Execicios Programação

Execicios Programação

(Parte 1 de 3)

Centro Universitário Norte do Espírito Santo - Rua Humberto de Almeida Franklin, 257 Bairro Universitário, CEP 29.933-480, São Mateus - ES (sede provisória)

Curso Engª de Computação Disciplina Programação I Professor Otacílio José Pereira

Lista 3 – Visão Geral até Recursão

Objetivos:

- Fazer um apanhado geral da disciplina, com os diversos pontos tratados desde as aulas iniciais e explorando desde habilidades até a implementação propriamente dita de programas em Haskell

Parte 1 : Contexto da Enga de Computação e Discussão sobre Solução de Problemas

1) Você se interessou pelo curso de Engenharia de Computação que via resolver problemas por meio de dispositivos computacionais e organizando o curso em grandes focos, podemos relacionar:

- Eletrônica - Controle e Automação

- Hardware

- Software a.1) Para cada uma das áreas identifique um problema e um produto que pode ser confeccionado para resolver o problema. a.2) Em quais das áreas as habilidades de programação são mais exploradas? Nas outras áreas existe alguma demanda para programação?

2) Explique quais as ênfases, isto é, o que deve ser tratado em cada uma das fases de uma solução de um problema, são elas: “Compreensão”, “Plano da Solução”, “Desenvolvimento da Solução” e “Verificação”.

3) Imagine que você foi destacado para resolver os seguintes problemas: b.1) O seu orçamento financeiro no final do mês sempre está estourado b.2) Você deseja fazer uma viagem no próximo verão para o nordeste b.3) Você deseja comprar um novo computador que atenda suas necessidades

Para cada um dos problemas, relacione quais tarefas você desempenharia em cada uma das fases de solução de um problema: “Compreensão”, “Plano da Solução”, “Execução da Solução” e “Verificação”.

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4) Cite pelo menos dois exemplos de programas, sobretudo programas aplicados a algum cenário ou negócio. d.1) Qual o objetivo em si do programa. d.2) Indique, para cada um dos programas, quais as vantagens de se empregar o programa se comparado ao cenário executado de outra forma sem o programa, por exemplo, de forma manual.

5) No concurso para o CPCAR foram entrevistados 979 candidatos, dos quais 527 falam a língua inglesa, 251 a língua francesa e 321 não falam nenhum desses idiomas. O número de candidatos que falam as línguas inglesa e francesa é a) Para o problema resolvido no item anterior, indique como cada uma das habilidades expostas abaxo foram empregadas: - Organização: Encontrar um roteiro, esquematizar idéias

- Criatividade: buscar e encontrar idéias de como resolver (“estalos”);

- Perseverança: as vezes é difícil portanto deve-se persistir

- Padronização: deve-se seguir algumas regras

- Otimização: Muitas vezes existem várias soluções, qual alternativas escolher? b) Ainda para o problema resolvido anteriormente, aponte como cada uma das dicas abaixo pode ser empregada: - Organizar a solução em etapas (vide item a);

- Exercitar nossa criatividade ao “se virar” para resolver o problema;

- Identificar várias alternativas e discernir sobre qual solução adotar

- Quebrar o problema em partes

- Esquematizar, criar desenhos e figuras que permitam enriquecer nossa compreensão e caminho para a solução

- Experimentar alguns valores e dados enquanto estiver encontrando um caminho - Utilizar os valores e dados para se certificar que a solução está correta

- Criar analogias e associações com algo parecido

- Resolver bastantes exercícios para criar base de experiência, por exemplo, para criar as associações e analogias; - Alternar ou equilibrar esforços de imersão e momentos de relaxamento

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Parte 2 : Resolução de Problemas em si (Vide alguns exercícios da Lista 2.1 -

1) Quantas flores existem se, todas forem rosas exceto duas, todas forem tulipas exceto duas e todas forem margaridas, exceto duas?

2) Dado um ponto P(X,Y) do plano cartesiano e os limites D(xd, yd) e E(xe, ye), indique como sabe em qual parte (1, 2, 3, 4, 5 e 6) da figura o ponto P(X,Y) pertence.

3) Determine o número mínimo de cédulas para se pagar uma quantia em reais, assumindo que existem cédulas disponíveis de R$5,R$10,R$20,R$50,R$100.

4) Imagine que você tenha uma lista com 100 números e daí precisa de escolher o maior, a média e o menor. Como você faria isso?

5) Imagine 3 lâmpadas incandescentes em uma sala fechada e também 3 interruptores em uma outra sala, afastada da primeira. Não é possível observar uma sala da outra e nada pode ser instalado a mais nesta configuração. Cada interruptor é referente a uma lâmpada. Elas estão em fileira e inicialmente apagadas. Os interruptores também estão em fileira. Como é possível determinar qual interruptor pertence a qual lâmpada, sento que somente se pode entrar na sala das lâmpadas uma única vez?

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Parte 3 : Raciocínio lógico

1) Você dispõe de duas chaves que ligam e desligam um circuito elétrico. Uma chave

A é acionada conforme luminosidade, isto é, se o ambiente estiver escuro a chave liga e se estiver claro a chave desliga. Outra chave, a chave B é acionada manualmente, alguém precisa acioná-la para ligar ou desligar.

Uma corrente elétrica precisa passar por um circuito para acionar uma lâmpada.

Esboce o circuito para que as seguintes situações sejam satisfeitas: a) A lâmpada só pode ser acesa se o ambiente estiver escuro e alguém acionou a chave B para ligar a lâmpada. b) A lâmpada só pode ser se o ambiente estiver escuro ou se alguém acionou a chave B. c) A lâmpada só pode ser acesa se o ambiente estiver escuro ou se alguém acionou uma chave do Tipo B. Mas isso só será pertmitido se antes mesmo uma chave do tipo B liberar o circuito de funcionar.

6) No concurso para o CPCAR foram entrevistados 979 candidatos, dos quais 527 falam a língua inglesa, 251 a língua francesa e 321 não falam nenhum desses idiomas. O número de candidatos que falam as línguas inglesa e francesa é

7) Indique como fazer para que informados 3 números, você verifique qual o maior, o menor e qual a média entre eles.

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a) 230 b) 300 c) 340d) 380

8) Em uma escola, 100 alunos praticam vôlei, 150 futebol, 20 os dois esportes e 110 alunos nenhum. O número total de alunos é

9) Após anos procurando por um tesouro, João encontra-se frente a quatro portas diferentes fechadas e a seguinte inscrição no chão de pedra

O tesouro encontra-se atrás de uma destas portas, atrás das outras encontra-se um monstro, mas...em cada porta há duas afirmações. Das oito afirmações três somente são verdadeiras e as outras cinco são falsas

As afirmações são as seguintes

Sobre a porta dourada - O tesouro está atrás desta porta

- O tesouro está atrás da porta preta

Sobre a porta preta - O tesouro está atrás da porta marron

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