Curso excel matematica financeira

Curso excel matematica financeira

(Parte 1 de 7)

Microsoft Excel Financeiro

1 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

MICROSOFT EXCEL COM MATEMÁTICA FINANCEIRA Paulo José De Fazzio Júnior

Microsoft Excel Financeiro

2 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

MICROSOFT EXCEL4
ACESSANDO O EXCEL4
COMO SAIR DO EXCEL4
O QUE É UMA CÉLULA6
COMO MOVER O PONTEIRO DE CÉLULA DA PLANILHA6
ENTRANDO COM TEXTOS8
RETORNO AUTOMÁTICO DO TEXTO8
NÚMERO NO FORMATO TEXTO9
ALTERANDO O CONTEÚDO DE UMA CÉLULA10
ALTERANDO A LARGURA DE UMA CÉLULA10
ALTERANDO A ALTURA DE UMA CÉLULA1
ALTERANDO O TAMANHO DO FONTE12
ALTERANDO O TIPO DO FONTE12
ALTERANDO O ESTILO DO FONTE12
ALINHANDO TEXTO NA CÉLULA13
DESFAZENDO E REFAZENDO ALTERAÇÕES13
EXCLUÍNDO UMA PLANILHA DA PASTA DE TRABALHO13
CRIANDO UMA NOVA PLANILHA14
CENTRALIZANDO TÍTULOS NA PLANILHA14
SELECIONANDO INTERVALOS14
MOVENDO CÉLULAS OU FAIXAS DE CÉLULAS15
COPIANDO CÉLULAS OU FAIXA DE CÉLULAS15
ALÇA DE PREENCHIMENTO16
PROGRAMANDO O AUTO PREENCHIMENTO16
APAGANDO CÉLULAS OU FAIXAS DE CÉLULAS17
FORMATAÇÃO DE CÉLULAS17
MONTANDO UMA PLANILHA18
CORRIGINDO ORTOGRAFIA19
SALVANDO A PLANILHA20
ABRINDO UMA PLANILHA EXISTENTE20
ELABORANDO FÓRMULAS21
FUNÇÕES ESPECIAIS2
REFINANDO A APRESENTAÇÃO DA PLANILHA2

Microsoft Excel Com Matemática Financeira COR DO FONTE.............................................................................................. 23

Microsoft Excel Financeiro

3 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

COR DO PADRÃO (FUNDO)23
CENTRALIZANDO TEXTO NA CÉLULA23
FORMATANDO CÉLULAS24
IMPRIMINDO UMA PLANILHA27
CRIANDO UM GRÁFICO29
MODIFICANDO O GRÁFICO30
IMPRIMINDO UM GRÁFICO31
ESCONDENDO UMA COLUNA OU UMA LINHA:32
INSERINDO LINHAS OU COLUNAS3
APAGANDO LINHAS OU COLUNAS3
DIVIDINDO UMA PLANILHA NA HORIZONTAL OU VERTICAL3
TRABALHANDO COM DIVERSAS PLANILHAS34
INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA FINANCEIRA36
ATINGIR META37
REGIMES DE CAPITALIZAÇÃO38
JUROS SIMPLES39
HOT MONEY40
JURO EXATO E JURO COMERCIAL40
JUROS COMPOSTOS41
ASSISTENTE DE FUNÇÃO43

Microsoft Excel Financeiro

4 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Uma planilha é simplesmente um conjunto de linhas e colunas, a intersecção de uma linha com uma coluna denominamos célula, que é a unidade básica da planilha, onde ficam armazenados os dados. Cada célula possui um endereço próprio, formado pela letra da coluna e pelo número de linha.

Exemplo: A1 identifica a célula da coluna A com a linha 1.

