Pedagogia Empresarial-01

Pedagogia Empresarial-01

(Parte 1 de 3)

Profa. Maria Luiza Marins Holtz

Revista e ampliada em novembro de 2006

Sorocaba - SP

Formato Documento Electrônico (ABNT)

HOLTZ, Maria Luiza M. Liçıes de pedagogia empresarial . MH Assessoria Empresarial Ltda., Sorocaba SP. Disponível em <http://w.mh.etc.br/documentos/ licoes_de_pedagogia_empresarial.pdf>.

(C) 1999 - 2006 MH Assessoria Empresarial Ltda. Todos os direitos reservados. A utilizaçªo desta obra ou partes dela pode ser feita desdeque citada a fonte.

MH Assessoria Empresarial Ltda. Rua Ubirajara, 446 18090-520 Sorocaba SP fone (15) 3224-1266e-mail: secretaria@mh.etc.br

APRESENTAO4
Pedagogia Empresarial, o casamento perfeito4
INTRODUO6
O pedagogo empresarial8
O pedagogo e a pedagogia8
Foco do trabalho do pedagogo1
Responsabilidades do pedagogo empresarial13
educadores14
CiŒncias que auxiliam o pedagogo16
PEDAGOGIA, CINCIA E ARTE25
pedagogo empresarial25
Educaçªo na empresa30
InfluŒncias da educaçªo familia na empresa32
auto-educaçªo34
Educaçªo e instruçªo na empresa - diferenças37
EDUCAO INTEGRAL40
produtividade40
A produtividade das pessoas42
As frustraçıes bloqueiam nossa produtividade4
necessidades46
Atividades eqilibradoras da nossa produtividade50
Exercícios de reconquista da auto-estima51

Índice O pedagogo empresarial e os chefes-lideres, Conhecimentos que fundamentam a açªo do O pedagogo empresarial - a hetero-educaçªo e a Condiçªo indispensÆvel para melhorar a As nossas motivaçıes estªo ligadas às nossas

TREINAMENTO57
InfluŒncias positivas programadas na empresa57
Ensino coletivo e individualizado58
TØcnicas de ensinar60
A prÆtica no ensino - automatizaçªo60
O mØtodo de projetos65

TRANSMISSˆO DA EDUCA˙ˆO - ENSINO - Aula (palestra) de reproduçªo por demonstraçªo...67

TØcnicas de trabalho em grupo73
Instruªo programada79
O ensino por meio de perguntas84
Recursos audiovisiaus87
Treinamentos e ensino com aprendisagem91
EMPRESARIAL9
Só trenamento conduz à vitório9
NinguØm Ø “burro”103
A “imagem” de uma empresa105
A amizade na empresa108
recreaçªo110
Os poderes da alegrua natural113
Aumentando continuamente as vendas117
“Por favor, preste mais atençªo”120
Elogiar e descobrir talentos escondidos123
“Nªo foi isso que eu quis dizer”problema de
comunicaçªo125
“Isso Ø falta de Øtica”129
Podemos anular o “stress”132
Pœblicas135

ALGUNS ASPECTOS PR`TICOS DA PEDAGOGIA A produtividade aumenta, estimulando a Comunicaçªo humana - Relaçıes Humanas e Relaçıes

humanas140
A fØ nas relaçıes humanas142
A inteligŒncia nas relaçıes humanas145
A perseverança nas relaçıes humanas148
O pensamento nas relaçıes humanas150
O perdªo nas relaçıes humanas152
A força dos gestos nas relaçıes humanas154

A espiritualidade do pensamento nas relaçıes BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA........................... 158

Liçıes de pedagogia empresarial APRESENTA˙ˆO

Pedagogia Empresarial, o casamento perfeito

Sempre acreditei que a Pedagogia e a Empresa fazem um casamento perfeito. Ambas tŒm o mesmo objetivo em relaçªo às pessoas, especialmente nos tempos atuais.

