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Epistemologia genética de piaget-resumo, Resumos de Psicologia

RESUMO DOS ASPECTOS IMPORTANTES DA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE PIAGET.

Tipologia: Resumos

2010

Compartilhado em 15/06/2010

daniela-caetano-6
daniela-caetano-6 🇧🇷

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Baixe Epistemologia genética de piaget-resumo e outras Resumos em PDF para Psicologia, somente na Docsity! EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET (09/08/1896 – 16/09/1980) Epistemologia – estudo do conhecimento. Genética – parte do equipamento biológico Piaget buscava a relação entre o sujeito agente ou pensante e os objetos do seu conhecimento. Processos cognitivos = processos mentais relativos ao conhecimento como memória, percepção, imagens, raciocínio etc. Para ele a lacuna existente entre o problema filosófico da epistemologia e seu substrato psicológico seria preenchida pela psicologia. Visão interacionista (meio + organismo) = nem organicista/ natista/ nem mecanicista/ empirista. “Conhecimento construído por cada indivíduo na interação com seu meio ambiente.” Visão de homem ativo: homem procura, organiza e assimila o conhecimento a seu estado anterior. (influencia e é influenciado pelo meio através da ação) O que promove o desenvolvimento é a necessidade e não o estímulo, pois provoca desequilíbrio. Atenção voltada ao construtor do conhecimento, ao ser cognoscente ou sujeito epistêmico. (estudo dos processos de pensamento presente desde a infância até a idade adulta) Desconsideração ao contexto social (a partir do momento que interagimos mudamos a nossa estrutura). • Piaget, partindo de R “erradas” de crianças em testes de inteligência concluiu: “A inteligência de crianças mais novas é qualitativamente diferente das mais velhas e não quantitativamente, ou seja, não é uma questão de maior ou menor número de itens respondidos corretamente, a maneira de pensar é diferente.” • “A natureza e a caracterização do modo de pensar da inteligência muda com o tempo, sendo que as operações (ações que ocorrem na imaginação) intelectuais caminham para o raciocínio lógico.” • “O pensamento deriva da ação da criança sobre o meio em que vive”. • “Durante a ação da criança sobre o meio social e físico começam a se formar as estruturas dos reflexos inatos, num processo de adaptação”. • Estagio final do desenvolvimento: operações lógicas-formais, desenvolvendo-se por estágios: sensório-motora, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal . • O processo de adaptação (estrutura posterior com base numa anterior) resulta em ajustamento ao ambiente decorrente de equilíbrio entre acomodação e assimilação. • Processo de adaptação= a nova situação ou elemento é incorporado e assimilado a um sistema já pronto. Acomodação = processo de modificação de estruturas antigas c/ vista a solução de um novo problema. Assimilação = tenta solucionar a situação nova c/ base nas estruturas antigas. “Para Piaget, o desenvolvimento é um processo de equilibração progressiva que tende para uma forma final, qual seja as operações formais”. ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO Fundamentação • Os estágios caracterizam formas de interagir com o meio ambiente nas diversas faixas etárias, sendo assim: a cada estágio correspondem determinados tipos de aquisições mentais e de organização destas que condicionam a atuação da criança com o seu meio ambiente. (Para Freud a cça não toma parte em seu des/o e para Piaget a cça é agente de seu pp des/o) • Natureza do des/o é relativamente seqüencial e fixa. Porém, a criança é que constrói seu des/o a partir de quatro determinantes: maturação, estimulação do ambiente físico, aprendizagem social e tendência ao equilíbrio. • Piaget, no desenvolvimento da inteligência, distinguiu um conjunto de etapas características chamadas de fases ou estágios, as quais devem corresponder aos seguintes critérios: • - constância de ordem de sucessão das aquisições; • - caráter integrativo das fases (as estruturas construídas numa idade tornam-se parte integrante das estruturas da idade seguinte); • - compreensão da fase como uma estrutura de conjunto. • - distinção entre os processos de formação e as formas de equilíbrio final em cada fase. • As diferentes fases/ etapas/ estágios de desenvolvimento denotam a unidade profunda dos processos que, da construção do universo prático da inteligência sensório-motora do bebê, levam a reconstrução do mundo pelo pensamento hipotético-dedutivo do adolescente, passando pelo conhecimento do universo concreto elaborado pelo pensamento operatório da segunda infância. • As etapas denotam que estas construções sucessivas consistem em descentrar o ponto de vista imediato e egocêntrico da partida para adaptá-lo a uma realidade cada vez mais ampla e extensa; • Para Piaget o pensamento nasce da ação. • Por falar em fases, erroneamente pode-se entende que Piaget é maturacionista, porém sua ênfase é na estimulação ambiental com limitações dadas pela maturação biológica. Interacionista. • Causalidade (antes, sem relação entre resultado empírico e a ação que o atrai); • Noção temporal (paralelo a causalidade). Obs: Todas a título de categorias práticas ou de ação pura e não ainda como noções de pensamentos (caráter reflexivo). • Ao final do período sensório-motor, o universo prático é constituído em sua estrutura, ao mesmo tempo: substancial, espacial, causal e temporal. • Para Piaget o sentido do desenvolvimento pode ser interpretado como uma descentralização progressiva: a cça q no início está em um estado confusional total, vai pouco a