Jornal Universit

Jornal Universit

(Parte 1 de 7)

Impresso

99129-5/2002-DR/SC UFSC

Museu popular e acadêmico

Jornal

Universitário Universidade Federal de Santa Catarina - Junho de 2010 - Nº 411

Comunicação pública na Universidade p. 2

Editorial

Alimentos do São Francisco p. 12

Exposição

Haddad confere obras no campus p. 4

Expansão

Reconhecimento à produção científica p. 5

Destaque

Serão quase 9 mil metros quadrados divididos em uma área principal de laboratórios leves, que não envolvem a movimentação de equipamentos de grande porte, e outra de laboratórios pesados

Mallarmé puxa projeto editorial p. 9 e 1

Leitura Petróleo ganha instituto da UFSC no Sapiens Parque

Apresentado no final de 2009, o Instituto do

Petróleo, Gás e Energia (INPetro) é resultado da parceria entre a UFSC e a Petrobras e soma investimentos de R$ 32 milhões. A expectativa é de que a construção seja finalizada em dezem- bro deste ano e o INPetro entre em operação em março de 2011. Até o final do segundo ano, espera-se gerar cerca de 150 empregos e, em longo prazo, contratar 500 pessoas e envolver cerca de 300 pesquisadores.

p. 10

Tornar a relação entre as comunidades acadêmica e indígena mais transparente, ética e solidária foi a motivação do debate realizado no Museu Universitário no mês de maio. “Retorno de coleções museológicas às comunidades de origem” trouxe lideranças Guarani à Universidade para ajudarem a definir o destino e o significado das coleções de artefatos indígenas

Contando com 70 funcionários do quadro e 136 vigilantes terceirizados, a Segurança do campus se estruturou para enfrentar a violência e o roubo nos 1 centros de ensino, pes-

Segurança: monitoramento contra o medo quisa e extensão. A UFSC também está se mobilizando para atender às novas demandas criadas com os campi de Curitibanos,

Joinville e Araranguáp. 8

Foto: Divulgação

Foto: Maria Luiza Gil

UFSC - Jornal Universitário - Nº 411 - Junho de 2010 - PÁG 2 Expediente

Caiu na cesta Moacir LothA comunicação cuida da saúde da instituição

Elaborado pela Agecom - Agência de Comunicação da UFSC Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476 CEP 88040-970, Florianópolis - SC w.agecom.ufsc.br, agecom@edugraf.ufsc.br Fones: (48) 3721-9233 e 3721-9323. Fax: 3721-9684

Diretor e Editor Responsável: Moacir Loth - SC 00397 JP Coord. de Divulgação e Marketing/Redação: Alita Diana (Jornalista) Arley Reis (Jornalista) Artemio R. de Souza (Jornalista) Celita Campos (Jornalista) Claudia Mebs Nunes (Bolsista) Felipe Luiz da Costa (Bolsista) Fernanda Burigo (Bolsista) Gabriella Mendez Cardoso Bridi (Bolsista) Ingrid Tabares Fagundez (Bolsista) Mara Paiva (Jornalista) Margareth Rossi (Jornalista) Natália Izidoro (Bolsista) Paulo Clóvis Schmitz (Jornalista) Paulo Fernando Liedtke Vinícius Schmidt (Bolsista) Fotografia: Carolina Dantas (Bolsista) Maria Luiza de Oliveira Gil (Bolsista) Paulo Noronha Arquivo Fotográfico Ledair Petry Tania Regina de Souza Editoração e Projeto Gráfico: Jorge Luiz Wagner Behr Cláudia Schaun Reis (Jornalista) Divisão de Gestão e Expediente: João Pedro Tavares Filho (Coord.) Beatriz S. Prado (Expediente) Rogéria DEl Rei S. S. Martins Romilda de Assis (Apoio) Impressão: Floriprint

