(Parte 1 de 5)

Intelligent Schematic Input System

Manual Português

Issue 6.0 - November 2002 © Labcenter Electronics

NovoAbrir Salvar Imprimir Área de Seção de Seção de
ImpressãoImportação Exportação
RefazerGrade Origem Cursor Bandeja Aumentar Diminuir Visualizar Lupa
ComponentePonto de Etiqueta Certificado Barra de Circuito Edição
JunçãoTransporte Secundário
TerminaisPino Gráfico Fita Adesiva Gerador Ponta de Ponta de Multímetro
DispositivoProva Voltagem Prova Corrente
Linha Caixa Circulo Arco Trajeto 2D Texto Símbolo Marcador

GRÁFICOS 2D MENU DE ICONES

Tempo Real SnapFio Roteador Busca Pesquisa Propriedade de Ferramentas
Nova FolhaDeletar Folha Anterior Desfazer Ação Impossível Desfazer
Valor do MaterialVerificação Elétrica das Trilhas Lista Líquida Ares

EDIÇÃO DE COMANDOS Estes afetam todos os objetos atualmente etiquetados.

Cópia BlocoMovimenta Deletar Bloco Girar o Bloco Seleção Dispositivo Fazer o Dispositivo Decompor
BlocoSímbolo
Pacote de FerramentasUndo Redo Recortar Cópia Pasta
Girar no Sentido HorárioGirar Anti-Horário Linha central de X linha central da aleta Y

Este documento é um tutorial, isto é, deve ser exercitado e não apenas lido, este documento foi planejado passo a passo para deixá-lo apto a operar seu fotolite em toda sua plenitude num tempo de aproximadamente 2 horas. O presente software que você esta prestes a dominar, trata-se do programa mais potente e assim mesmo muito fácil de se usar. O presente software é um poderoso roteador automático e gerador de fotolito de alta precisão para ser usado no processo fotográfico de transferência. As operações para confecção de uma placa de circuito impresso, são as seguintes:

CRIAR CONTORNO DA PLACA
COLOCAÇÃO DE COMPONENTES
MARCANDO LIGAÇÕES((NET LIST INSTANTÂNEA))
INVOCANDO O RROTTEEAADDORR AAUUTTOMMÁÁTTIICCO

O roteador inteligente do seu fotolite, mesmo roteando em uma só face, o que é muito difícil de fazer, pode chegar a níveis de 80 por cento de execução, o restante pode ser feito por roteamento manual, ou melhorando o posicionamento dos componentes, de qualquer forma, estude bem a parte de edição manual para poder interferir no roteamento feito pelo computador.

Uma das coisas mais estafantes de ser fazer é rotear manualmente uma placa, além de ser cansativo, o aspecto do traçado pode não ser profissional. Felizmente no fotolite você não terá esse trabalho, pois o fotolite tem um roteador on board que faz do roteamento automático algo bem simples. Olhando a figura acima temos componentes marcados com ligações para serem roteadas automaticamente, após a placa roteada, você verá o aspecto profissional das trilhas.

Placa

Roteada Ligações

Antes de fazermos o contorno da placa, escolha o sistema métrico, clicando no menu display, em seguida, na opção metric. O fotolite tem uma camada especial chamada de board edge. Esta camada é utilizada para registrar as dimensões da placa. Temos que adicionar a camada (layer = camada) board edge para fazermos o contorno da placa.

Selecione o ícone GRAPHICS MODE (segundo ícone da segunda fileira) e em seguida o ícone BOX (segundo ícone da primeira fileira)

Selecione o ícone GRAPHICS MODE (terceiro ícone da terceira fileira) e em seguida, O ícone BOX (segundo ícone da primeira fileira).

Graphics Mode Box (quadrado)

Colocando o mouse sobre a marca de origem, e apertando o lado direito do mouse e mantendo-o apertado, arraste para cima, até as coordenadas (0,50,0), em seguida arraste o mouse para a direita até as coordenadas (050,050) e finalmente para baixo até as coordenadas (0,050) libere o botão do mouse. Você acabou de desenhar um quadrado de 5x5 cm. O comando zoom, teclas de F5 até F12, servem para distanciarmos ou aproximarmos a imagem sendo que a tecla F12 faz a placa ocupar a tela inteira. Clique F12.

Você já pode notar que a nossa placa ocupa a tela toda e que ela está cheia de pontos eqüidistantes, esses pontos se chamam Grid visual, eles nos facilitam o traçado e o alinhamento do nosso desenho. Escolha a tecla F3 para uma grade de 1 em 1 m. Os valores das grades estão armazenados nas teclas F1, F2, F3 e F4 e podem ser alterados pelo comando SYSTEM SET UP GRID. O FOTOLITE tem uma camada especial chamada BOARD EDGE, nesta camada o programa registra as dimensões da placa para orientar o roteador.

Antes de começar a colocar os componentes, devemos mudar o layer de trabalho para TOP COPPER. Clique no selecionador de camadas no canto inferior esquerdo e escolha TOP COPPER. Novamente o quadro de mudança de layer de trabalho está na tela, usando as setas selecione TOP COPPER, e Tecle ENTER.

