Planta Humanizada - Corel

Planta Humanizada - Corel

(Parte 1 de 4)

UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Tutorial de

Corel DRAW 1 Apresentação de Arquitetura em Computador

Elaborado por:

Ezequiel Mendonça Rezende Abril / 2003

Tutorial de Corel Draw 1

Este tutorial lhe ensinará como fazer um projeto de apresentação de arquitetura utilizando o Corel Draw 1.

Vários recursos serão utilizados no processo. O exemplo apresentado é de um apartamento de um total de quatro no andar do edifício. No final você terá uma planta arquitetônica humanizada, pronta para ser impressa.

1 Configuração inicial do desenho:

Quando iniciado o Corel Draw 1, este lhe apresenta uma tela de Bem-vindo, permitindo a sua escolha para começar um novo gráfico, ou outras opções.

Escolha Novo Gráfico.

Após iniciar o Corel Draw 1, este lhe apresentará a tela abaixo, pedindo que você configure um desenho para início de seu trabalho. Você também poderá começar o seu trabalho por um desenho protótipo (opção modelo do menu acima) previamente configurado.

Configure inicialmente o tamanho do papel que você utilizará (A3 no nosso exemplo), depois configure a posição do papel (formato paisagem), em seguida configure as unidades de medidas (centímetros).

Em seguida configure as unidades de escala e a sua grade de trabalho. Para isso de dois clicks rápidos na régua e aparecerá o quadro de diálogo Opções mostrado abaixo.

Ou sobre a régua utilizando o botão direito do mouse aparecerá um menu flutuante e escolha Configurar grade.

Após estes procedimentos, ainda dentro do mesmo quadro de diálogo Opções, configure a escala do seu desenho para 1:50 (atenção: verifique se você realmente configurou as suas unidades em centímetros – deve ficar no quadro de Escala de desenho: 1,0 centímetro = 50,0 centímetros).

Definido a escala, escolha agora um valor para a sua grade de trabalho. Um valor de grade utilizado normalmente em arquitetura será 5 em 5 cm quando trabalha-se com desenhos de plantas humanizadas de interior. Você pode especificar a grade por valores de Freqüência ou por Espaçamento, sendo:

Freqüência:

No Corel Draw 9, 10 e 1, para calcular o valor da freqüência da grade com um valor de 5 em 5 será sempre de 0.2 independente da escala configurada. É calculado com a formula: 1 / valor de grade → 1 / 5 = 0.2 ).

No Corel Draw 8.0, para calcular o valor da freqüência de grade com um valor de 5 em 5 e na escala de 1:50: divida 1 pelo valor da grade desejada multiplicado pela escala, exemplo: 1 / (5 x escala) → 1 / (5x50) = 0,004

Espaçamento:

No Corel Draw 9, l0 e 1, para calcular o valor de espaçamento da grade com um valor de 5 em 5 na escala de 1:50, divida o valor da grade pelo quadrado da escala, exemplo: 5 / escala2 → 5 / 502 = 5 / 2500 = 0.002

No Corel Draw 8.0, para calcular o valor de espaçamento da grade com um valor de 5 em 5 na escala de 1:50: divida o valor da grade desejada e pela escala, exemplo: 5 / escala → 5 / 50 = 0,1

2 Exportando o desenho do AutoCAD para o Corel Draw 1:

O Corel Draw 1 já está pronto para importar o seu arquivo DXF do seu programa de CAD favorito. (se você também desejar, poderia desenhar toda a sua planta de arquitetura no Corel Draw 1).

Lembramos que o Corel Draw 1 importa muito bem os arquivos no formato DWG do AutoCAD r12 ao 2002, mas não importa arquivos do AutoCAD 2004. Se você utiliza o AutoCAD 2004, você deverá salvar em DWG ou exportar em DXF utilizando um formato de arquivo mais antigo, como o DXF do AutoCAD r12.

Para que o seu arquivo não venha com erros para o Corel Draw 1, dentro do AutoCAD você deve:

Criar todo o seu desenho com polilinhas fechadas (utilize para tal os seguintes comandos do AutoCAD: Pline,

Bondary, Rectangle, e edição com Pedit) Complete o seu desenho com polígonos para pisos, móveis, bancadas, etc.

