Curso Completo de Portugues para concursos

Curso Completo de Portugues para concursos

(Parte 3 de 12)

(Machado de Assis. Memórias Póstumas de Brás Cubas)

A declaração verdadeira a respeito dos elementos do texto está na alternativa: a) Em “é dado”, a voz passiva e o agente, indeterminado. b) Em “mo”, o “o” é pronome pessoal oblíquo com função de objeto direto. c) O vocábulo “direto” assumiria a forma feminina, se o referente fosse “leitora”. d) Em “é dado”, o verbo “ser” é de ligação, e “dado” é um adjetivo com função de predicativo.

Gigante pela própria natureza. És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza.

Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo!

- Brasil de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - Paz no futuro e glória no passado!

Os sujeitos de espelha (3ª), fulguras (6ª) e seja (9ª) são, respectivamente: a) grandeza, tu, lábaro; b) futuro, Brasil, Brasil; c) Brasil, indeterminado, você; d) futuro, florão da América, Brasil.

24) Universidade Gama Filho - Qual a expressão grifada que não funciona como sujeito: a) “Estaria Arnaldo naquele instante dilacerado pelos estrepes (...)?”; b) “estrepes sobre que talvez o arremessara a queda desastrada”; c) “Flor invocara a intercessão daquele que para ela tudo podia na terra”; d) “Digo-lhe eu, Arnaldo Louredo que nunca menti a homem”; e) “o movimento de generosa simpatia e fraternidade que despertara em sua alma a tristeza do boi vencido”.

25) EFOMM - Estabeleça correspondência da coluna direita com a esquerda e, em seguida, assinale a opção correta quanto à palavra se: 1) Come-se bem naquele restaurante ( ) pronome apassivador

Esse arquivo que você acaba de pegar é da FileWarez. Visite o site na internet: http://www.filewarez.com.

Não dê crédito as pessoas que apenas copiam arquivos de outro site!!! Os créditos são de quem realmente UPA o arquivo para FileWarez. Esse ebook foi upado por Murilo Bauer!!!

2) Foi-se embora ( ) indeterminação do sujeito 3) Ele não se deu descanso ( ) partícula expletiva 4) Levantou-se e saiu ( ) objeto direto 5) Cumpra-se o regulamento. ( ) objeto indireto a) 5 - 1 - 4 - 3 - 2; b) 2 - 5 - 4 - 3 - 1; c) 3 - 2 - 1 - 5 - 4; d) 5 - 1 - 2 - 4 - 3; e) 4 - 5 - 3 - 2 - 1.

26) Magistério - RJ - Faz-se erroneamente a classificação sintática do pronome relativo, na opção: a) “Mas eu não sei o que sou (...)” (predicativo) b) “O abismo que há entre o espírito e o coração.” (objeto direto) c) “O caderno que você desejava que eu trouxesse é caro.” (objeto direto) d) “O peão acabara de selar o cavalo, que puxara para fora da ramada.” (objeto direto) e) “Esclareceu que adiava a aquisição de uma chaleira de que andava muito necessitado” (objeto indireto)

27) Magistério - RJ - “criadas que se dão pressa em responder às visitas que a senhora saiu”

A alternativa em que o se tem o mesmo valor sintático do exemplo acima é: a) “tema que se propôs elucidar” b) “Vêem-se ombros frágeis, quase de vidro” c) “desde que nelas não seja obrigado a se sentar” d) “O taberneiro se arrependeu de sua falta de sagacidade” e) “O céu estava azul, a paisagem estendia-se imensa e tranqüila”

28) Magistério - RJ - Há objeto direto e indireto na opção: a) “Há de no-la contar logo” b) “mas não me satisfazem os informes da História” c) “Nenhum de nós se importaria muito com a verdade” d) “A mocidade precisa transviar-se de alguma maneira” e) “Até os colegas perdiam a paciência com as suas dúvidas.

29) Catanduva - “O medíocre se deu ares de campeão.” O pronome se, nesta oração, é: a) pronome apassivador; b) expletivo; c) pronome indeterminador do sujeito; d) objeto direto; e) objeto indireto.

