Auto Cad 2002 - Desenho Técnico

Auto Cad 2002 - Desenho Técnico

(Parte 3 de 9)

altura do centro
P1 do poligono

P2 poligono circuscrito

P1

P2 Poligono definido pelo lado lado do poligono

Retangle Desenha um retângulo. Pede apenas dois pontos em diagonal na tela.

Circle Desenha círculos pelo centro e raio; centro e diâmetro; 2 pontos; 3 pontos; duas tangente e raio e três tangentes.

Donut Desenha circulos com espessuras de linha. (que são na realidade duas polylines).

Spline Cria curvas spline quadratica ou cubica através de matemática nurbs (nurbs: nonuniform rational B-spline curve).

Arc Desenha arcos. Deve-se sempre considerar o sentido anti-horário para o desenho dos arcos. Este comando desenha arcos por:

P1=CP3=E P2=S arco definido por center/start/end sentido do arco = anti-horário arco definido por três pontos

P2 P3 arco definido por start/center/end

P2=C P1=S

P3=E arco definido por center/start/angle

P1=C

45° ângulo P2=S

P3=A arco definido por center/start/length

P1=C L=corda P2=S

P3=L ângulo P2=E

P1=S arco definido por start/end/angle arco definido por start/end/radius

P3=R P1=S drag=R P2=E arco definido por start/center/angle

P2=C 45° P1=S ângulo P3=A arco definido por start/end/dir

P1=S

P2=E direção da tangente

P3=T arco definido por start/center/length

P2=C

P3=L

L=corda P1=S

Arc Continue Continua a desenhar arcos a partir do último arco desenhado.

Elipse Desenha elipses pelo centro e eixos ou pelo centro e dois eixos. Também desenha um arco de ellipse.

Block Veja mais adiante na seção de Blocos. eixo eixo centro centro e raiocentro e diametrodois pontos três pontos tan/tan/raio tan/tan/tan

Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Point Desenha um ponto utilizado para dividir linhas e arcos em dimensões iguais. Para mudar o estilo do ponto apresentado na tela, deve-se altera o comando Point

Style: menu Format®Point Style; e depois no prompt command digite:

Regen (ou menu ViewfiRegen). Isto forçará um redesenho da tela, permitindo ver os pontos desenhados.

Text Veja mais adiante na seção sobre Textos. Surface Cria objetos 3D a partir de entidades Polifaces ou 3Dface.

Hatch Preenche uma área com um padrão de Hachura. Estes padrões podem ser de dois tipos: definido pelo usuário, que se consiste em linhas paralelas ou em uma malha quadrada; ou padrões armazenados, que são tipos complexos de hachura. O processo de seleção das entidades pode variar de simples seleção, ou por pesquisa de fronteiras do espaço a ser hachurado. Também se pode adicionar ou remover o espaço seleciondo.

Solid Desenha uma área fechada com 3 ou 4 lados preenchida com uma cor.

-Fill on preenchimento ligado -Fill off preenchimento desligado Atenção no sentido de construção do sólido. Veja no desenho acima. Dica: Utilizar o comando Solid para simular mesas sobre pisos hachurado, utilizando em conjunto os comandos elevation e o hide.

Boundary Cria o objeto Region a partir de objetos existente (utilizado para 3D).

Menu e Toolbar Modify:

Está agrupado neste item do menu os comandos de construção, isto é, comandos que constroem uma nova entidade a partir de uma já existente, ex.: comando copy (diferente dos comandos do grupo MODIFY que apenas modificam as entidades, ex.: comando move).

Erase Apaga uma entidade ou um grupo de entidades selecionadas.

Copy Copia uma entidade ou um grupo de entidades selecionadas de um ponto base para um ponto final. A opção multiplus permite a cópia do mesmo objeto várias vezes.

ponto de baseponto final P2

Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Mirror Espelha uma entidade ou um grupo de entidades selecionadas por uma linha de espelho definida por dois pontos. A distâcia dos objetos a linha de espelho são iguais. O comando pergunta se mantém ou apaga o objeto original.

Offset Faz a cópia para o lado (offset) de linhas, polilinhas, arcos e círculos. O comando inicialmente pergunta pela distância do offset.

Array Gera

em torno de um eixo. O array polar ainda pode ser rotacionado ou não rotacionado

um arranjo com uma entidade ou um grupo de entidades selecionadas. Tendo como opção o array retangular, onde as entidades se alinham em torno de colunas e linhas, ou o array polar, onde as entidades se organizam

Move Altera a localização das entidades selecionadas.

Para a execução do comando, selecione um grupo de entidades, dê um pick para o ponto início do movimento e um pick para o fim do movimento.

Rotate Rotaciona uma entidade ou um grupo de entidades em torno de um ponto base. O comando tem a opção reference que permite a mudança da referência (o ângulo default é zero).

(Parte 3 de 9)

Comentários