Uma planilha é dita eletrônica por permitir a construção e gravação em meios magnéticos, o que possibilita a recuperação e alterações eficientes, confiáveis e velozes, além de impressão. As planilhas ficaram na história como umas das que levaram a microinformática para frente, Sendo que as planilhas foram um dos motivos que levou o sucesso dos microcomputadores no início da década de 1980, onde a principal representante foi a Visicalc, depois o Lotus 123, que foi a planilha mais utilizada nos últimos tempos. E com a criação do ambiente gráfico Windows, foi lançado o Excel, o qual já dominou o mercado, agora com o lançamento do Windows 95, veio uma versão atualizada do Excel. Uma planilha tem como função substituir o processo manual ou mecânico de registrar contas comerciais e cálculos, sendo mais utilizadas para formulações de projeções tabelas, folhas de pagamento, etc.

Microsoft Excel é ma poderosa planilha eletrônica que pode ser imaginada como uma grande folha de papel dividida em 256 colunas e 16.384 linhas nas quais podemos armazenar textos e números. Mas a grande vantagem do Excel está no fato de que os valores e textos armazenados nele pode ser manipulados da forma que o usuário achar melhor para o seu propósito, através de um grande número de fórmulas disponíveis para serem usadas a qualquer momento que se fizer necessário.

ACESSANDO O EXCEL Estando com o computador ligado e usando o Windows, clique no botão INICIAR, clique no item Programas e selecione o aplicativo Microsoft Excel.

Para sair do Excel, você pode fechar a janela, conforme visto no Windows, ou selecionar a opção Sair do menu Arquivo. - Saia do Excel.

- Entre no Excel novamente.

Microsoft Excel Financeiro

5 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Elementos da Tela do Excel

A tela do Excel é composta pela barra de título, que contém o nome do programa, o nome dos arquivos e os botões que fecham, maximizam e minimizam a janela. Logo a seguir, estão a barra de menus, a barra de ferramentas padrão e a barra de formatação. Logo abaixo da barra de formatação está a barra de fórmulas que é dividida em três partes: a primeira parte contém a indicação do endereço atual do ponteiro de células; a segunda parte contém os botões de entrada e cancelamento que são reconhecidos respectivamente por um “check” (9) e por um xís (8), que só aparecem no momento da digitação; e a terceira parte está sempre mostrando o conteúdo da célula atual que também é usada para a digitação ou alteração de um valor ou texto para uma célula. A baixo da barra de fórmulas está a janela da planilha na qual criamos nossas tabelas. Ela é composta por barras de rolagem e horizontal, além da indicação do nome de cada uma das colunas e o número de cada uma das linhas. Um pouco mais abaixo está a barra de status que exibe informações sobre os estado atual do programa. A parte esquerda desta barra apresenta mensagens indicando a atividade em curso, ou o último comando selecionado na barra de menus do Excel. Já o lado direito da barra de status contém uma série de quadros que abrigam indicadores de teclas, como por exemplo, Num Lock, Caps Lock e Scroll Lock, se estão ou não ativas.

Microsoft Excel Financeiro

6 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Célula é o nome dado ao retângulo que se forma no cruzamento de uma coluna com uma linha. Cada célula tem o seu endereço particular que é formado pela letra da coluna mais o número da linha que a originou. Por exemplo, a célula que se forma com o cruzamento da coluna “A” com a linha 10 é reconhecida pelo endereço “A10”. O ponteiro de célula nada mais é do que aquele retângulo formado por linhas mais grossas e que está sempre indicando a célula onde estamos trabalhando no momento.

COMO MOVER O PONTEIRO DE CÉLULA DA PLANILHA Há duas alternativas: ou usa-se o mouse ou usa-se o teclado.

• - Com o mouse é possível rolar o texto horizontal ou verticalmente movendo-se os ponteiros das barras de rolagem e clicando diretamente sobre a célula desejada.

