Dicionário Ambiental

Dicionário Ambiental

(Parte 1 de 14)

v b r n ma ocabulário ásico de ecursos aturais e eio mbiente

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE

Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva

Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão Guido Mantega

Presidente Eduardo Pereira Nunes

Diretor Executivo Sérgio da Costa Côrtes

Diretoria de Pesquisas Wasmália Socorro Barata Bivar

Diretoria de Geociências Guido Gelli

Diretoria de Informática Luiz Fernando Pinto Mariano

Centro de Documentação e Disseminação de Informações David Wu Tai

Escola Nacional de Ciências Estatísticas Pedro Luis do Nascimento Silva

Diretoria de Geociências

Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais Celso José Monteiro Filho

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

Diretoria de Geociências Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais

Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente

Rio de Janeiro 2004

Elaboração do arquivo PDF Roberto Cavararo

Produção da multimídia Marisa Sigolo Mendonça Márcia do Rosário Brauns

Capa

Marcos Balster Fiore e Ubiratã O. dos Santos - Coordenação de Marketing/Centro de Documentação e Disseminação de Informações - CDDI

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Av. Franklin Roosevelt, 166 - Centro - 20021-120 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

ISBN 85-240-3769-5 (CD-ROM) ISBN 85-240-3766-0 (meio impresso) © IBGE. 2004

Sumário

Lista de Siglas e Abreviaturas

Apresentação 2a Edição

Introdução Referências

Lista de Siglas e Abreviaturas al. - Alemão 0C - Graus centígrados cal - Caloria cm - Centímetro cm2 - Centímetro quadrado cmolc - Centimol de cargas cps - Cintilações por segundo CTC - Capacidade de troca de cátions dS - DeciSiemens fr. - Francês g - Grama ing. - Inglês kg - Quilograma km - Quilômetro l - Litro m - Metro m2 - Metro quadrado m3 - Metro cúbico mb - Milibar mg - Miligrama m - Milímetro mmhs - Milimohs ppb - Partes por bilhão ppm - Partes por milhão rpm - Rotações por minuto seg. - Segundo

Apresentação 2a Edição

OIBGE coloca à disposição da sociedade uma nova edição da publicação Vocabulário básico de recursos naturais e meio ambiente. Fruto de criteriosa revisão, esta segunda edição voltou-se fundamentalmente a uma melhor definição de inúmeros verbetes, muitos dos quais ressentiam-se de interpretação mais clara, enquanto outros foram redefinidos, procurando-se adequá-los aos conceitos científicos mais recentes.

Nesta revisão, mais de 300 novos verbetes foram ainda incorporados, abrangendo os mais variados campos do conhecimento científico, procurando, desta maneira, ampliar o leque de abrangência deste Vocabulário.

Merece ser ressalvado que os mesmos preceitos adotados quando da elaboração da edição anterior foram rigorosamente seguidos nesta nova edição.

Guido Gelli Diretor de Geociências

Apresentação

Com a publicação deste trabalho, o IBGE dá continuidade a uma série de estudos que vêm sendo desenvolvidos e publicados com intuito de propiciar melhor conhecimento dos recursos naturais e de disponibilizar informações que permitam uma utilização mais racional do meio ambiente.

O Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente está voltado a todos aqueles que se dedicam a este campo científico, atendendo a um leque amplo de usuários de diferentes áreas de conhecimento e interesses. O presente volume reúne 2 500 verbetes considerados os mais relevantes em estudos ambientais e que foram selecionados entre os de uso mais corrente. A sua publicação permite difundir conceitos de forma ágil, facilitando pesquisas por vezes demoradas.

Com este volume, o IBGE coloca à disposição da sociedade instrumentos relevantes de consulta e cumpre parte de sua missão institucional de retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania.

Guido Gelli Diretor de Geociências

Introdução

procelasO homem, a fera, e o inseto, à sombra

Olha estas velhas árvores, mais belas Do que as árvores novas, mais amigas: Tanto mais belas quanto mais antigas, Vencedoras da idade e das delas Vivem, livres de fomes e fadigas; E em seus galhos abrigam-se as cantigas E os amores das aves tagarelas.

Olavo Bilac

Esta nova edição do Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente, segue tanto no seu aspecto estrutural como no âmbito conceitual, os mesmos princípios que nortearam a edição anterior, isto é, verbetes ordenados em ordem alfabética, submetidos a definições diretas e mais objetivas possíveis, contemplando um amplo espectro das ciências naturais e ambientais.

Para não ficar apenas restrita a uma simples reedição, foi efetuada uma vigorosa revisão, que permitiu serem alguns conceitos total ou parcialmente reformulados, segundo os ditames de aspectos científicos mais atualizados. Seu conteúdo, aparentemente estático em si, foi dinamizado através da inclusão de mais de três centenas de novos verbetes, em especial nos domínios da Biologia, da Zoologia, da Paleontologia e dos Indicadores Ambientais.

A inclusão de novos termos e a diversificação das ciências presentes, amplia ainda mais a abrangência do Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente, merecendo ser ainda ressaltado que o melhor entendimento de inúmeros vocábulos, foi conseguido através de definições por vezes bem mais generosas, porém, sem fugir aos princípios estabelecidos para a caracterização de cada verbete.

Certamente, esta edição, longe de ser definitiva em seu conteúdo, traz impressa os mais atualizados conceitos que permeiam o pensamento científico atual, no fascinante campo dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente.

A (Pedologia) Horizonte superficial do solo, mineral, caracterizado por uma acumulação de matéria orgânica decomposta, intimamente associada com a fração mineral.

a (Pedologia) Anotação utilizada para indicar que o horizonte A, ou o B, ou o C tem propriedades ândicas.

a (Geologia) Termo utilizado pelos nativos do Havaí. Indica lavas de natureza básica cuja superfície é áspera, fendilhada, e que mostra no campo um aspecto geral composto por um amontoado de blocos, fragmentos agudos e lascas. Ver também lava em blocos.

abalo Vibração do solo devido a um sismo (terremoto) ou explosão.

(Parte 1 de 14)

Comentários