pouco, estruturar o objeto, estruturar-se a si mesmo como sujeito, e é por este processo que o egocentrismo inicial transforma-se em relações objetivas. • Paralelo entre a afetividade e a vida intelectual: “Na vida sempre há o restabelecimento ou fortalecimento do equilíbrio. A conduta supõe instrumentos ou uma técnica: são os movimentos e a inteligência. Mas toda conduta implica tbem modificações e valores finais: são os sentimentos. Afetividade e inteligência são, assim, indissociáveis e constituem os dois aspectos complementares de toda conduta humana”. • Na fase sensório-motora exemplifica a proximidade de emoções c/ a fisiologia: medo, prazer, desprazer etc. • Comparações c/ a psicanálise: narcisismo sem “narciso”, relações maternas, édipo precoce. Analises da psicanálise a partir da construção intelectual do objeto. ESTÁGIO PRÉ-OPERACIONAL (2 A 6 ANOS) • Em algumas obras consta como subestágio de operações concretas. • Denominado pré-operacional pq a cça ainda não realiza operações. • Cça realiza e atua sobre os objetos, já apresenta ações que servem como representações em vários graus de internalização: instruções, expressões cognitivas e isoladas, que não constituem estruturas organizadas. • No estágio operacional concreto os sistemas de ação são cada vez mais internos e moveis, reunidos em todas estruturas e coerentes, c/ pp// estruturais. • Período pré-operacional é descrito mais pela negação de características do período operacional concreto. Características: • Gde desenvolvimento da capacidade de simbolização: não depende mais exclusivamente de suas sensações, já distingue um SIGNIFICADOR (imagem, palavra ou símbolo), do seu SIGNIFICADO (objeto ausente). • Significativo avanço na linguagem. • Egocentrismo: incapacidade de se colocar no ponto de vista do outro (ex. proximidade). • Centralização: focalização de apenas um atributo (uma dimensão) do estímulo (ex. formato da massinha de modelar). • Estados e transformações: pensamento pré-operacional é estático e rígido. A cça fixa um estado momentâneo (ex. compreender uma representação gráfica, transformações da água). • Irreversibilidade: incapacidade da cça de entender que certos fenômenos são reversíveis (ex. estados de água, massinha de modelar). • Desequilíbrio constante: predomínio das acomodações sobre as assimilações (mudanças internas radicais). • Raciocínio transdutivo: cça chega a conclusões, logicamente incorretas partindo do particular e chegando no particular. No adolescente e no adulto: pensamento dedutivos (do geral p/ o particular) e indutivos (do particular p/ o geral). • Realismo nominal: atitude exageradamente concreta (nomes, sonhos, pensamentos). • Animismo: atribuição de vida a seres inanimados. • Antropomorfismo: atribuição de características humanas a seres não humanos. ESTÁGIO DE OPERAÇÕES CONCRETAS (7 A 11 ANOS) • Declínio do egocentrismo intelectual e crescente incremento do pensamento lógico. • Período de gdes aquisições mentais para Piaget. • Formação de esquemas conceituais – realidade passara a ser estruturada pela razão e não mais pela assimilação egocêntrica (tendência lúdica do pensamento, onde real e fantasia se misturam). Ex. noções de conservação de quantidades – cça entende que o n° de elementos permaneceu igual apesar da mudança de posição (fichas, tampinhas etc) • Adquire a noção de reversibilidade (operação direta e inversa faz parte da mesma lógica). • Atitude crítica. Necessidade de explicar logicamente suas idéias e ações. • Diminuição tbem do egocentrismo social: cça c/ maior possibili// de perceber que outras pessoas tem sentimentos, pensamentos e necessidades diferentes das suas – interações sociais mais genuínas. • Começa a entender regras de jogos. • Pq estágio da operação concreta? • - Sensório-motor = conhecimento essencialmente perceptual, através das ações físicas. • - Pré-operacional = conhecimento essencialmente através de ações físicas (pré-conceitual: exercícios mentais, porém com as necessidades de ações físicas). • - Operacional concreto = operações mentais (ações físicas realizadas mental/e) e esquemas conceituais referem-se a objetos e ações que existam na realidade. • - Operações formais = possibili// de esquemas conceituais abstratos (não mais presentes concretamente na realidade). Provas operatórias clássicas: • Noções de quantidade (descontinua) 1° situação 2° situação ***** ***** ***** * * * * * • Conservação de volume (quantidade continua) • Conservação de massa • Conservação de peso • Inclusão de classes • Correspondência espacial ou ótica. • Pensamento intuitivo = submetido primado percepção. • Meio caminho entre experiência efetiva e mental. • Para raciocínio lógico falta mobilidade e reversibilidade. • Estimativa da linha de nível de liquido. ESTÁGIO DE OPERAÇÕES FORMAIS (12 ANOS EM DIANTE) • Possibilidade de esquemas conceituais abstratos (não mais presentes concretamente na realidade) como: amor, liberdade, justiça, entre outros, realizando com este operações regidas pela lógica formal. Pensamento/ raciocínio hipotético dedutivo. • Riqueza imensa em termos de conteúdo e de flexibilidade de pensamento. • Capacidade de critica em relação a tudo: valores sociais, morais etc. • Possibilidade de novas proposições, formação e testagem de hipóteses. • Consciência do pp pensamento, auto-reflexão. • Lida com relações entre relações. • Reflexão livre e destacada do real. • Segundo Piaget, ao adquirir as características mencionadas o indivíduo atingiu sua forma final de equilíbrio (somente através desta é que conseguiu chegar a sua teoria e nos conseguimos entendê-la) AFETIVIDADE
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