Curso Completo de Portugues para concursos

Curso Completo de Portugues para concursos

(Parte 7 de 12)

2) EPCAR - “Luís Garcia era um homem de escassa cultura, sobretudo irregular; mas tinha os dons naturais e a longa solidão dera-lhe o hábito de refletir. No texto, percebem-se: a) uma oração principal e duas coordenadas; b) duas orações coordenadas e uma subordinada; c) três orações coordenadas; d) quatro orações coordenadas; e) uma oração principal, uma subordinada e duas coordenadas.

23) EPCAR - Todos os períodos são compostos por subordinação, exceto: a) Não se preocupe, que logo a trarei. b) Dei-lhe sinal que saísse logo. c) Todos sabem que o homem é mortal. d) Ele afirmou que não a vira. e) É tão feio que assusta.

24) EPCAR

Quando uma nuvem nômade destila gotas, roçando a crista azul da serra, umas brincam na relva, outras tranqüilas, serenamente entranham-se na terra. A estrofe encerra um período composto por: a) subordinação e coordenação de quatro orações; b) subordinação de três orações; c) coordenação e subordinação de cinco orações; d) subordinação de duas orações; e) coordenação e subordinação de três orações.

25) ESPCEX - No período “Não discutimos as várias propostas, nem analisamos quaisquer soluções, pois não tivemos tempo para isso.”, as orações grifadas são, respectivamente: a) coordenada assindética e coordenada sindética adversativa; b) coordenada assindética e coordenada sindética alternativa; c) coordenada sindética aditiva e coordenada sindética conclusiva; d) coordenada sindética aditiva e coordenada sindética explicativa.

26) ESPCEX - Considere as assertivas:

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I) “Deixa-me recordar-te um ato que fez o teu heroísmo, e a minha desgraça irremediável” é período composto por coordenação e subordinação.

I) “Tive, há pouco, um instante de alegria, quando via a boca de uma pistola apontada ao peito” é período composto por coordenação.

I) “Deus ouvir-te-ia, filha, e eu mais cedo teria vindo ajoelhar a teus pés, agradecendo-te a minha redenção.” é período composto por coordenação.

IV) “Amaral estava gravemente ferido.” é período simples. Observa-se que o(s) período(s) está(estão) corretamente classificado(s): a) somente na afirmação IV; b) somente nas afirmações I e IV; c) somente nas afirmações I e IV; d) em todas as afirmações.

27) Universidade Gama Filho - Assinale o período em que ocorrem orações coordenadas e subordinadas: a) “Agora Fabiano era vaqueiro, e ninguém o tiraria dali.” b) “Aparecera como um bicho, entocara-se como um bicho, mas criara raízes, estava plantado.” c) “Quase nunca vinha à fazenda, só botava os pés nela para achar tudo ruim.” d) “A desgraça estava em caminho, talvez andasse perto.” e) “Mas um dia sairia da toca, andaria com a cabeça levantada, seria homem.”

Chora de manso e no íntimoProcura

28) EPCAR Curtir sem queixa o mal que te crucia: O mundo é sem piedade e até riria Da tua inconsolável amargura. A estrofe encerra: a) três orações independentes e uma subordinada; b) cinco orações, sendo uma subordinada; c) três orações coordenadas e duas subordinadas; d) uma oração principal, três coordenadas e duas subordinadas; e) seis orações, sendo uma principal, quatro coordenadas e uma subordinada.

29) EPCAR - Na mesma estrofe e em seqüência, as expressões de manso, o mal, que e inconsolável desempenham, respectivamente, a função de: a) adjunto adverbial de causa, objeto direto, pronome relativo, adjunto adnominal; b) adjunto adverbial de modo, objeto direto, sujeito, adjunto adnominal; c) objeto indireto, sujeito, conjunção integrante, adjunto adnominal; d) adjunto adverbial de intensidade, objeto direto, pronome relativo, adjunto adnominal; e) adjunto adverbial de modo, sujeito, conjunção integrante, adjunto adnominal.

O ouro fulvo do ocaso as velhas casas cobre; Sangram, em laivos de ouro, as minas, que a ambição Na torturada entranha abriu da terra nobre; E cada cicatriz brilha como um brasão.

(Vila Rica, Olavo Bilac)

A estrofe encerra. a) quatro orações, sendo uma subordinada; b) cinco orações, sendo duas subordinadas; c) três orações, havendo uma subordinada; d) quatro orações, havendo duas subordinadas; e) cinco orações, sendo apenas uma subordinada.

31) Colégio Naval - No período: “O frio da Noite Santa era tão áspero que entrei na manjedoura para me aquecer.”, o vocábulo sublinhado traduz valor:

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Não dê crédito as pessoas que apenas copiam arquivos de outro site!!! Os créditos são de quem realmente UPA o arquivo para FileWarez. Esse ebook foi upado por Murilo Bauer!!! a) causal; b) concessivo; c) consecutivo; d) temporal; e) conformativo.

Observe: “Entre as poucas pessoas que, iludindo o consentimento da polícia, tinham conseguido ocultar-se em diversos sítios de observação, murmurava-se que não devia tardar o embarque do ex-Imperador.”

32) EPCAR - O período supra é composto: a) por subordinação e coordenação de quatro orações; b) por subordinação e coordenação de cinco orações; c) por subordinação de três orações; d) por subordinação de quatro orações; e) por subordinação de cinco orações.

