de realização do exame.

ATENÇÃO: Você pode ser sorteado para auditoria.

Agendar o exame no centro PROMETRIC.

Site Prometric: w.prometric.com/Candidates/default.htm o Localizar um centro autorizado na sua área que oferece datas específicas para a realização do teste. o Agendar a data de realização do teste. o Trocar a data ou cancelar uma data agendada. Após o recebimento da sua Eligibility Letter você tem até 1 ano para fazer a prova.

A escolha do idioma: Use a opção de “second language” para o PORTUGUÊS.

Página 6 de 83

Ser aprovado no exame (200 questões, 4 horas).

25 questões serão desconsideradas (aleatoriamente). Acertar 106 das 175 questões restantes (61%).

Das 200 questões, 25 não contarão para a aprovação. Essas 25 questões são aleatórias. Podem estar em qualquer ponto da prova. Podem ser sobre qualquer área de conhecimento. Têm fins meramente estatísticos (para determinar se farão parte de exames futuros).

A Certificação PMP tem validade de 3 anos.

Dentro deste período o profissional PMP tem de satisfazer os requisitos do Professional Development Program (PDP).

É necessário atualizar o registro das atividades de modo a reunir a comprovação de 60 PDUs (Professional Development Units).

Podem ser contabilizadas como PDUs: Participação em cursos, eventos, seminários, palestras.

Atividades associativas e comunitárias.

Moderação ou membro de comitês.

Dirigente de seções do PMI.

Horas de auto-estudo ou atividades profissionais.

(Parte 1 de 12)

Comentários