30) PUC - Assinale a opção na qual o pronome relativo que não exerce a função de objeto direto: a) “Aquele boi que ele tinha ao arção da sela” b) “era o prazer que D. Flor ia ter vendo o valente barbatão marcado com o seu ferro” c) “era finalmente a satisfação do velho capitão-mor, que se encheria de orgulho” d) “o movimento de generosa simpatia e fraternidade que despertara em sua alma a tristeza do boi vencido” e) “Apeou-se e tirou um ferro de marca, da maleta de couro, que trazia à garupa”

31) EFOMM - Assinale a opção em que a expressão grifada tem a função de complemento nominal: a) A curiosidade do homem incentiva-o à pesquisa. b) O receio de errar dificulta o aprendizado das línguas. c) O respeito ao próximo é dever de todos. d) A cidade de Paris merece ser conhecida por todos. e) O coitado do velho mendigava pela cidade.

Esse arquivo que você acaba de pegar é da FileWarez. Visite o site na internet: http://www.filewarez.com.

Não dê crédito as pessoas que apenas copiam arquivos de outro site!!! Os créditos são de quem realmente UPA o arquivo para FileWarez. Esse ebook foi upado por Murilo Bauer!!!

32) ESPCEX - Assinale a alternativa que contém erro de análise sintática. a) Em “A mãe adorava aos filhos”, a expressão “aos filhos” é objeto indireto. b) A frase “compram-se casas” está na voz passiva. c) Na oração “Tolos, já não os há”, “os” é objeto direto pleonástico. d) Em “Correr é bom para a saúde”, “bom” é predicativo do sujeito. Resposta: _

3) AMAN - “O bom funcionário não soube resolvê-la, ninguém na repartição o soube.”

Quanto aos pronomes deste período, para sermos exatos e completos, devemos afirmar que: a) todos estão empregados como objetos diretos; b) um é objeto direto; outro, indireto, ambos oblíquos; c) um é sujeito; os outros, objetos diretos; d) um é sujeito; o outro, objeto direto; e) os três são objetos diretos dos verbos saber e resolver.

34) BANESPA - Assinale a alternativa em que o termo grifado é complemento nominal: a) A enchente alagou a cidade. b) Precisamos de mais informações. c) A resposta ao aluno não foi convincente. d) O professor não quis responder ao aluno. e) Muitos caminhos foram abertos pelos bandeirantes.

35) FASP - “Uma lagartixa passou correndo à sua frente e sumiu-se por entre as macegas.” A palavra se é: a) pronome reflexivo e objeto direto; b) pronome reflexivo recíproco e objeto direto; c) partícula de realce - sem função sintática; d) pronome pessoal oblíquo e objeto direto.

Teste de Revisão nº 09

01) UFRRJ - No período “Saibamos perdoar o comportamento estranho de quem é responsável por nós.” a) o pronome pessoal preposicionado é complemento nominal; b) o pronome relativo preposicionado é agente da passiva; c) o pronome pessoal não preposicionado é adjunto adnominal; d) só existe uma oração reduzida; e) o adjetivo “estranho” é complemento nominal.

02) UFF - Assinale a única frase cuja lacuna não pode ser completada por uma das seguintes combinações de preposição com o relativo cujo, sobre cujo, a cujos, em cujos, de cujas, com cujos. a) Esta é a região _ limites me referi, há pouco. b) Podemos afirmar que é um bom colégio, _ professoras trabalham com grande abnegação. c) Vou apresentar-lhe a pessoa _ casa me hospedei. d) Aqui está o livro _ ilustrações tenho falado com entusiasmo. e) Ele vai mencionar os nomes das pessoas _ donativos se mantém esta admirável instituição.

03) EPCAR - Aponte a frase incorreta: a) Este receio, este proceder meticuloso pode matar-nos. b) Foge-me a visão e a consciência. c) Daqui, nem sempre se vê as pessoas que passam.

Esse arquivo que você acaba de pegar é da FileWarez. Visite o site na internet: http://www.filewarez.com.

Não dê crédito as pessoas que apenas copiam arquivos de outro site!!! Os créditos são de quem realmente UPA o arquivo para FileWarez. Esse ebook foi upado por Murilo Bauer!!! d) A maioria dos candidatos conseguiram aprovação. e) Mais de um orador fez referências elogiosas ao morto.

04) EMC - Assinale a expressão sublinhada que está errada por aparecer indevidamente no plural, em vez do singular, ou vice-versa: a) Atente-se para as suas maneiras polidas. b) Tanta vez o chamei à ordem, mas nunca me atendeu. c) Retirou-se à pressa. d) Muita vez o vimos sentado aqui. e) Não falou comigo; de maneiras que acabou para mim.

05) PUC - RJ - Assinale o exemplo em que a posição do pronome átono é a mais contestada, chegando mesmo os gramáticos a considerá-la irremediavelmente errada para a língua padrão: a) que me não deixavam levar; b) que não deixavam-me levar; c) que não me deixavam levar; d) que não deixavam levar-me.