3) Simonsen - RJ - A tal ponto chega a antonímia que atrapalha a vida das pessoas. A oração sublinhada é: a) adverbial causal; b) substantiva objetiva direta; c) adjetiva restritiva; d) adverbial consecutiva.

34) Colégio Naval - “O mascate não podia afrouxar a marcha: todo o sertão tinha encontro marcado com ele.” O período acima denota, respectivamente, as idéias de: a) explicação e conseqüência; b) concessão e causa; c) causa e conseqüência; d) causa e concessão; e) conseqüência e causa.

35) FUVEST - “Anteontem aconteceu o que era inevitável, mas que nos encantou como se fosse inesperado: meu pé de milho floresceu.”

(Rubem Braga)

Teste de Revisão nº 10

01) EFOMM Assinale a opção em que se errou no emprego da forma verbal sublinhada: a) Enquanto pulo meus sapatos, desentupa você a pia da cozinha. b) Não denigras a reputação alheia. c) Reflete bem, não minta; assim nós acreditaremos sempre em ti.

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Não dê crédito as pessoas que apenas copiam arquivos de outro site!!! Os créditos são de quem realmente UPA o arquivo para FileWarez. Esse ebook foi upado por Murilo Bauer!!! d) Meus pais sempre proveram nossa casa de tudo, dando-nos conforto. e) Jamais intervirei em questões familiares.

d) Eram volantes as folhas _ aplicávamos

02) UERJ - Preencha as lacunas da 1ª parte de acordo com a 2ª (no tocante ao emprego de pronomes relativos) e assinale na 3ª a letra que convém como solução: a) O dom _ em sonho eu me referia. b) Um livro _ autor nunca vi alusão. c) Fust foi o amigo _ Gutemberg se abrira sobre o pesadelo. e) A vozeira infernal _ apregoava as folhas volantes. f) Eram asas iguais _ Virgílio atribuíra à deusa Fama.

2ª parte 1) que 2) cujo 3) com quem 4) a que 5) a cujo 6) às que

03) EPCAR - Não está em consonância com a gramática: a) Havia muitos espectadores descontentes com a cena a que assistiam. b) Vossa Excelência e alguns convidados seguireis primeiro. c) Não permitais que falem mal de vossos filhos. d) Nem uma, nem outra diligência se pode fazer. e) Mais de um coração de guerreiro batia apressado.

04) ESPCEX - Nas orações:

“A noite chegou fria. “ e “Não confie nele.”, os verbos, quanto à predicação, são, respectivamente: a) intransitivo / transitivo direto; b) intransitivo / transitivo indireto; c) de ligação / transitivo indireto; d) transitivo direto / intransitivo.

d) “O abalo que sofreu Márioespancou de seu espírito a visão, para mostrar-lhe a realidade.”;

05) CESGRANRIO - Assinale a opção em que o pronome lhe está empregado com valor possessivo: a) “Queria contar-lhe; mas para quê?”; b) “essa menina, a quem envolvia na aversão que votava ao Barão e a quanto lhe pertencia.”; c) “Por isso o nome do pai lhe viera aos lábios.”; e) “Que lhe importa a canoa nem o canoeiro...?”.

06) CESGRANRIO - “O ideal seria que esse congresso tivesse se desdobrado por todas as capitais do país, por todas as cidades, que tivesse merecido mais atenção da televisão e tivesse sacudido a consciência dos brasileiros do Oiapoque ao Chuí, mostrando àqueles que não podem ler jornais nem freqüentar as discussões universitárias o que foi um dos períodos mais tenebrosos da história do Ocidente.” Assinale a classificação correta das palavras sublinhadas, respectivamente:

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07) ESPCEX - “Ao preencher um envelope não deve-se esquecer de por, alem do nome e endereço do destinatário, o número do CEP. Isso evitará que a carta se perca ou que seja entregue com atrazo.” Notam-se aqui algumas incorreções de linguagem. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela(s) que apresenta(m) tipos de incorreção encontrados no trecho acima e na quantidade indicada: a) colocação de pronome átono - 1; b) colocação de pronome átono - 1; ortografia - 3; c) ortografia - 2; acentuação gráfica - 1; d) colocação de pronome átono - 1; conjugação verbal - 2; e) acentuação gráfica - 2; vírgula - 1; ortografia - 1.

As questões seguintes, da 8 à 12, inclusive, constituem-se de exemplos transcritos de notícia publicadas em jornais e/ou revistas. Observando cuidadosamente as alternativas apresentadas, preencher, quando necessário, os círculos em branco, com o código da alternativa conveniente:

A exemplo com erro de grafia e/ou acentuação gráfica de palavras;

B exemplo com erro de emprego de “a”, “à” ou “há”; C exemplo com erro no emprego de concordância (nominal e/ou verbal);

D exemplo com erro no emprego de regência verbal.

Observação: Quando você considerar que a frase está correta, não apresentando nenhum dos tipos de erros codificados, não faça qualquer assinalação dentro do círculo que a precede.

08) ESPCEX

“Seu país receberia, com satisfação, os esforços de mediação argelinos para por fim à guerra, mas só se forem atendidas as condições iranianas.”

“Efetivos da Guarda Civil e da Guarda Republicana intervieram imediatamente, afastando as pessoas que se aglomeravam no local.”

“Segundo o contra-almirante Swartztrauber, dos EUA, os países interamericanos enfrentam perigo da subversão gerada pela miséria.”

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