• - Com o teclado podemos usar as seguintes teclas:

Tecla Movimentação

Seta para baixo uma célula abaixo Seta para cima uma célula acima Seta para direita uma célula à direita Seta para esquerda uma célula à esquerda Home célula na coluna A da linha atual Ctrl + Home primeira célula da planilha (A1) PgUp uma tela acima na mesma coluna PgDn uma tela abaixo na mesma coluna Ctrl + PgUp uma tela à esquerda na mesma linha Ctrl + PgDn uma tela à direta na mesma linha

Ctrl + → primeira célula ocupada à direita na mesma linha

Ctrl + ← primeira célula ocupada à esquerda na mesma linha

Ctrl + ↑ primeira célula ocupara acima na mesma coluna

Ctrl + ↓ primeira célula ocupada abaixo na mesma coluna

Para que possamos introduzir informações em uma célula, temos que torná-la ativa. Para identificar a célula ativa é só observar aquela que tem a sua borda mais grossa. Sendo que esta também pode ser identificada ao lado esquerdo da barra de fórmulas. A notação A1 representa a célula ativa. Todas as informações que você introduzir serão apresentadas na Barra de Fórmulas. Para que uma célula se torne ativa, dê um clique com o botão esquerdo do mouse ou use as teclas de direção, até que a borda da célula esteja destacada. É muito simples inserir conteúdo em uma célula. Para isso você precisa tornála ativa, em seguida, basta digitar o conteúdo. O Excel sempre classificará tudo que está sendo digitado dentro de uma célula em quatro categorias:

Microsoft Excel Financeiro

7 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

1. um número 2. um texto ou um título 3. uma fórmula 4. um comando

O Excel consegue diferenciar um número de um texto, pelo primeiro caractere que está sendo digitado. Como padrão, ele alinha um número à direita e um texto à esquerda da célula.

Construa a planilha abaixo:

Para inserir número com valores fracionários, você deve usar a vírgula como separador se o Windows estiver configurado para o português, ou então, o ponto decimal se o Windows estiver configurado para inglês. Como o Windows que usamos está configurado para português, se tivéssemos, por engano, usado o ponto decimal, o Excel consideraria que estava sendo digitado um texto e não um número, alinhando-o pelo lado esquerdo da célula.

Obs: Observe que ao começar a digitar, a Barra de Fórmulas muda e exibir três botões, sendo que tudo que você digita aparece ao lado destes botões.

EXERCÍCIO 1) Posicione o ponteiro de células na célula A1 e digite o seu nome completo nela. 2) Posicione o ponteiro de células na célula B4 e digite o valor 10000 nela. 3) Posicione o ponteiro de células na célula K50 e digite Curso de Excel nela.

Microsoft Excel Financeiro

8 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Um texto no Excel é a combinação de letras, números e símbolos que não seja identificado por ele como outra categoria de dados. Independentemente da largura da célula, se o texto digitado for maior do que a largura da célula, ele ultrapassará para a célula da direita.

Veja o exemplo abaixo:

Observe que no exemplo acima, o texto “Média dos alunos da 1° série”, está digitado somente na célula A1, mas o texto é maior que a largura da célula, assim ele se apropria da célula vizinha para ser totalmente exibido. Se a célula B1 tivesse algum conteúdo, o texto exibido pela célula A1 seria apenas aquele que cabe na largura da célula. Neste caso, você teria que aumentar a largura da célula A1 para que seja exibido todo o texto ou usar o recurso Retorno Automático de Texto.

RETORNO AUTOMÁTICO DO TEXTO Esse recurso faz com que a célula seja tratada como uma linha de um processador de textos, ou seja, ao atingir a margem direita da célula, a palavra é deslocada para alinha seguinte, mudando a altura da célula de forma que acomode mais de uma linha de texto. Para utilizar este recurso, selecione a célula em que você deseja digitar o texto, e ative o comando “formatar/células”, como mostra a figura abaixo:

Este comando abre uma caixa de diálogo referente à formatação do conteúdo de uma célula. Dê um clique sobre a guia Alinhamento, e marque a opção “Retorno automático de texto” e pressione o botão de Ok.

Microsoft Excel Financeiro

(Parte 1 de 7)

Comentários