Como desenhar uma Engrenagem Cilindrica Dente Reto no AutoCAD

Como desenhar uma Engrenagem Cilindrica Dente Reto no AutoCAD

Prof. Araújo 1

De posse dos dados do desenho:

Dados:

Número de dentes; Ângulo de pressão; Módulo.

Entrando com estes dados em uma planilha de calculo do Excel, baseado em todas as fórmulas referentes ao calculo dos parâmetros do desenho.

Exemplo:

DESCRIÇÃO SÍMBOLO DADOS ÂNGULO DE PRESSÃO = q = 20

MÓDULO = m = 4,0 Nº DE DENTE = Z = 26 MATERIAL = AÇO

01 Altura Da Cabeça Do Dente a = 4,0 02 Altura Do Dente h = 8,668 03 Altura Do Pé Do Dente b = 4,668 04 Ângulo De Pressão q = 20 05 Ângulo Do Dente a = 3,462 06 Chaveta S = 3,787 07 Comprimento Do Dente l = 24,0 08 Diâmetro Do Círculo De Base Db = 97,728 09 Diâmetro Do Furo d = 18,933 10 Diâmetro Externo De = 112,0 1 Diâmetro Interno Di = 94,664 12 Diâmetro Primitivo Dp = 104,0 13 Espessura Cordal sc = 6,279 14 Espessura Circular E Vão s = v = 6,283 15 Folga No Pé Do Dente e = 0,668 16 Módulo m = 4,0 17 Número De Dente Z = 26 18 Passo P = 12,566 19 Reforço Do Dente K = 5,655 20 Reforço Do Furo Rf = 6,311

Dando inicio ao desenho: 1º Passo:

Traça-se primeiro os eixos de simetria da roda. 1. Aconselho manter sempre ligada a função ORTHO ligada. 2. Configurar a linha no estilo DASHDOT2_(.5X).

3. Espessura ideal 0,05mm.

2º Passo: 1. Desenhar o Diâmetro Primitivo. Como na figura abaixo, com a mesma configuração do eixo de simetria.

Seqüência 1: eixos de simetria

Comandos de desenho:

Menu Superior - Draw – Circle – Center Diameter; ou Barra de ferramentas clicar no ícone Circle Diameter.

Circle Diameter Prof. Araújo 2

3º Passo:

Desenhar os circulo que vão representar o diâmetro externo “De” e o circulo de folga, utilizando o comando OFFSET com distância igual ao valor do módulo “m”, enter, em seguida clicar sobre o circulo do diâmetro primitivo, enter, e novamente clicar dentro e fora do mesmo circulo, enter ou esc, para fechar o comando. Ou utilizar o comando do CIRCLE, e atribuir os valores calculados na planilha do diâmetro externo De e folga Df.

Seqüência 2:

Comandos de desenho:

Menu Superior - Modify – Offset. Barra de ferramentas – clicar no ícone Offset.

Offset

Prof. Araújo 3

Para desenhar o diâmetro interno “Di”, utiliza-se os mesmo comandos da seqüência anterior Offset com o valor igual a folga “e” clica-se no circulo de folga, enter, em seguida clica-se no interior do circulo, ou Circle com o valor igual ao diâmetro interno “Di” calculado na tabela.

Seqüência 2:

Comandos de desenho:

Menu Superior - Modify – Offset = módulo Barra de ferramentas – clicar no ícone Offset.

Prof. Araújo 4

4º Passo:

Desenhar o circulo do furo, utilizando o comando CIRCLE com o valor igual ao calculado na tabela “d”.

Seqüência 3.

Menu Superior - Draw – Circle = d ou; Barra de ferramentas – clicar no ícone Circle Diameter = d.

4º Passo:

Desenhar os círculos que irão corresponder os reforços do dente e do furo, utilizando o comando OFFSET com valores igual a K seleciona-se o círculo do Di e clic-se dentro; repete a operação fazendo igual a “Rf” seleciona-se agora o círculo do furo e clica-se entre o furo e o reforço do dente.

Prof. Araújo 5

5º Passo:7

Desenhar os dentes:

Traça-se a linha que representa o ângulo de pressão do dente utilizando o comando LINE atribuindo a ele um valor igual ou superior ao raio do De. Utilizando a sintasse de coordenadas polar. Ex. @(valor)<(ângulo)

Seqüência 4

Comandos de desenho:

Menu Superior - Draw – Line = @(valor aproximado ao raio do De)<(ang. de pressão). Barra de ferramentas – clicar no ícone.

ângulo de pressão (20,00°) linha traçada pelo comando line = (@Valor<ang.)

Prof. Araújo 6

6º Passo:

Desenhar o perfil do dente:

Com o comando LINE traça-se uma reta perpendicular a linha do ângulo, passando pelo ponto de interseção do eixo de simetria vertical com o circulo do diâmetro primitivo.

Seqüência 5

Comandos de desenho:

Menu Superior - Draw – clic Line – clic interseção, eixo de simetria – circulo primitivo – clic no ponto perpendicular a linha do ângulo. Como mostra a figura. Barra de ferramentas – clicar no ícone.

ângulo de pressão (20,00°) linha traçada pelo comando line = (@Valor<ang.) raio do perfil do dente

Prof. Araújo 7

Seqüência 6

Com o comando CIRCLE traça-se uma circunferência com centro no ponto perpendicular a linha do ângulo e raio igual a reta que passa pelo ponto de interseção do eixo de simetria vertical com o circulo do diâmetro primitivo.