06) ESPCEX - Entre as alternativas apresentadas, reconheça aquela(s) que poderia(m) ser usada(s) como transformação correta da seguinte frase: “Olhe que estás ficando um moço (...)” a) Olha que estás ficando um moço (...) b) Olhe que está ficando um moço (...) c) Olha que está ficando um moço (...) d) Olhes que estás ficando um moço (...)

07) Álvares Penteado - SP - Indique a alternativa em que todas as palavras são femininas: a) cal, faringe, dó, alface, telefonema; b) omoplata, apendicite, cal, ferrugem; c) criança, cônjuge, champanha, dó, afã; d) cólera, agente, pianista, guaraná, vitrina; e) jacaré, ordenança, sofisma, análise, nauta.

4) Não houve nenhum mal-entendido entre ela e

08) EPCAR 1) Se V. Sª viajar, leve _ o meu filho. 2) Hás de trazer os originais para _ conferir. 3) Quem mais cuida que vive, _ mais sonha. 5) Disse-lhe mais ou menos _ palavras: volte depressa, pois não suporto sua ausência. a) consigo, eu, esse, mim, estas; b) consigo, mim, este, eu, estas; c) consigo, eu, este, mim, essas; d) convosco, eu, esse, mim, estas; e) convosco, mim, esse, eu, estas.

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria, nesse instante.

- Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, Ó Liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!

Esse arquivo que você acaba de pegar é da FileWarez. Visite o site na internet: http://www.filewarez.com.

Não dê crédito as pessoas que apenas copiam arquivos de outro site!!! Os créditos são de quem realmente UPA o arquivo para FileWarez. Esse ebook foi upado por Murilo Bauer!!!

Do que a terra mais garrida, Teus risonhos lindos campos têm mais flores, “Nossos bosques têm mais vida”, “Nossa vida” no teu seio “mais amores”.

- Brasil, um sonho intenso, um raivo vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu risonho e límpido A imagem do Cruzeiro resplandece.

- Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - Paz no futuro e glória no passado!

Quanto às vozes verbais: 1ª As orações contidas em “Ouviram (...) nesse instante (1ª) e “Se o penhor (...) a própria morte” (2ª) estão na voz ativa. 2ª As orações “Nossos bosques têm mais vida” (8ª) e “Brasil, de amor eterno seja símbolo” (10ª) estão na voz ativa. 3ª A oração: ”A imagem do Cruzeiro resplandece” (4ª) transforma-se, na voz passiva analítica, em

“A imagem do Cruzeiro fica resplandecida”. 4ª Em “Brasil, de amor eterno seja símbolo / O lábaro que ostentas estrelado” (10ª), “lábaro” e “tu” são agentes, e “que” e “símbolo”, pacientes. a) É corretas apenas a 1ª. b) São corretas apenas a 2ª e a 4ª. c) São corretas apenas a 1ª e a 3ª. d) São corretas as quatro afirmações.

10) Eng. Sorocaba - A crase está corretamente usada em: a) Não assisto à filmes de guerra. b) A pintura foi executada à óleo. c) Não vou à festa. d) A roupa transpira à suor e à vinho. e) Passeamos à pé todos os dias.

1) EPCAR - Aponte a alternativa cuja classificação do termo em destaque está incorreta: a) “Boanoitei, satisfeito, e ganhei a rua.” (pred. do sujeito) b) “João, depois da última prova, chegou cabisbaixo.” (predicado verbo-nominal) c) “Impossível à moça prestar atenção ao trabalho.” (compl. nominal) d) “Durante o mês de junho, Santarém é muito visitada pelos turistas.” (agente da passiva) e) “A turma escolheu-o para líder.” (predicativo do sujeito)

12) UFF - Nas frases abaixo, em que figuram pronomes relativos, há um exemplo em que o pronome está mal empregado. Assinale-o: a) Os moços com quem falamos são estudantes de Direito. b) Eis a terra donde se colhem tão bons frutos. c) São empresas para as quais aparecem muitos candidatos. d) Mostrar-lhe-ei as canetas de que me sirvo. e) Refiro-me a esse aluno, cujo aluno já nos tem causado tantos dissabores.

13) EPCAR - Todas as concordâncias verbais estão corretas, exceto: a) Era tudo um mar de entusiasmo. b) Seria talvez três e meia quando cheguei.

Esse arquivo que você acaba de pegar é da FileWarez. Visite o site na internet: http://www.filewarez.com.

(Parte 3 de 12)

Comentários