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Gestão da Qualidade na Aviação, Notas de estudo de Engenharia Aeronáutica

Material utilizado para apresentação dos conceitos de gestão de qualidade na área de aviação civil, contemplando alguns fundamentos básicos e análises de casos.

Tipologia: Notas de estudo

2010
Em oferta
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Compartilhado em 09/06/2010

heber-luiz-zunarelli-martins-martin
heber-luiz-zunarelli-martins-martin 🇧🇷

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Baixe Gestão da Qualidade na Aviação e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Aeronáutica, somente na Docsity! Gestão da Qualidade na Aviação Héber Martins Qualidade Com o atual desenvolvimento tecnológico, uma questão torna-se relevante: determinar por quanto tempo um dispositivo crítico será capaz de desempenhar, sem falhas, a sua função. Quando a operação deste dispositivo embute um risco elevado, como ocorre na aviação, a confiabilidade destaca-se das demais dimensões da qualidade, pois a ocorrência de falhas pode resultar na perda de vidas humanas e danos ao patrimônio e ao meio ambiente. TAM EM O webje: ua. AS AEREAS Mr Linhas Aéreas Linhas aéreas inteligentes Avianca 2 Azul% Linhas Aéreas Brasileiras PUMA AIR Drrir Fa ” 4 do EASA A M. AC Fe L VR TITO NILE LAS “Agência Nacional de Aviação Civil-Brasil (rs THE EASA APPROVED SANTA: Wi BM SAL AEE, menor p tur MST RADAR, | <B À d PARAGUITE + es - 1 “ A fez ae! LE roG hofol E : e) BANES a ( ReR e 1 MASC BAG BUMPER Regulamentos Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA) • RBHA 43: Manutenção, manutenção preventiva, modificações e reparos; • RBHA 63: Mecânico de voo e comissário de voo; • RBHA 145: Empresas de manutenção de aeronaves. Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) • RBAC 121: Requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares; • RBAC 175: Transporte de artigos perigosos em aeronaves civis. Aircraft Maintenance Manual (AMM) Component Maintenance Manual (CMM) Ilustrated Parts Catalogue (IPC) Structural Repair Manual (SRM) Non Destructive Test Manual (NDTM) Troubleshooting Manual (TSM) Standard Practices Manual (SPM) Flight Crew Operations Manual (FCOM) Minimuns Equipament List (MEL) Ilustrated Tools Equipament Manual (ITEM) VÍDEO O voo 5481 da Air Midwest partiu de Charlotte (Carolina do Norte) com destino à Greenville (Carolina do Sul) no dia 8 de janeiro de 2003 com uma aeronave Beechcraft 1900D. Depois da decolagem a aeronave caiu e colidiu com um hangar da US Airways e rapidamente entrou em combustão 37 segundos após ter saído do aeroporto. Todos os 19 passageiros e os dois pilotos abordo da aeronave morreram no acidente, e uma pessoa no solo ficou levemente ferida. Nenhum dos trabalhadores do hangar saiu ferido. Voo 5481 Air Midwest ag [PEL Eds O É tra ed E À Apae jest, - emo h O * = ode Mimas hd Name her Stay PUAÓSE) mas nm Va Inokad back huse 1,000 times and never found anything wrong! “The Dirty Dozen” 1. Lack of Communication 7. Lack of Resources 2. Complacency B. Pressure 9. Lack of Assertiveness 4, Distraction 10. Stress 5. Lack of Teamwork 11. Lack of Awareness Norms 6. Fatigue 1Z. This iz Me third one to bend! Whats going on? Lack of Knowledge Safety Nets 25 Get training on type. É Use up to date manuals, 1 CL Ask a Tech. Rep. or someone who knows. “o me ih do Pica Ad Bampi tie de Pisserm ta Rap ra Ei ai na Hegl ame wife ix om the phosa. * Ureas ++ OA E ER RL RR pu aa RR) G— rama [os ! ami E RE E PM Gs tos ss is Cm E RR DO o | dr Pdctomam dd Bay ty Eieg MARA Um glad this double shift às orar! “The Dirty Dozen” 1. Lack of Communication 7. Lack of Resources 2. Complacency B. Pressure 3. Lack of Knowledge 9. Lack of Assertiveness 4. Distraction D. Stress 5. Lack of Teamwork RNP ETR so 6. Fatique 12. Norms Al the segulatia said was, “lastall Where it is Easily Mecessible.” Lack of Awareness Safety Nets 15 Think of what may occur im the event o! an accident. 17 Check to ses df por yecrhe vil TO eomlhct vvltis a e Pistons Ad mp Reg Rei UA T. Lack of Communication 7. Lack of Resources 2. Complacency 8. Pressure 3. Lack of Knowledge 9. Lack of Assertiveness 4. Distraction 10. Stress 5. Lack of Teamwork 11. Lack of Awareness 6. Fatigue ; i 1 + | A o E Ai o Never mind the Mainienanes Mancal, Us quieker the way wa do if here, Norms Safety Nets + Fi recem Parto a oem O OS Ii AD e Pictenam rod amy Rey Leci UA A aeronave partiu do Mexico com destino a California, quando a tripulação reportou que encontrava problemas com o estabilizador horizontal. Aos 28000 pés (8,5 km) a tripulação reportou que não tinha controle sobre a arfagem da aeronave. Aos 23000 pés (7 km) foi declarado emergência e o controle de tráfego passou orientações para pouso em Los Angeles. O último contato por rádio foi quando a aeronave estava passando 17000 pés (5,1 km). Um piloto avistou a aeronave que informou ao controle de tráfego que ela colidiu com o mar estando em sentido inverso (voando em dorso). Data: 31 de Janeiro de 2000 Alaska Airlines Número do Voo: 261 Aeronave: McDonnell Douglas MD-83 Localização: Pt. Magu, California Fatalidades: 88:88 VÍDEO ETOPS 41,000 Altitude 29,000— RVSM id ir 2000" Separation ICAO Mandate Prior to RVSM Technology La o ga 1000" Separation ad, ICAO Mandate Afier RVSM Technology O voo 603 da Aeroperú Rapidamente após ter decolado na escuridão em 2 de Outubro de 1996 de Lima no Peru com destino a Santiago no Chile, a tripulação de comando do Boeing 757 descobriu que seus instrumentos básicos de voo estavam indicando incorretamente e uma série de alarmes com mensagens de emergência contraditórios eram emitidos pelos computadores de bordo. A tripulação declarou emergência e solicitou retorno imediato ao aeroporto. Os pilotos decidiram iniciar cautelosamente o procedimento de descida para o pouso no aeroporto. Os pilotos não tinham referência de altitude porque estavam voando na escuridão sobre o mar. O altímetro indicava uma altitude de aproximadamente 9700 pés, mas a aeronave na verdade estava muito abaixo disso. A ponta da asa da aeronave bateu na água aproximadamente 25 minutos após a declaração de emergência, fazendo com que os pilotos entendessem a altitude real da aeronave. Os pilotos lutaram com os controles para comandar a aeronave por 25 segundos, mas a aeronave colidiu na água. Todos os 9 membros da tripulação e os 69 passageiros morreram. 3:33 2:50
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