•Uma Empresa sempre Ø a associaçªo de pessoas, para explorar uma atividade com objetivo definido, liderada pelo EmpresÆrio, pessoa empreendedora, que dirige e lidera a atividade com o fim de atingir ideais e objetivos tambØm definidos.

•A Pedagogia Ø a ciŒncia que estuda e aplica doutrinas e princípios visando um programa de açªo em relaçªo à formaçªo, aperfeiçoamento e estímulo de todas as faculdades da personalidade das pessoas, de acordo com ideais e objetivos definidos. A Pedagogia tambØm faz o estudo dos ideais e dos meios mais eficazes para realizÆ-los, de acordo com uma determinada concepçªo de vida.

Vejam, tanto a Empresa como a Pedagogia agem em direçªo a realizaçªo de ideais e objetivos definidos, no tra-

Liçıes de pedagogia empresarial balho de provocar mudanças no comportamento das pessoas. Esse processo de mudança provocada, no comportamento das pessoas em direçªo a um objetivo, chamase - aprendizagem. E aprendizagem Ø a especialidade da Pedagogia e do Pedagogo.

Para a Empresa conseguir as mudanças desejadas no comportamento das pessoas, os meios utilizados tŒm que ser adequados aos seus objetivos e ideais.

Desde 1976, quando fundamos a MH Assessoria e Treinamento, hoje MH Assessoria Empresarial, iniciamos as atividades de treinamento e consultoria empresariais, adotando postura pedagógica. Nunca utilizamos pacotes prontos de treinamento ou de reorganizaçªo.

Consideramos essenciais os conhecimentos da filosofia de vida e dos ideais do EmpresÆrio e conseqüentemente da empresa, para aplicaçªo dos meios mais adequados e eficazes. Nossos programas de açªo sempre visam a orientaçªo, o aperfeiçoamento e o estímulo das faculdades humanas, especialmente a produtividade. Maria Luiza Marins Holtz

Liçıes de pedagogia empresarial INTRODU˙ˆO

Acredito na Pedagogia Empresarial, hÆ muitos anos, quando conheci as verdadeiras funçıes do Pedagogo, como condutor do comportamento das pessoas em direçªo a um objetivo determinado e da Pedagogia como a ciŒncia e arte da Educaçªo, o processo de influŒncias que formam a personalidade humana.

Ainda lecionava, nos cursos de MagistØrio, de Aperfeiçoamento de Professores e Administraçªo Escolar e posteriormente, no Departamento de Pedagogia da Faculdade de Filosofia de Sorocaba, (hoje UNISO), nas cadeiras de Metodologia do Ensino e PrÆtica de Ensino, e jÆ percebia que alØm da Escola, as Empresas seriam as grandes beneficiadas pelos trabalhos e atividades pedagógicas.

Sempre incentivei meus alunos da faculdade a elaborarem projetos pedagógicos, como trabalho de avaliaçªo, e os oferecerem às empresas. Sentia que só a Escola era muito pouco em relaçªo à amplitude das funçıes do pedagogo.

Em 1976 quando criamos a empresa de Treinamento e Consultoria empresariais, e no nosso trabalho, atØ hoje, tenho comprovado cada vez mais:

•A necessidade dos trabalhos pedagógicos dentro das empresas

•A admiraçªo dos empresÆrios pelos nossos trabalhos e seus resultados.

Sei que tanto as empresas como a Pedagogia tŒm os mes-

Liçıes de pedagogia empresarial mos ideais. Ambas agem em direçªo à realizaçªo de objetivos definidos, no trabalho com as mudanças no comportamento das pessoas.

Liçıes de Pedagogia Empresarial , nasceu da necessidade de material que ajude no trabalho do pessoal responsÆvel pelas relaçıes humanas nas empresas. AtØ hoje nada parecido existe sobre o assunto.

Desejo ajudar esses profissionais, que para mim se dedicam ao aspecto mais lindo da vida empresarial, a satisfaçªo e realizaçªo profissional das pessoas, ao manifestarem seus dons e talentos atravØs do trabalho.

