Introdução a Sistemas de Informação

Agenda

  • Tipos de Sistemas de Informação;

  • Integração de Funções e Processos de negócios:

    • Gerenciamento da cadeia de suprimentos;
    • Comércio Colaborativo;
    • Sistemas Integrados.
  • Sistemas Internacionais;

  • Exercício.

Tipos de Sistemas de Informação

Tipos de Sistemas de Informação

Tipos de Sistemas de Informação

  • Sistemas de Processamento de Transações (SPT) ou Transacionais:

  • Sistemas computadorizados básicos que implementam transações rotineiras da empresa.

  • Características:

    • Entradas: eventos, transações;
    • Saídas: Relatórios detalhados ou resumos;
    • Usuários: operadores e supervisores.

Tipos de Sistemas de Informação

    • Exemplo: SPT de Folha de Pagamentos:
    • Figura 3.3: SPT para Folha de Pagamentos (Laudon,2004).

Tipos de Sistemas de Informação

  • Sistemas de Trabalhadores do Conhecimento (STC) e Sistemas de Automação de Escritórios

  • Sistemas de apoio na geração de conhecimento e de dados.

  • Características:

    • Entradas: Especificação de projetos e conteúdos não digitais;
    • Saídas: Projetos, gráficos e documentos digitais;
    • Usuários: Trabalhadores de Conhecimento e Trabalhadores dos Dados

Tipos de Sistemas de Informação

  • Sistemas de Informação Gerencial (SIG)

  • Atendem ao nível gerencial: planejamento e controle.

  • Características:

    • Entradas: Alto volume de dados dos Sistemas Transacionais.
    • Saídas: Relatórios e sumários executivos
    • Usuários: Gerentes de nível médio.

Tipos de Sistemas de Informação

Tipos de Sistemas de Informação

  • Sistemas de Apoio a Decisão (SAD)

  • Sistemas de apoio gerencial que apoiam na tomada de decisão não usual.

  • Características:

    • Entradas: pequeno volume de dados;
    • Saídas: Análise de decisão
    • Usuários: Gerentes de nível médio.

Tipos de Sistemas de Informação

  • Exemplo de Sistema Apoio a Decisão

  • Figura 3.5: Sistema de Estimativa de Transportes (Laudon, 2003)

Tipos de Sistemas de Informação

  • Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE)

  • Sistemas que atendem ao nível estratégico da organização.

  • Características:

    • Entradas: dados agregados;
    • Saídas: Projeções
    • Usuários: Gerentes Seniores.

Tipos de Sistemas de Informação

  • Exemplo de um Sistema Apoio ao Executivo

  • Figura 3.6: Modelo de um SAE (Laudon, 2003)

Tipos de Sistemas de Informação

  • Inter-relacionamento entre os sistemas

  • Figura 3.7: Inter-relacionamento entre Sistemas (Laudon, 2003)

Integração de Processos de Negócios

  • Processos de Negócios Trans-funcionais

  • Processos de Negócios que integram vários áreas funcionais de uma empresa: vendas, marketing, produção, etc.

Integração de Processos de Negócios

  • Exemplo de Integração de Processos de Negócios: Processamento de Pedidos:

  • Figura 3.8: Processamento de Pedidos (Laudon, 2003)

Integração de Processos de Negócios

  • Gerenciamento de relações com o cliente (CRM)

  • Integra todos os processos de negócio que interagem com o cliente.

  • Característica:

    • Uso de Sistemas de Informação para coordenar os processos de negócio desse relacionamento.

Integração de Processos de Negócios

  • Gerenciamento de relações com os clientes

  • Figura 3.9: Conjunto de aplicações integradas para abordar todos os aspectos de relacionamento com Clientes (Laudon, 2003)

Integração de Processos de Negócios

  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

  • Gerenciamento integrado dos processos de negócios: compra, fabricação e movimentação de produtos.

  • Características:

    • Integra fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientes;
    • Redução de custos de estoques;
    • Inclui logística reversa.

Integração de Processos de Negócios

  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

  • Figura 3.10: Cadeia de Suprimentos (Laudon, 2003)

Integração de Processos de Negócios

  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

  • Sistemas Utilizados:

  • Sistemas de planejamento da cadeia de suprimentos: permitem a uma empresa gerar previsões de demanda para um produto e desenvolver planos de aquisição de matérias-primas e de fabricação para aquele produto

  • Sistemas de execução da cadeia de suprimentos: Gerenciam o fluxo de produtos através de centrais de distribuição e depósitos.

Integração de Processos de Negócios

  • Comércio Colaborativo e Redes Setoriais

Integração de Processos de Negócios

  • Comércio Colaborativo e Redes Setoriais

  • Figura 3.11: Exemplo de Comércio colaborativo (Laudon, 2003)

Integração de Processos de Negócios

  • Sistemas Integrados

  • Integram várias áreas funcionais em processos de negócios que abrange a empresa toda;

  • Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (Enterprise Resource Planning).

Integração de Processos de Negócios

  • Sistemas Integrados

  • Exemplo: Visão tradicional (não integrada)

  • Figura 3.12: Sistemas autônomos (Laudon, 2003)

Integração de Processos de Negócios

  • Sistemas Integrados

  • Exemplo: Visão Integrada

  • Figura 3.13: Sistemas integrados (Laudon, 2003)

Sistemas Internacionais de Informação

  • Empresas Globais

  • Organização das empresas internacionais:

  • Exportadora nacional: centralização das atividades no país de origem;

  • Multinacional: Administração e controle financeiro no país de origem, mas descentraliza operações de produção, vendas e marketing;

Sistemas Internacionais de Informação

  • Empresas Globais

  • Organização das empresas internacionais:

  • Franqueadora: O produto é criado, projetado, financiado e fabricado no país de origem, mas depende de pessoal no exterior para produção, marketing e recursos humanos adicionais;

  • Transnacional: Nao tem sede nacional; as atividades agregadoras de valor são gerenciadas globalmente, usando das vantagens competitivas locais.

Sistemas Internacionais de Informação

  • Empresas Globais

  • Configuração do Sistema Global

  • Tabela 3.1: Configuração do Sistema Global (Laudon, 2003)

Bibliografia

  • LAUDON K.C. & LAUDON J.P. Management Information Systems, Capítulo 2.

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