04 lição 2 - Modelamento Básico

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Lição 2

Modelamento Básico

Esta lição discute as considerações que você faz antes de criar uma peça, e mostra o processo de criação de uma peça simples.

Terminologia A mudança para 3D traz algumas novas terminologias. O SolidWorks emprega muitos termos que vão se tornar familiares a você durante o uso deste produto. Muitos termos você reconhecerá porque vêm do projeto e da fabricação, tais como cuts (cortes) e bosses (adições de materiais).

Entidade Todos os cortes, adições, planos e sketches que você cria são considerados entidades. Entidades a partir de sketch são aquelas baseadas em sketches (boss e cut), entidades aplicadas são baseadas nas arestas ou faces (arredondamentos e chanfros).

Plano Os planos são infinitos. Eles são representados na tela por arestas visíveis. São usados como a superfície de sketch primária para criação de entidades boss, cuts, etc.

Extrusão Embora existam muitas maneiras de criar entidades e formar o sólido, nesta lição, só serão discutidas extrusões. Uma extrusão estende um perfil ao longo de um caminho normal ao plano do perfil, por uma certa distância. O movimento ao longo do caminho formará o modelo sólido.

Sketch No SolidWorks, o nome usado para descrever um perfil 2D é sketch. Sketches são criados em faces planas e planos do modelo. Eles são, geralmente, usados como a base para bosses e cuts, embora eles possam existir independentemente.

Adições de Material Adições de material (boss) são usadas para adicionar material a um modelo. A entidade inicial é chamada entidade base e é sempre uma boss. Após a entidade base, você pode adicionar mais bosses, quantas forem necessárias, para completar um projeto.Tal como a base, todas as bosses começam com um sketch.

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Cut Um corte (cut) é usado para remover material de um modelo. Ele é o oposto da boss. Como a boss, o cut precisa de um sketch 2D, e remove material por extrusão, revolução ou outros métodos que aprenderemos.

Arredondamentos Arredondamentos são geralmente adicionados a um sólido, não a um sketch. Pela natureza das faces adjacentes que formam a aresta, o sistema sabe se deve criar um arredondamento removendo ou adicionando material.

Intenção de Projeto Como o modelo deve ser criado e alterado, é considerada a intenção de projeto. Conexões entre entidades e a seqüência de sua criação tudo contribui para a intenção de projeto.

Escolhendo o Melhor Perfil

Este é o perfil que, quando extrudado, gerará mais informações do modelo que qualquer outro perfil. Olhe o modelo que você pretende desenhar e tente visualizar qual perfil seria o melhor.

Exemplo de Escolha No gráfico a seguir, três perfis potenciais são mostrados. Embora qualquer um destes perfis possa ser usado para criar o modelo, alguns são melhores que os outros, resultando em menos tarefas ou passos, para a conclusão do modelo. O melhor será escolhido e usado para criar a base do modelo. Os prós e contras de cada um serão discutidos.

Perfil A O perfil A fornece um perfil retangular que é muito mais largo que o modelo. Isto nos traria muitos cuts e bosses para remover e/ou adicionar material, criar detalhes, e completar o modelo.

Perfil B Usando um bloco em "L" para o modelo, este perfil fornece um bom bloco base, mas requer trabalho extra para formar o arredondado final.

Perfil C Este oferece o melhor perfil. Duas outras bosses são necessárias para completar o perfil. Um cut e um arredondamento completam a tarefa.

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Algumas Outras Peças Veja algumas outras peças para determinar qual o melhor perfil? As respostas seguem abaixo:

Qual perfil é melhor?

Qual perfil é melhor?Qual perfil é melhor?

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Respostas: A-Right D-Front H-Top.

Plano de Sketch

Já que o melhor perfil está escolhido, o próximo passo é decidir qual plano usar para traçar o sketch. O SolidWorks fornece 3 planos de referência, descritos a seguir:

Planos de Referência São os três planos: Plane1, Plane2 e Plane3, que aparecem no FeatureManager. Cada plano é infinito, mas tem bordas para sua visualização e seleção. Cada plano passa pela de origem e é perpendicular aos outros.

Os planos podem ser renomeados. Neste curso os nomes Front, Top e Right, serão trocados pelos nomes padrão, respectivamente. Esta convenção de nomes é usada em outros sistemas CAD, e é aceita por muitos usuários.

Os planos são infinitos, mas são mais facilmente visualizados no formato de uma caixa aberta, conectada à origem. Usando esta analogia, as faces internas da caixa são potenciais planos de sketch.

Posicionamento do Modelo As peças serão colocadas dentro da caixa três vezes. Em cada vez o melhor perfil estará em contato ou será paralelo a um dos três planos. Embora existam várias combinações, as escolhas são limitadas a três para este exercício.

Existem inúmeras coisas a considerar quando escolhemos o plano do sketch. Duas são aparência e a orientação da peça em uma montagem. A aparência impõe como a peça será colocada nas vistas padrão, tais como a Isometric.

A orientação da peça em uma montagem determina como ela está para ser posicionada em respeito a outras peças encaixadas.

Orientação do Modelo para Desenhos Outra consideração a ser feita quando decidimos qual plano de sketch usar é como queremos que o modelo apareça no detalhamento. Podemos construir um modelo no qual a vista frontal, seja a mesma vista frontal no detalhamento. Isto poupa tempo durante o detalhamento porque podemos usar vistas pré-definidas.

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No primeiro exemplo, o melhor perfil está em contato com o plano Top.

Neste segundo exemplo, ele está em contato com o plano Front.

O último exemplo mostra o melhor perfil em contato com o plano Right.

Plano Escolhido: A orientação do plano Top parece ser a melhor. Ela indica que o melhor perfil deveria ser desenhado no plano Top do modelo.

Como aparece no desenho

Após uma escolha cautelosa de qual plano será usado, as vistas são facilmente geradas no detalhamento.

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Detalhes da peça

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