Sorocaba, março de 1999. Maria Luiza Marins Holtz

Liçıes de pedagogia empresarial

Um Breve Histórico

Durante sØculos e sØculos, o problema educativo (a formaçªo do carÆter e da personalidade das pessoas) foi objeto de estudo e de meditaçªo, sem que houvesse atribuído a este conjunto de conhecimentos, mais ou menos sistematizados qualquer designaçªo específica.

Eram os filósofos que estudavam os problemas educativos. PorØm, entre a realidade prÆtica e a filosofia havia uma grande distância.

Aos poucos, foram surgindo pessoas que começaram a se relacionar diretamente com as questıes prÆticas educativas, - os PEDAGOGOS.

Na GrØcia e em Roma, chamava-se PEDAGOGO ao servo

Liçıes de pedagogia empresarial ou escravo que era guardiªo, conduzia e acompanhava as crianças. O próprio termo significa, aquele que conduz a criança.

Com o tempo, o PEDAGOGO, que começou como simples condutor ou guardiªo da criança, acabou por se transformar, em Roma, num Preceptor (mestre encarregado da educaçªo no lar).

Quando Roma (que era guerreira), conquistou a GrØcia, entre os prisioneiros reduzidos à escravidªo, vieram muitos atenienses cultos e ilustrados, com habilidades e conhecimentos que causavam muita admiraçªo aos romanos.

Juvenal, em Roma, escreveu a respeito dos gregos atenienses: Eles tŒm gŒnio galhofeiro, audÆcia pronta, linguagem fluente. Imaginais que seja um œnico indivíduo? Pois oculta, dentro de si, uma infinidade. É ao mesmo tempo gramÆtico, geómetra, pintor, advinho, mØdico, mÆgico, sabe tudo quanto quer saber, compreende tudo quanto quer compreender .

res, matemÆticos, pintores, etc- Os PEDAGOGOS-ES-

Diante desta multiplicidade de conhecimentos, os romanos entregaram a educaçªo dos seus filhos a gregos, seus escravos, muitos dos quais eram sÆbios, filósofos, sofistas, orado- CRAVOS.

Com o desaparecimento da escravatura, sob influŒncia do Cristianismo, o Pedagogo-Escravo deixou de existir.

Passaram, entªo, a receber o nome de PEDAGOGOS, os estudantes pobres, que aprendiam com os filósofos e se ins-

Liçıes de pedagogia empresarial talavam, nos castelos senhoriais e nos solares (morada de famílias nobres), servindo de preceptores (professores encarregados da educaçªo das crianças no lar) dos filhos dos fidalgos e dos grandes senhores. Enquanto estudavam, ensinavam. Recebiam em paga, pequenas importâncias. Na maioria dos casos, ensinavam a troco de hospedagem, alimentaçªo, luz e roupa lavada.

Com o tempo, e como a instruçªo era de difícil acesso, estes PEDAGOGOS-ESTUDANTES começaram - com autorizaçªo dos respectivos senhores - a reunir aos filhos do palÆ- cio onde trabalhavam, outras crianças de famílias conhecidas da redondeza.

Assim surgiram as primeiras escolas particulares.

Nessa Øpoca, a palavra PEDAGOGO, começou a ser usada como sinônimo de Mestre-escola.

Como estes Pedagogos passaram a se apresentar com ar doutoral de superioridade, o pœblico passou a atribuir à palavra PEDAGOGO, durante muito tempo, o significado de pedante (quem ostenta conhecimentos que na verdade nªo tem).

Foi da palavra PEDAGOGO que derivou, o termo PEDAGOGIA, vocÆbulo que aparece para designar uma ciŒncia e uma arte que tinha raízes antiqüíssimas, quase tªo velhas como a própria humanidade - a da educaçªo das pessoas.

No sØculo XVIII surge, pela primeira vez, no DicionÆrio da

Liçıes de pedagogia empresarial

Língua Francesa, o vocÆbulo PEDAGOGIA, como CiŒncia da Educaçªo, que jÆ se usava na linguagem corrente.

