Tutorial excel 97

Tutorial excel 97

(Parte 1 de 5)

Apostila de Excel 97 LEPI - Laboratório de Ensino e Pesquisa em Informática

Apostila de Excel 97

I. Introdução ao Excel

A Importância do Excel como Ferramenta de Trabalhol Área de Trabalhol Barra de Ferramentas Padrãol

I. Manipulação de Dados

Inserido Dadosl Selecionando Múltiplas Célulasl Formatando Célulasl Movimentando, Copiando e Colando: Valores, Fórmulas ou Célulasl Inserindo e Excluindo Linhas e Colunasl Alterando a Largura de Linhas e Colunasl

I. A Utilização de Fórmulas Exercícios

IV. Recursos Automatizados do Excel

Auto Preenchimentol AutoSomal Inserindo Fórmulas através do Assistente de Funçãol

Exercícios

V. Manipulação de uma Pasta de Trabalho e suas Planilhas

Adicionando Planilhas à Pasta de Trabalhol Nomeando Planilhasl Os Conceitos de Salvar e Salvar Comol Abrir uma Pasta de Trabalho Existentel

Exercícios

VI. Construção e Manipulação de Gráficos

O que é um Gráfico?l O que é o Auxiliar Gráficol Gráficos Incorporados e Folhas de Gráficosl Criando um Gráfico em uma Planilhal Selecionando um Gráfico para modificá-lol Movimentando, Dimensionando ou excluindo um Gráficol As Partes de um Gráficol A Área do Gráfico e a Área de Plotageml

Indice do Excel

Formatando a Área do Gráficol Formatando a Área de Plotageml

Exercícios

VII. Impressão de Planilhas

Configurando a Página da Planilhal Visualizando a Impressãol Impressãol Definindo a Área de Impressãol

Exercícios

Indice do Excel

A importância do Excel como ferramenta de trabalho

A planilha eletrônica consiste em uma poderosa ferramenta de apoio à gestão e ao processo de tomada de decisão, dentro de uma empresa ou na vida particular.

Normalmente utilizada para elaboração de tabelas, planilhas em geral, bem como atribuição de fórmulas em busca de resultados rápidos e precisos. Uma planilha eletrônica substitui naturalmente o processo manual ou mecânico de escrituração e cálculos.

Área de Trabalho

Barra de Menu : é nesta barra que podemos encontrar e acessar os recursos que esta planilha eletrônica oferece. Barra de Ferramentas : estas barras contêm botões que representam atalhos para escolher comandos e para trabalhar com o Microsoft Excel. Barra de Fórmulas : tem como finalidade exibir o conteúdo da célula atual e permitir a edição do conteúdo de uma célula. Célula Ativa : é uma célula selecionada (normalmente para ser utilizada). Marcadores de Planilhas : servem para selecionar uma página da pasta de trabalho. Esses marcadores recebem automaticamente os nomes de Plan1, Plan2 etc., mas podem ser renomeados. Linha de Status : Tem como finalidade exibir mensagens orientadoras ou de advertência sobre os procedimentos que estão sendo executados, assim como sobre o estado de algumas teclas do tipo liga-desliga, como a tecla NumLock, END, INS etc. Barras de Rolagem : são através destas barras que podemos nos movimentar mais rapidamente dentro das planilhas. Pasta de Trabalho ou Workbook: o Excel trabalha com o conceito de pasta ou livro de trabalho, onde cada planilha é criada como se fosse uma pasta com diversas folhas de trabalho.

Barras de Ferramenta Padrão

Corretor Ortográfico

Este ícone é utilizado quando se deseja passar o Corretor Ortográfico na planilha com a finalidade de corrigir eventuais erros de ortografia.

Ferramenta Pincel

A Ferramenta Pincel é utilizado para se copiar formatos como cores de fundo, cores de texto, tipos de fonte etc, de uma célula para outras células. Observando que apenas os formatos e não o conteúdo serão copiados.

Para tanto, é necessário que se escolha, inicialmente, a célula origem na qual está o formato

a ser copiado. Clique no ícone Ferramenta Pincel . Arraste o seletor do mouse para a célula destino e clique novamente o botão esquerdo do mouse. Podemos também selecionar não apenas uma célula mas uma faixa de célula.

Classificar em ordem crescente e decrescente

O Excel permite a classificação de listas alfanuméricas e numéricas em ordem crescente e decrescente.

Assim, é preciso que se selecione as células que contenham a lista e basta pressionar os

ícones de classificação crescente ou decrescente .

Desenho O ícone Desenho , uma vez pressionado faz aparecer a barra de ferramentas Desenho:

Esta barra, como as outras, permite o criação de retas, ovais, setas etc. Clicando nos ícones e arrastando o seletor do mouse sobre a planilha ou gráfico, pode-se criar o desenho.

Para locomover a barra de ferramentas Desenho, clique com o botão esquerdo, mantendo pressionado o mesmo, na palavra "Desenho" e arraste para um local que não o atrapalhe.

Para desativar a barra Desenho clique novamente sobre o ícone Desenho . Barra de Ferramentas para editar um texto na Planilha

Nessa barra encontra-se as ferramentas necessárias para formatar textos das células, personalizando as planilhas. Para cada ícone, é possível saber qual é a sua função, apenas posicionando a seta do mouse em cima daquele desejado.

Ajuda

O botão Ajuda inicia um assistente de ajuda. Esse assistente pesquisa as dúvidas do usuário através de tópicos (ou palavras-chave) e apresenta possíveis soluções para a dúvida ou problema.

Inserindo Dados As informações (ou dados) numa célula são classificadas em: Textos Valores Fórmulas Funções

Todas elas são inseridas de forma muito simples, sendo que cada uma deve ser inserida, de forma individual, em cada célula. Por exemplo, se o usuário inserir, na mesma célula, um texto qualquer seguido de um valor ou fórmula, estes se tornarão somente um texto, não ocorrendo o funcionamento da fórmula. Por outro lado, se for inserida uma fórmula seguida de um valor ou texto, ocorrerá erro de fórmula.

Para que determinado dado seja inserido em determinada célula, posicione a seta do mouse na célula desejada e digite o texto, teclando ENTER logo após ou clicando o botão de entrada na Barra de Fórmulas.

Para que a entrada seja cancelada, clique no botão cancela entrada na Barra de Ferramentas, ou tecle <ESC>, ou selecione a célula desejada e tecle <DEL>.

É possível alterar o conteúdo de uma célula, editando os dados através da Barra de Fórmulas ou na própria célula, ou ainda utilizando a tecla <F2>.

(Parte 1 de 5)

Comentários