pro2208 aula 21 Oligopolio apresentaþÒo 8

pro2208 aula 21 Oligopolio apresentaþÒo 8

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

PRO 2208 Introdução à Economia

PRO 2208 PRO 2208

IntroduIntroduçção ão ààEconomia Economia

Oligopólios

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

Entre os Mercados Competitivos e os Monopólios

Entre os Mercados Competitivos e os Entre os Mercados Competitivos e os

MonopMonop óóliolio s s

Competição imperfeita

Competição imperfeita

Estruturas de mercado que se situam entre os mercados competitivos e os monopólios

Estruturas de mercado que se situam entre os mercados competitivos e os monopólios

Nesses casos as empresas não enfrentam o mesmo grau de competição dos mercados competitivos, e não são tomadoras de preço

Nesses casos as empresas não enfrentam o mesmo grau de competição dos mercados competitivos, e não são tomadoras de preço

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

Mercados com Competição Imperfeita

Mercados com CompetiMercados com Competiçção Imperfeita ão Imperfeita

Oligopólios pequeno número de competidores, cada um oferecendo produtos similares ou idênticos

Oligopólios pequeno número de competidores, cada um oferecendo produtos similares ou idênticos

Competição Monopolística

Grande número de empresas, cada um oferecendo produtos que não são similares ou idênticos

Competição Monopolística

Grande número de empresas, cada um oferecendo produtos que não são similares ou idênticos

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

Quatro Tipos de Mercado

Quatro Tipos de Mercado Quatro Tipos de Mercado

Água encanada Distribuição de energi a

Monopólio

Livros Software

Competição Monopolística

Aço para construção Resinas plásticas

Oligopólio

Número de Empresas Número de Empresas

Leite Legumes

Competição Perfeita

Tipode Produtos Tipode Produtos

Produtos IdênticosProdutos diferenci ados Uma

Empresa

Poucas Empresas

Muitas Empresas

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

Característica dos Oligopólios

CaracterCaracteríística dos Oligstica dos Oligopopóólios lios

Devido ao pequeno número de competidores, a principal característica dos Oligopólios éa tensão entre competição (interesse próprio) e cooperação

Devido ao pequeno número de competidores, a principal característica dos Oligopólios éa tensão entre competição (interesse próprio) e cooperação

Pequeno número de empresas Pequeno número de empresas

Melhor solução: produzir pouco e cobrar preços acima do custo marginal

Melhor solução: produzir pouco e cobrar preços acima do custo marginal

As empresas são interdependentes As empresas são interdependentes

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

Exemplo: Duopólio

Exemplo: DuopExemplo: Duopóólio lio

Duopólio: oligopólio com dois competidores

Tipo mais simples de oligopólio

Duopólio: oligopólio com dois competidores

Tipo mais simples de oligopólio

Qua ntida de Preço

Exemplo:

Duas fontes de água potável

Custo de produção = 0

Exemplo:

Duas fontes de água potável

Custo de produção = 0

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

Competição, Monopólios e Cartéis

CompetiCompetiçção, Monoão, Monoppóóliolios e Carts e Cartééis is

Se o mercado fosse perfeitamente competitivo:

O preço seria levado a se igualar ao custo marginal:

P = CMg= $0 Q = 120 litros

Se o mercado fosse perfeitamente competitivo:

O preço seria levado a se igualar ao custo marginal:

P = CMg= $0 Q = 120 litros

Se houvesse somente um fornecedor (monopólio):

O preço seria aquele para o qual o lucro émáximo

P= $60 Q = 60 litros

Se houvesse somente um fornecedor (monopólio):

O preço seria aquele para o qual o lucro émáximo

P= $60 Q = 60 litros

Qual o comportamento do duopólio? Qual o comportamento do duopólio?

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

Comportamento do Duopólio

Comportamento do DuComportamento do Duopopóólio lio

As empresas podem concordar em agir com um monopólio

As empresas podem concordar em agir com um monopólio

Conluio ou Colusão acordo entre empresas para evitar a concorrência, estabelecendo quantidades a serem produzidas ou preços a serem cobrados

Conluio ou Colusão acordo entre empresas para evitar a concorrência, estabelecendo quantidades a serem produzidas ou preços a serem cobrados

Cartel

Grupo de empresas agindo explicitamente como se fossem um monopólio

Cartel

Grupo de empresas agindo explicitamente como se fossem um monopólio

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

Competição, Monopólios e Cartéis

CompetiCompetiçção, Monoão, Monoppóóliolios e Carts e Cartééis is

Embora os oligopólios gostassem de agir como cartéis e ter lucros de monopólio, leis proíbem acordos de preços entre as empresas, para proteger o interesse público

Embora os oligopólios gostassem de agir como cartéis e ter lucros de monopólio, leis proíbem acordos de preços entre as empresas, para proteger o interesse público