Com a formaçªo definitiva da CiŒncia da Educaçªo, o vocÆ- bulo PEDAGOGIA se enobreceu e enobreceu a palavra e a profissªo de PEDAGOGO.

•Hoje o PEDAGOGO Ø o especialista em PEDAGOGIA, a CiŒncia e a Arte da Educaçªo.

•Hoje o PEDAGOGO Ø o especialista em conduzir o comportamento das pessoas - e nªo apenas as crianças - para uma mudança de comportamento - aprendizagem - em direçªo aos objetivos da Educaçªo, o processo de formaçªo da personalidade humana equilibrada.

Como especialista em aprendizagem e especialista em Educaçªo, na sua açªo educativa em qualquer ambiente, o PEDAGOGO procura resolver às seguintes questıes educacionais.

1. Qual a verdadeira linha de conduta a seguir como base,

Liçıes de pedagogia empresarial para todas as situaçıes, em todas as circunstâncias da vida?

2. Qual a melhor maneira de empregar todas as nossas faculdades, para o nosso bem e tambØm para o bem dos outros?

3. Como dirigir a nossa inteligŒncia, a nossa capacidade de vencer dificuldades?

4. Como tratar o nosso corpo e preservar a nossa vitalidade?

5. Com qual objetivo cada um deve educar sua família?

6. Como dar direçªo social adequada aos negócios?

7. Porque e como cada pessoa deve cumprir seus deveres de cidadªo?

8. Como agir diante das situaçıes estressantes, naturais da vida?

9. Como, de que maneira, as pessoas devem utilizar-se de todas as fontes de felicidade que o Criador concede ao ser humano?

10. Como conduzir as pessoas a viverem uma vida realizadora?

Onde quer que o PEDAGOGO trabalhe, essas sªo as suas tarefas, o foco do seu trabalho.

Liçıes de pedagogia empresarial

1. Conhecer e encontrar as soluçıes prÆticas para as questıes que envolvem a otimizaçªo da produtividade das pessoas humanas - o objetivo de toda Empresa.

2. Conhecer e trabalhar na direçªo dos objetivos particulares e sociais da Empresa onde trabalha.

3. Conduzir com atividades prÆticas, as pessoas que trabalham na Empresa - dirigentes e funcionÆrios - na direçªo dos objetivos humanos, bem como os definidos pela Empresa.

excursıes, etc- , ao desenvolvimento integral das pessoas,

4. Promover as condiçıes e atividades prÆticas necessÆrias - treinamentos, eventos, reuniıes, festas, feiras, exposiçıes, influenciando-as positivamente (processo educativo), com o objetivo de otimizar a produtividade pessoal.

5. Aconselhar, de preferŒncia por escrito, sobre as condutas mais eficazes das chefias para com os funcionÆrios e destes para com as chefias, a fim de favorecer o desenvolvimento da produtividade empresarial.

6. Conduzir o relacionamento humano na Empresa, atravØs de açıes pedagógicas, que garantam a manutençªo do ambiente positivo e agradÆvel, estimulador da produtividade.

Liçıes de pedagogia empresarial

O PEDAGOGO EMPRESARIAL e os CHEFES L˝DERES - EDUCADORES

A primeira tarefa do Pedagogo Empresarial Ø fazer com que o empresÆrio, perceba com nitidez, que o seu ideal de vida, suas aspiraçıes e objetivos pessoais correspondem a uma questªo Øtica e social na empresa.

Os melhores chefes conseguem resultados brilhantes porque sªo líderes educadores.

Características do melhor chefe - o líder educador:

1. O melhor chefe - o líder educador age sem saber e sem querer, apenas por causa das suas intençıes e dos seus exemplos de conduta. Esta Ø a sua mais importante açªo, a mais impressionante e a mais eficaz. Ser líder educador - ser o melhor chefe - Ø um dom, uma qualidade, um talento que pode ser cultivado e treinado.

2. O melhor chefe - o líder educador afirma-se acima de tudo pela sua maneira de ser. É por intermØdio da sua conduta, que ele consegue a autoridade e conduz o comportamento das pessoas, antes de toda e qualquer anÆlise.