O Fotolite tem vários componentes arquivados em Bibliotecas (LIBRARIES), com o comando para colocar componentes acessaremos tais componentes e os colocaremos na placa.

Clique no ícone PLACEMENT E ROUTING MODE (o segundo ícone da primeira fileira) Em seguida, clique em EDITING PACKAGE PLACEMENT (colocação, invólucro e edição) como mostra o desenho acima.

Clique sobre o botão da letra P (Placement) colocação

Aparecerá uma relação de componentes, escolha DIL8 e clique duas vezes, pois vamos colocar um circuito integrado e 8 pinos, cujo código dentro da lista de componentes é DIL8. Usando o comando de colocação de componente escolha Dip8, cap20, cap40, led, res40, olhe o desenho da placa e coloque os seguintes componentes como se encontram na placa no desenho abaixo.

Colocação de componentes

Botão da letra P

Componentes Colocados com suas respectivas ligações

Antes de prosseguir à marcar as ligações, vamos exercitar alguns comandos importantes. Ao escolher um componente para colocação você poderá observá-lo na janela panorâmica de Inspeção no canto superior direito da tela.

Note: que a cada clique com o mouse na ferramenta de girar componente teremos um giro de noventa graus no componente antes de colocá-lo na placa.

GIRANDO UM COMPONENTE JÁ COLOCADO

Podemos a qualquer momento girar qualquer componente, basta selecioná-lo com o lado. Direito do mouse, notaremos que uma vez selecionado o componente torna-se em

Destaque, em seguida, clica quantas vezes forem necessárias na ferramenta de girar. Componentes. Note que o ícone de colocação de componentes tem que estar ativado, pois estamos manipulando estritamente componentes.

Ative o ícone de colocação de componentes, selecione o componente com o lado direito do mouse, em seguida, aperte o lado esquerdo do mouse e segure, arraste o componente para o ponto desejado. Exercite bem esse comando.

Ative o ícone colocação de componentes. Selecione o componente com o lado direito do mouse, clique novamente com lado direito do mouse (total de dois cliques no lado direito) e o componente desaparecerá.

Colocação de componentes Girar componentes

Para anotar num componente sua referência e seu valor, fazemos uma anotação, por exemplo, R1, R2, C2, U1, Etc.. Para anotar usamos a ferramenta abaixo:

Clique na ferramenta de anotação, e o quadro abaixo aparecerá:

No campo parte Id coloque a referência, por exemplo, CI1, R1, etc., coloque o valor no campo valor.

Clique OK. Podemos dizer ao programa o que queremos que seja, mostrados na máscara de componentes, valores e referência, somente valores ou somente referência, podemos. Também escolher a altura e a largura das letras da anotação. Para tal clique no menu SYSTEM/SET TEMPLATE e ative os elementos que você deseja Estude o quadro abaixo.

Ferramenta de anotação

Identificação do componente valor

Envólucro Face, Camada.

Podemos mover uma anotação para qualquer ponto do display, para tal basta selecionar a Anotação com o lado direito do mouse o move-la clicando com o lado esquerdo do mouse mantendo-o apertado, arrastando-o (clicar e segura-lo apertado) até o ponto desejado, para completar liberamos o botão esquerdo do mouse.

A criação de componentes no fotolite é incrivelmente simples.

Vamos criar um resistor para ser colocado em pé na placa, com a distância de um terminal a outro de 5 m, os terminais serão quadrados e medirão 2 m cada lado, seria algo como abaixo:

Ilhas do Componente

Ilhas Com Silk do Componente

Primeiro vamos limpar a tela. Escolhemos o sistema métrico de grade para medirmos a distância das ilhas. Escolha o menu Display a opção metric. E depois escolhemos a grade de 1 m que está armazenada em F3 aproxime com o zoom máximo, tecla F5. Com o comando de colocação de ilhas (PADS) coloque duas ilhas quadradas de 2.0 m à uma distância de 5mm cada, como estamos usando a grade (GRID) F3 que é 1mm cada ponto na tela está a uma distância de 1mm um do outro , devemos colocar as ilhas a cinco pontos uma da outra de centro a centro.Uma vez colocada as ilhas como mostra acima ,Vamos desenhar o silk (máscara de componentes) ,escolha na barra de ferramentas a Ferramenta de GRAPHICS MODE (modo gráfico)

Em seguida, escolha linha na barra de ferramenta escolha o gride 0.5mm que está armazenado na tecla F2 para desenhar com mais precisão o desenhe do silk (máscara de Componentes) como abaixo.

Vamos agora colocar o desenho na biblioteca, trace um quadrado selecionador com o Lado direito do mouse escolha, EDIT PACKAGE. No campo NEW PACKAGE NAME digite RESP 5 m (resistor em pé 5 m) e clique OK. A partir deste momento o componente estará à disposição da biblioteca.

Podemos colocar texto em nosso layout, para isso basta ativar a ferramenta GRAPHICS MODO

linha Graphic mode geométricos

Ilhas do componente Ilhas com o silk do componente texto

Graphics mode

Em seguida ativa o texto. E clicar com o mouse em qualquer ponto da placa que queremos colocar o texto. O quadro abaixo aparecerá.

(Parte 1 de 5)

Comentários