Além disso, acordos são difíceis devido ao comportamento oportunista das e mpresas

Além disso, acordos são difíceis devido ao comportamento oportunista das e mpresas

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

Equilíbrio do Oligopólio

EquilEquilííbrio do Oligopbrio do Oligopóólio lio

As empresas estabelecem suas estratégias de produção e preços observando as estratégias de seus concorrentes

As empresas estabelecem suas estratégias de produção e preços observando as estratégias de seus concorrentes

Quando as empresas em um oligopólio escolhem suas estratégias procurando maximizar o resultado individual, elas produzem uma quantidade maior que o monopólio, porém menor que o mercado competitivo

Quando as empresas em um oligopólio escolhem suas estratégias procurando maximizar o resultado individual, elas produzem uma quantidade maior que o monopólio, porém menor que o mercado competitivo

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

Equilíbrio do Oligopólio

EquilEquilííbrio do Oligopbrio do Oligopóólio lio

A quantidade produzida émaior que no monopólio, e menor que no mercado competitivo

A quantidade produzida émaior que no monopólio, e menor que no mercado competitivo

Os preços são menores que no monopólio, e maiores que no mercado competitivo

Os preços são menores que no monopólio, e maiores que no mercado competitivo

Os lucros são menores que no oligopólio Os lucros são menores que no oligopólio

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

Tamanho do Oligopólio

Tamanho do OligopTamanho do Oligopóólio lio

O aumento do número de empresas tem os seguintes efeitos

O aumento do número de empresas tem os seguintes efeitos

Aumento da quantidade ofertada: como os preços estão acima do custo marginal, um aumento na quantidade aumenta os lucros

Aumento da quantidade ofertada: como os preços estão acima do custo marginal, um aumento na quantidade aumenta os lucros

O aumento na oferta leva a uma redução de preços, e uma redução no lucro unitário

O aumento na oferta leva a uma redução de preços, e uma redução no lucro unitário

O aumento do número de competidores leva o oligopólio cada vez mais perto de um mercado competitivo

O aumento do número de competidores leva o oligopólio cada vez mais perto de um mercado competitivo

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

Economia da Cooperação: Teoria dos Jogos

Economia da CooperaEconomia da Cooperaçção: Teoria dos Jogos ão: Teoria dos Jogos

Teoria dos jogos: estudo de como as pessoas se comportam em situações estratégicas

Teoria dos jogos: estudo de como as pessoas se comportam em situações estratégicas

Decisões estratégicassão aquelas onde a pessoa deve decidir considerando como os outros participantes reagirão àsua decisão

Decisões estratégicassão aquelas onde a pessoa deve decidir considerando como os outros participantes reagirão àsua decisão

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

Economia da Cooperação

Economia da CooperaEconomia da Cooperaçção ão

Como o número de empresas em um oligopólio épequeno, cada uma deve decidir estrategicamente(i.e., considerando a reação das outras empresas)

Como o número de empresas em um oligopólio épequeno, cada uma deve decidir estrategicamente(i.e., considerando a reação das outras empresas)

Cada empresa sabe que seus lucros dependem não sóda quantidade que ela produz, mas das quantidades produzidas pelos outros

Cada empresa sabe que seus lucros dependem não sóda quantidade que ela produz, mas das quantidades produzidas pelos outros

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

O Dilema do Prisioneiro

O Dilema do Prisioneiro O Dilema do Prisioneiro

O dilema do prisioneiro éum jogo clássico que mostra as dificuldades de se conseguir cooperação entre jogadores

O dilema do prisioneiro éum jogo clássico que mostra as dificuldades de se conseguir cooperação entre jogadores

Dilema do Prisioneiro

Dois criminosos foram presos por um pequeno delito, mas existem suspeitas do seu envolvimento em um grande crime. Eles serão interrogados separadamente e simultaneamente. Se cada um permanecer em silêncio quanto ao crime, cada um teráuma pena de 1 ano pelo delito menor. Se somente um confessar e incriminar o outro, teráliberdade enquanto o outro cumpriráuma pena de 20 anos. E os dois confessarem, a pena é dividida e reduzida para 8 anos para cada um.

Dilema do Prisioneiro

Dois criminosos foram presos por um pequeno delito, mas existem suspeitas do seu envolvimento em um grande crime. Eles serão interrogados separadamente e simultaneamente. Se cada um permanecer em silêncio quanto ao crime, cada um teráuma pena de 1 ano pelo delito menor. Se somente um confessar e incriminar o outro, teráliberdade enquanto o outro cumpriráuma pena de 20 anos. E os dois confessarem, a pena é dividida e reduzida para 8 anos para cada um.