“Frase

Do Editor

“Nunca tive a necessidade de aprender a viver. A esse respeito, já sabia de tudo ao nascer”

Albert Camus, em A queda

Chegamos a dois anos de gestão tendo muito a comemorar; mas com a clara percepção de que ainda há muito por realizar nos próximos dois anos de mandato. Percebemos a UFSC com muita vitalidade e dinamismo e, sobretudo, madura e harmônica. (Alvaro Toubes Prata, reitor da UFSC)

Comunicação pública. Além de ganhar o livro Santos e Pecadores (EdUFSC), de Artemio Reinaldo de Souza, Jorge Duarte, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, recebeu a tese de doutorado de Paulo Liedtke, intitulada Governando com a mídia: duplo agenciamento e enquadramento no Governo Lula (2003-2006). Jorge repassará a tese à equipe. Os originais do futuro livro encontram-se na EdUFSC.

E a vida continua. Perfeitamente readaptado à

Universidade, Jorge Lorenzetti toca a vida e parte para o doutorado.

Comunicando a comunicação

A equipe da Agência de Comunicação (Agecom) teve o privilégio de ministrar um curso sobre a Política Pública de Comunicação vigente na UFSC. Viabilizada pelo sempre atento Setor de Capacitação do Departamento de Desenvolvimento e Potencialização de Pessoas (DP), a oportunidade foi bem aproveitada por 20 pessoas da comunidade universitária.

Além de conceituar a Política e a filosofia da comunicação institucional, a equipe da Agecom apresentou as suas principais ações, projetos, propostas e produtos, procurando, assim, melhorar a sua interação com a comunidade universitária. Cada participante recebeu um kit para ter clareza sobre o que faz a Agecom no desafio diuturno de informar e divulgar a Instituição.

Em forma de diálogo, sem rodeios e floreios, os inscritos ficaram sabendo detalhes sobre o funcionamento e o acesso aos serviços da Agecom. Foram destacados, por exemplo, o Jornal Universitário, o site da UFSC, o Sistema de Identidade Visual, o Serviço de Jornalismo Científico, o Guia de Fontes, o Sistema de Comunicação Educativa, a TV UFSC, o Serviço de Fotografia, a Memória Fotográfica, a Divisão Administrativa e a Redação da Agecom.

Na mediação com os meios de comunicação, os jornalistas e os públicos internos, os participantes conheceram os critérios jornalísticos e deontológicos que norteiam a Política Pública de Comunicação da UFSC. Ficaram sabendo, por exemplo, que esse trabalho possui um entrosamento e uma fundamentação pautados no compromisso da UFSC com a sociedade.

A Política de Comunicação Social, numa concepção integrada, ampara-se na verdade e na real ocorrência dos fatos. Buscou, para tanto, respaldo e legitimidade na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição, no Código de Ética dos Jornalistas e, no seu dia a dia, passou a incorporar também o Código de Ética do Servidor Público.

Informar o que a faz a Universidade é um dever; prestar contas é uma obrigação. Ser informado é um direito do cidadão. A universidade existe para ele, e não o contrário.

Memória

Chuvas destruíram casas nas cidades e praias da Grande Florianópolis

Terremoto. Um abaixo-assinado faz uma súplica à

Reitoria: acabar com a buraqueira que domina os fundos da Imprensa Universitária. São tantos os buracos que alguns estão sentados nas janelas da SecArte esperando a vez para entrar no leito dos acessos. Assim fica até difícil reclamar do Dário!

Matas & cheias. Santa Catarina, mesmo diminuindo o desmatamento em 75%, continua em terceiro lugar no ranking nacional, superado apenas por Minas e Paraná. O INPE assinala que a queda deve-se à retratração da economia por causa das catástrofes naturais.

Leitura acessível. O tradicional Feirão da EdUFSC, na Praça da Cidadania, acontecerá no mês de agosto, na volta das férias.

(Parte 1 de 7)

Comentários