Auto Cad 2002 - Desenho Técnico

Auto Cad 2002 - Desenho Técnico

(Parte 5 de 9)

§ Define o espelhamento (backward). Permite que as letras sejam escritas de modo espelhado - só a letra, não o texto, § Define se será de cabeça para baixo (upside-down),

§ Define a largura (width factor) para a fonte.Valores > 1 aumenta a largura da letra e < 1 diminui a largura da letra,

§ Define o ângulo de inclinação (obliquing angle). Este ângulo configura uma aparência itálica para a fonte. Fontes que já são itálicas não necessitam desta mudança, § Aplica-se e fecha o quadro de diálogo e o estilo será o corrente.

Pode-se escrever com as fontes TTF, utilizando os acentos de maneira natural. Para manter compatibilidade com as versões anteriores, ainda utiliza os seguintes símbolos:

%%C = Æ símbolo de diâmetro

%%D = ° símbolo de grau %%U = texto sublinhado

%%O = texto sobrelinhado

%%P = – símbolo de tolerância Outros caracteres podem ser escritos, bastando para isto entrar com o seu código ASCII. Ex.: para escrever a letra “A” maiúscula é o mesmo que digitar “Alt + 65”.

Regra para altura de letras:

Um dos maiores problemas quando se trabalha com o AutoCAD em um sistema não padronizado, é as alturas de letras em relação a escala que se deseja desenhar. Uma simples regra permite calcular a altura da letra no comando Dtext em qualquer escala.

Considerando as altura padrões em Pontos e de régua de normógrafo, temos:

Pontos (Cm) RÉGUA pontos (Cm)

Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Tem-se a seguinte fórmula, para cálculo de alturas de letra em qualquer escala:

se a unidade do desenho for centimetros: H REGUA ** ESCALA se a unidade do desenho for metros:

H DTEXT = 10

Obs.: o item ESCALA, é o denominador da escala de trabalho. Ex.: Calcular a altura da letra no comando dtext para a régua CL-140 para desenhar em uma escala de desenho de 1/250, considerando que a unidade do desenho é centímetros.

H = 0.35 * 250 H = 87.5 unidades de desenho

1. Menu tools:

No menu TOOLS localiza-se vários comandos de configuração do ambiente de trabalho. Spelling É o corretor ortográfico do AutoCAD.

Quick Select Permite utilizar filtros para seleção de objetos Display Order Permite modificar as ordem que os objetos são apresentados na tela e consequentimente, como será impresso. Inquiry Permite ter informações sobre as entidades desenhas, sobre o desenho ou sobre os sistema de variáveis do AutoCAD. Properties Faz mudanças diversas sobre as entidades selecionadas, como: cor, layer, thickness, elevation, posição. (veja o quadro de diálogo ao lado). AutoCAD Desing Center Permite um total controle dos desenhos existentes e o desenho que esta sendo editado, como pegar blocos, layers, textstyle, contido em um desenho que esta no disco rígido e inseri-lo no desenho que esta sendo editado. Load Aplication Carrega programas externos (Lisp, ADS e ARX) dentro do AutoCAD, criando novos comandos. Run Script Permite carregar Script (que são seqüência de comandos gravados em forma de texto ASCII) para execução de seqüências de comandos. Macro Carrega macros em Visual Basic, criando assim novos comandos ou automatizando tarefas dentro do AutoCAD. AutoLISP Inicializa o programa Visual Lisp para criação ou edição de programas em LISP.

Display Image Visualizar imagens Raster dentro do AutoCAD.

Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Named, Ortographics, Move e New UCS Comandos para recursos 3D. Wizards Auxilios para configuração de Plotters e Layouts do desenho.

Drafting Settings: Permite uma completa configuração do ambiente do desenho, sendo:

Snap e Grid:

- Snap Limita o movimento do cursor X-hair a uma malha invisível. Os valores podem ser alterados diferentemente tanto no X, como no Y, para trabalho com precisão. Por exemplo em arquitetura utiliza-se normalmente o snap = 5.

-Grid Cria pontos de referência na tela, não sendo necessário que o seu valor acompanhe os valores do snap. Caso o grid tenha valor = 0, ele assumirá valor igual ao do snap. Tanto o grid quanto o snap podem ter valores diferentes no X e no Y.

-Isometric Transforma o cursor X-hair par os planos isométricos, sendo utilizado para desenho de perspectivas isométricas. Ex.: utilizando os comandos line e ellipse para o desenho isométrico pode-se construir o desenho ao lado. -Polar Snap Liga o snap para trabalha com distância e ângulos pré-definidos pela opção Polar spacing e pela aba Polar Tracking. Polar Tracking É o snap que funciona com ângulos pré- definidos na opção Polar Angle Settings. Pode-se ligar o Polar snap pressionando a tecla F10 ou clicando na palavra polar na barra de status. Para controlar como o Polar Snap trabalha, modifica-se principalmente a opção Polar Angle Settings, selecionando o ângulo desejado ou adicionando novos ângulos.

Object Snap Permite travar as várias opções de

Snap ao objeto, sendo: -Endpoint Pega o ponto final de uma entidade.

-Midpoint Pega o ponto médio (meio) de uma entidade. -Center Pega o ponto central de arcos, círculos e dunuts. -Node Pega a entidade point.

-Extension Acha a extensão de uma linha. Trabalha em conjunto com o endpoint.

-Insertion Pega o ponto de inserção de blocos e texto.

-Perpendicular Pega o ponto perpendicular em referência a uma reta a partir do último ponto marcado na tela. -Tangent Pega um ponto de um arco ou círculo tangente ao último ponto marcado na tela.

-Nearest Pega um ponto qualquer em uma entidade.

-Apparent Int Pega a interseção aparente de duas entidades.

-Parallel Desenha linhas paralelas a outras linhas existenstes.

-Clear all Desativa todas as configurações do comando de object snap.

left rigth isométricas elipses top

Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Toolbar Object Snap:

Esta barra de comandos Object Snap (localizada no Standar Toolbar) permite o uso do comando de Object Snap sem que fique travado.

12. Menu format:

Layer, Color, Linetype e Lineweight Veja na seção níveis de trabalho. Text Style Veja criação e edição de texto.

Dimension Style Veja dimensionamento. Point Style Veja na seção anterior em Point no ítem Menu Draw. Multiline Style Permite criar novos estilos de Multiline. Point Style Veja na seção anterior em Point no ítem Menu Draw. Multiline Style Permite carregar e mudificar as propriedades de linhas multiplas Thicness Define uma altura de extrusão para linhas, circulos e polinhas,

Normalmente utilizado para 3D. Drawing Limits Cria um limite virtual para desenhar. Neste limite será onde aparecerão as grids. O comando pede-se dois pontos (um sendo o canto inferior esquerdo e o outro o canto superior direito da tela). Normalmente este limite deverá ser maior que o objeto a ser desenhado.

Units Controla como o AutoCAD mostra as unidades e ângulos, sendo:

-Units Define qual será o tipo de unidade a ser utilizada. -Angle Define como será a apresentação dos ângulos.

-Precisão Define a quantidade de casas decimais.

(Parte 5 de 9)

Comentários