Se você desejar que sua planta humanizada tenha paredes com traços duplos (representação de alvenaria e revestimentos), faça o comando de offset com um valor de 3 cm para dentro da parede, e coloque estes novos polígonos em um novo layer (por exemplo layers parede e revestimento). Este efeito também pode ser feito dentro do Corel Draw 1 utilizando a ferramenta Contorno (explicado no capitulo 5). Lembre-se que blocos de vaso sanitário, pias, geladeiras, etc, não precisam ser exportados para o Corel Draw 1.

Veja a dimensão máxima do seu desenho, tanto na horizontal, quanto na vertical. Isto será importante, já que os polígonos quando importados passarão para as unidades de polegadas. Dica: desenhe um retângulo maior que todo o seu desenho, mas de um valor redondo, fácil de corrigir com todo o desenho no Corel Draw 1 (no nosso exemplo, foi desenhado um retângulo de 2000x1500 cm). Renomeie os seus layers para nomes mais legíveis.

Os textos também podem ser exportados, mas a entidade Mtext do AutoCAD não será um parágrafo contínuo, mas sim várias linhas de texto.

Relembramos que o Corel Draw 1 importa muito bem o formato de arquivo do AutoCAD (DWG), mas se você tiver problemas com o formato DWG (principalmente utilizando o Corel Draw 8.0 ou 9.0), dentro do AutoCAD vá ao menu File e Save As e salve o seu desenho com o formato DXF para o AutoCAD r12/LT2 (As versões 8.0 e 9.0 do Corel Draw importa melhor o formato AutoCAD R12 DXF).

3 Importando o desenho para o Corel Draw 1:

Agora dentro do Corel

Draw 1, vá ao menu Arquivo ¾ Importar, e abrirá o quadro de diálogo de importação de arquivos. Escolha o tipo de arquivo a ser importado (DWG ou DXF).

Durante a importação a opção Manter camadas e páginas deverá ser marcada para que o Corel Draw 1 importe também os layers existentes no AutoCAD.

Somente para o Corel Draw 10 e 1:

Durante a importação do arquivo do AutoCAD aparecerá o quadro pedindo a configuração da Projeção em 3D do desenho (normalmente em vista TOP) e a escala (escolha Automática) e Importar curvas como (escolha Curvas).

Como você percebeu, o Corel Draw 1 permite também trabalhar com a escala já na importação, mas se desejar utilizar esta configuração de escala em unidade métrica, você também deve desenhar no AutoCAD utilizando metros e configurar a página no Corel Draw 10 para escala de 1=1 para fazer a importação. Após a importação, você deverá novamente configurar a escala da página para 1=50 ou para a escala que você vai trabalhar.

Durante a importação o Corel Draw 1 pode não achar a fonte utilizada no AutoCAD, e então será sugerido uma nova fonte: Click em OK para continuar.

4 Acertando as dimensões do desenho

Após a importação, o desenho aparentará com a situação acima, visualizando a área da página, o meu retângulo auxiliar para a correção da escala, com o desenho de arquitetura dentro deste.

Com dois clicks na Ferramenta de Seleção, todos objetos serão selecionados (ou menu Editar ¾ Selecionar

Tudo ¾ Objetos)

Para visualizara melhor os objetos, click com o botão esquerdo do mouse sobre uma cor cinza da Paleta de Cores e com o botão direito na cor preta. Também click na ferramenta contorno e coloque todo o desenho com linhas de 1/2 ponto.

No Corel Draw 10, as polilinhas importadas do Auto CAD estão vindo como curvas abertas (parece ser um bug do programa). Você deve clicar no botão Curva de Fechamento Automático para poder fechar as curvas e colocar preenchimento (Paciência: tem que ser curva por curva!).

Uma outra solução para o problema é configurar em Ferramentas ¾ Opções ¾ Documento ¾ Geral, e marcar Preencher curvas aberta:

Alerto que esta opção pode não ser muito boa, pois quando necessitar de uma curva aberta sem preenchimento, você deverá selecionar a curva e clicar na opção Sem Preenchimento da paleta de cores:

Na Barra de Propriedades, o local com a informação de Tamanho dos Objetos, mostrará uma medida errada para os objetos selecionados (no nosso exemplo: 1396,0x1047,0). Para corrigir esta medida, primeiro feche o Cadeado de dimensionamento não-proporcional.

(Parte 1 de 4)

Comentários