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

O Dilema do Prisioneiro: possibilidades

O Dilema do Prisioneiro: possibilidades O Dilema do Prisioneiro: possibilidades

Prisioneiro 1

Confessa

Confessa P1tem pena de8 anos

P2tem pena de 8 anos

P1tem pena de20 anos

P2 ésolto

P1 ésolto P2tem pena de 20anosP1 tem pena de 1 ano

P2 tem pena de 1 ano

Não Confessa

Nã o Confessa

Prisioneiro 2

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

O Dilema do Prisioneiro

O Dilema do Prisioneiro O Dilema do Prisioneiro

Estratégia dominante éa melhor estratégia a ser seguida por um jogador independentemente das ações dos outros jogadores

Estratégia dominante éa melhor estratégia a ser seguida por um jogador independentemente das ações dos outros jogadores

A melhor estratégia individual é confessar (pena de 0 ou 8 anos)

A melhor estratégia individual é confessar (pena de 0 ou 8 anos)

Se os dois não confessarem, a pena para ambos éde apenas 1 ano

Se os dois não confessarem, a pena para ambos éde apenas 1 ano

Mas, se um confessar e ou outro não, tem pena de 20 anos

Mas, se um confessar e ou outro não, tem pena de 20 anos

Confessar ou não confessar, eis a questão...

Confessar ou não confessar, eis a questão...

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

O Dilema do Prisioneiro

O Dilema do Prisioneiro O Dilema do Prisioneiro

O dilema do prisioneiro ilustra porque a cooperação entre jogadores difícil de ser mantida. Ela vai contra o interesse individual de cada jogador

O dilema do prisioneiro ilustra porque a cooperação entre jogadores difícil de ser mantida. Ela vai contra o interesse individual de cada jogador

Mesmo que os dois tivessemfeitoum acordopréviode silêncio, cadaum precisaria confiar que o acordonãoseria quebrado

Mesmo que os dois tivessemfeitoum acordopréviode silêncio, cadaum precisaria confiar que o acordonãoseria quebrado

Do pontode vista de vantagemindividual, a cooperação éirracional

Do pontode vista de vantagemindividual, a cooperação éirracional

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

Oligopóliose o Dilemado Prisioneiro

OligopOligopóóliosliose o e o DilemaDilemado do Prisioneiro Prisioneiro

Empresasenfrentamo mesmotipode dilema.

Mesmo que elas tenham feitoum conluio, épreciso confiar que nenhuma vai quebraro acordo

Empresasenfrentamo mesmotipode dilema.

Mesmo que elas tenham feitoum conluio, épreciso confiar que nenhuma vai quebraro acordo

Um comportamento oportunistade uma empresa vailhe trazer lucros maiores

Um comportamento oportunistade uma empresa vailhe trazer lucros maiores

Oligopólios muitas vezes acabam por alcançar cooperação porque jogam o Dilema do Prisioneiro diversas vezes em seqüência

Oligopólios muitas vezes acabam por alcançar cooperação porque jogam o Dilema do Prisioneiro diversas vezes em seqüência

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

Exemplo: Irãx Iraque

ExemploExemplo: : IrãIrãx x Iraque Iraque

Iraque

Alta Produção

Iraque fatura $40bi

Irãfatura$40 bi

Iraquefatura$30 bi

Irãfatura$60 bi Iraquefatura$60 bi

Irãfatura$30 bi

Iraquefatura$50 bi Irãfatura$50 bi

Irã

Baixa Produção

Alta Produção BaixaProdução

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

Exemplo: Guerra Fria

ExemploExemplo: Guerra : Guerra Fria Fria

Estados Uni dos

Armar Risco para EUA

Risco para USSR

Risco para EUA EUA vulnerável

Segurança para USS R Poder para USSR

Segurança para EUA

Segurança para USSR Des armar

União Soviética Segurança para EUA

Poder para EUA

Risco para URSS URSS vulnerável

Armar Des armar

A corridaarmamentistaEUA x URRS A corridaarmamentistaEUA x URRS

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

Exemplo: Publicidadede cigarros nos EUA

ExemploExemplo: : PPublicidadeublicidadede cigarros nos EUA de cigarros nos EUA

Marlboro

Faz publicidade

Não faz publicidade

Camel

Faz publicidade Não faz publicidade

PRO 2208 Prof. Davi Nakanoe Profa. Sandra Rufino

Organização de Oligopólios

OrganizaOrganizaçção de Oligopão de Oligopóólios lios

Cartéis Perfeitos

Cartéis

Perfeitos Acordos formais de preços e volumes entre empresas

Acordos formais de preços e volumes entre empresas

Cartéis Imperfeitos

Cartéis Imperfeitos

Não existem acordos formais

Não existem acordos formais

Modelos Liderança –Preço

A empresa líder fixa os preços e éseguida pelos demais

Modelos Liderança –Preço

A empresa líder fixa os preços e éseguida pelos demais

Comentários