Baixe Gestão da Qualidade na Aviação e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Aeronáutica, somente na Docsity! Gestão da Qualidade na Aviação Héber Martins Qualidade Com o atual desenvolvimento tecnológico, uma questão torna-se relevante: determinar por quanto tempo um dispositivo crítico será capaz de desempenhar, sem falhas, a sua função. Quando a operação deste dispositivo embute um risco elevado, como ocorre na aviação, a confiabilidade destaca-se das demais dimensões da qualidade, pois a ocorrência de falhas pode resultar na perda de vidas humanas e danos ao patrimônio e ao meio ambiente. TAM EM O webje:
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Regulamentos Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA) • RBHA 43: Manutenção, manutenção preventiva, modificações e reparos; • RBHA 63: Mecânico de voo e comissário de voo; • RBHA 145: Empresas de manutenção de aeronaves. Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) • RBAC 121: Requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares; • RBAC 175: Transporte de artigos perigosos em aeronaves civis. Aircraft Maintenance Manual (AMM) Component Maintenance Manual (CMM) Ilustrated Parts Catalogue (IPC) Structural Repair Manual (SRM) Non Destructive Test Manual (NDTM) Troubleshooting Manual (TSM) Standard Practices Manual (SPM) Flight Crew Operations Manual (FCOM) Minimuns Equipament List (MEL) Ilustrated Tools Equipament Manual (ITEM) VÍDEO O voo 5481 da Air Midwest partiu de Charlotte (Carolina do Norte) com destino à Greenville (Carolina do Sul) no dia 8 de janeiro de 2003 com uma aeronave Beechcraft 1900D. Depois da decolagem a aeronave caiu e colidiu com um hangar da US Airways e rapidamente entrou em combustão 37 segundos após ter saído do aeroporto. Todos os 19 passageiros e os dois pilotos abordo da aeronave morreram no acidente, e uma pessoa no solo ficou levemente ferida. Nenhum dos trabalhadores do hangar saiu ferido. Voo 5481 Air Midwest
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1. Lack of Communication 7. Lack of Resources
2. Complacency B. Pressure
9. Lack of Assertiveness
4, Distraction 10. Stress
5. Lack of Teamwork 11. Lack of Awareness
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2. Complacency B. Pressure
3. Lack of Knowledge 9. Lack of Assertiveness
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6. Fatique 12. Norms
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A aeronave partiu do Mexico com destino a California, quando a tripulação reportou que encontrava problemas com o estabilizador horizontal. Aos 28000 pés (8,5 km) a tripulação reportou que não tinha controle sobre a arfagem da aeronave. Aos 23000 pés (7 km) foi declarado emergência e o controle de tráfego passou orientações para pouso em Los Angeles. O último contato por rádio foi quando a aeronave estava passando 17000 pés (5,1 km). Um piloto avistou a aeronave que informou ao controle de tráfego que ela colidiu com o mar estando em sentido inverso (voando em dorso). Data: 31 de Janeiro de 2000 Alaska Airlines Número do Voo: 261 Aeronave: McDonnell Douglas MD-83 Localização: Pt. Magu, California Fatalidades: 88:88 VÍDEO ETOPS
41,000
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29,000—
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O voo 603 da Aeroperú Rapidamente após ter decolado na escuridão em 2 de Outubro de 1996 de Lima no Peru com destino a Santiago no Chile, a tripulação de comando do Boeing 757 descobriu que seus instrumentos básicos de voo estavam indicando incorretamente e uma série de alarmes com mensagens de emergência contraditórios eram emitidos pelos computadores de bordo. A tripulação declarou emergência e solicitou retorno imediato ao aeroporto. Os pilotos decidiram iniciar cautelosamente o procedimento de descida para o pouso no aeroporto. Os pilotos não tinham referência de altitude porque estavam voando na escuridão sobre o mar. O altímetro indicava uma altitude de aproximadamente 9700 pés, mas a aeronave na verdade estava muito abaixo disso. A ponta da asa da aeronave bateu na água aproximadamente 25 minutos após a declaração de emergência, fazendo com que os pilotos entendessem a altitude real da aeronave. Os pilotos lutaram com os controles para comandar a aeronave por 25 segundos, mas a aeronave colidiu na água. Todos os 9 membros da tripulação e os 69 passageiros morreram. 3:33 2:50