3. O melhor chefe - o líder educador provoca o entusiasmo, estimula a imitaçªo e o treino, atravØs do seu modo de ser e do seu prestígio, que sªo os principais meios que emprega. Nunca emprega a discussªo ou a pressªo.

Liçıes de pedagogia empresarial

4. O melhor chefe - líder educador Ø naturalmente admirado, respeitado e imitado pelas suas idØias, pela sua energia, pela coerŒncia das suas atitudes e palavras, pela liçªo constante dos seus gestos, do seu comportamento.

5. O melhor chefe - o líder educador, Ø um estimulador das qualidades das pessoas, um incentivador positivo, pois a vida em grupo Ø feita de recíprocos inventivos e sugestıes.

6. O melhor chefe - o líder educador, influencia e convence as pessoas com facilidade, levando-as a viverem os conhecimentos que transmite atavØs do seu modo de ser.

7. O melhor chefe - o líder educador, nªo dÆ liçıes ou sermıes , ele usa tØcnicas de relacionamento, com eficÆcia, por meio do seu comportamento.( É assim que eu faço).

8. O melhor chefe - o líder educador promove espontaneamente, contínuas oportunidades de preparaçªo e de treino para uma vida mais produtiva e realizadora.

Liçıes de pedagogia empresarial

A PEDAGOGIA considera a pessoa humana, na sua vida integral, individual e social.

O PEDAGOGO tem necessidade de conhecer tudo quanto diga respeito à pessoa humana, para ter condiçıes de orientÆ- la eficazmente e encontrar soluçıes prÆticas para os problemas que a aflige. Tanto de ordem individual, social e espiritual.

Para isso, utiliza-se de todas as CiŒncias Humanas nos seus diversos aspectos.

1. CiŒncias do homem considerando a si próprio

• Psicologia Educacional

• CiŒncias Biológicas

• Antropologia

• CiŒncias Religiosas

Liçıes de pedagogia empresarial

2. CiŒncias do homem considerado em grupo

• Sociologia

•Geografia Humana

• Estatística

3. CiŒncias Filosóficas • Filosofia

•Filosofia da Educaçªo

•Destacando cada uma:

Nada se pode fazer, ou mesmo tentar, em Educaçªo, sem a estreita colaboraçªo da Psicologia Educacional. Cada dificuldade pedagógica que surge, Ø simultaneamente uma dificuldade psicológica. Para conduzir mentes humanas, Ø preciso conhecŒ-las, nas suas manifestaçıes conscientes e inconscientes.

A Psicologia Educacional procura revelar a pessoa humana, na sua evoluçªo natural, e só diante desse conhecimento Ø

Liçıes de pedagogia empresarial possível formular doutrinas pedagógicas consistentes e mØ- todos educacionais eficazes.

A Psicologia Educacional leva naturalmente ao conhecimento das leis pedagógicas e os sistemas educativos só tem aplicaçªo prÆtica, quando os processos psíquicos das pessoas deixam de oferecer resistŒncia ou defesa, facilitando ao pedagogo a necessÆria açªo pedagógica.

Biologia - se dedica ao estudo da estrutura, da atividade, da origem, da classificaçªo, das relaçıes e posiçıes dos seres vivos no espaço e no tempo. Aprofunda-se no estudo das leis biológicas, para que a vida, que tanto nos preocupa, possa produzir tudo quanto pode e deve produzir. Fornece informaçıes preciosíssimas sobre as leis da vida.

culaçªo sangüínea, da respiraçªo, etcPermitindo relacio-

Fisiologia - estuda a funçªo dos órgªos, da nutriçªo, da cirnar as funçıes orgânicas com as funçıes psíquicas. A base fisiológica da mente deu relevância ao papel da Educaçªo Física, para a Pedagogia. Esses conhecimentos comprovaram a insubstituível funçªo da Educaçªo Física, na eficÆcia do processo educativo.

(Parte 1 de 3)

Comentários