Comandos de desenho:

Menu Superior - Draw – clic Circle – clic centro na perpendicular a linha do ângulo – clic no ponto de interseção do circulo primitivo com o eixo de simetria vertical. Como mostra a figura. Barra de ferramentas – clicar no ícone.

circulo do perfil do dente

Prof. Araújo 8

Seqüência 7

Desenho do Diâmetro de Base:

Com o comando CIRCLE traça-se uma circunferência com centro no centro de todos os círculos do desenho e raio com abertura igual a distâncias dos centros dos círculos ao pé da perpendicular a linha do ângulo.

Comandos de desenho:

Menu Superior - Draw – clic Circle – clic centro das circunferências do desenho, clic raio igual à distância do centro a perpendicular à linha do ângulo. Como mostra a figura. Barra de ferramentas – clicar no ícone.

Circulo do diâmetro de Base (Db) circulo do perfil do dente

Prof. Araújo 9

Prof. Araújo10

Seqüência 7

Desenho do Perfil:

Com o comando TRIM seleciona-se as circunferências do diâmetro externo De e diâmetro de base Db, fig. 1, enter; corta-se o circulo do perfil nas partes interna e externa aos círculos selecionados fig. 2. Em seguida deleta-se o outro lado da circunferência que sobrou, fig. 3.

circulo do perfil do dente

Círculo do diâmetro de Base (Db)

Comandos de desenho:

Menu Superior - Modify – clic Trim – clic sobre os círculos que correspondem aos diâmetros externo De e de Base Db. Como mostra a fig.2 fig. 1

Barra de ferramentas – clicar no ícone.

Seqüência 8 Desenhar uma reta unindo o arco do perfil com o centro dos círculos para completar o perfil, quando o Db for maior que o circulo de folga, como mostra a fig. 4.

Perfil do dente Diâmetro de Base (Db)

Diâmetro externo (De) Perfil do dente

Círculo do diâmetro de Base (Db) fig. 2 fig. 3

Continuação do perfil

Circulo de folga circulo de Base Db fig. 4

Seqüência 9 Em seguida faz-se a concordância da reta com o diâmetro interno Di usando o comando Fillet, como segue:

Modify – Fillet ou clic no ícone correspondente ao comando, apóis o comando estar acionado digite “r” e de enter e entre com o valor do raio e enter, o comando fecha, de enter novamente para abrir o comando já com o novo valor atribuído.

Seqüência 10

Faz-se a divisão sobre o diâmetro primitivo

Dp, igual ao dobro do número de dente da engrenagem.

Utilizando o comando Mirror, selecionando-se os objetos que formam o perfil, Fazse o espelhamento deste perfil pronto em relação a um eixo de simetria entre o centro das circunferências e a um ponto médio na face do dente, como na fig.5.

Se o nº de dente da engrenagem for impar, um dos pontos da divisão coincide com o ponto médio da face do dente e se for par é necessário usar um artifício, como: Unir dois pontos próximos, com um segmento de reta, desliga-se os pontos como segue: Menu Superior – Format – Point Style e seleciona-se campo sem imagem. Como mostra a fig. Abaixo.

face do perfil completo perfil completo perfil completo

Eixo de Simetria para o espelhamento

Concordância espelhada Face espelhada

Ponto médio da reta auxiliar

Centro das circunferências fig. 5

Prof. Araújo 1

Seqüência 1

Com o comando TRIM seleciona-se os arcos grandes do perfil e os arcos da concordância da base do perfil com um clic sobre eles como mostra a fig.6 ao lado e em seguida aperte enter, clic agora nas circunferências que correspondem aos diâmetros externo De e Interno Di, no lado externo aos arcos, como mostra a fig.7.

fig. 7 fig. 6

Em seguida deleta-se um dos arcos de concordância, pode ser o esquerdo ou o direito dos extremos, como na fig.8 ao lado.

Desliga-se a círculo de folga, o círculo de base e as linhas do ângulo de pressão e a linha do raio do perfil.

Ficando ligados os círculos do Dp, reforço do Furo, reforço do Dente e o circulo do Furo, fig.9.

Delete este Ou delete este fig. 8

Seqüência 12 Agora os objetos que formam o perfil do dente estão pontos para completar o desenho. Com a aplicação do comando ARRAY, faremos todas as cópias necessárias para concluir a vista frontal faltando apenas o rasgo de chaveta do desenho 2D da engrenagem.

Prof. Araújo 12 fig. 9

Construa um quadrado de lado igual a quinta parte (d/5), do diâmetro do furo da engrenagem.

Construa fora da engrenagem, trace uma diagonal auxiliar para poder para poder capturar o ponto central do quadrado (ponto médio da diagonal), para que possa inserir no ponto de interseção do círculo do furo com o eixo de simetria vertical da engrenagem.

Com o comando MOVE move-se o quadrado da posição onde foi criado para o ponto de inserção indicado, como mostra a fig. 1. Com o comando TRIM seleciona-se o círculo do furo e enter em seguida clic na parte inferior do quadrado e enter novamente, fig. 12. Repita o comando TRIM, selecione a parte superior do quadrado, enter e clic na parte interna do círculo ao quadrado, fig. 13.

fig. 1 fig. 10

Vista frontal completa fig. 14. Prof. Araújo 13 fig. 13 fig. 12 fig. 14 Prof. Araújo 14

De posse da vista frontal, faz-se a vista lateral, projetando-se os pontos de interseção do eixo de simetria vertical como mostra a fig. 15.

Para que seja feito com precisão é necessário recolocar os círculos dos diâmetros externo e interno da vista frontal como segue o desenho. Faz-se a projeção desses círculos.

Prof. Araújo 15

Comentários