Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Apostila de Metodologia, Trabalhos de Farmácia

Nortmatização e apresentação de trabalhos acadêmicos

Tipologia: Trabalhos

2010

Compartilhado em 27/05/2010

flourr-rodrigues-8
flourr-rodrigues-8 🇧🇷

4.7

(17)

47 documentos

1 / 61

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Apostila de Metodologia e outras Trabalhos em PDF para Farmácia, somente na Docsity! PROJETO NORMATIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 2 FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE GOIÁS BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORMATIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 5 APRESENTAÇÃO O trabalho científico implica em análise, reflexão crítica, síntese e aprofundamento de idéias a partir da colocação de um problema. O trabalho científico exige, para a sua apresentação ao meio acadêmico, uma forma adequada e estruturada de acordo com as normas técnicas comuns aos vários tipos de trabalhos bibliográficos (monografias, dissertações, teses, artigos e livros). A necessidade de padronização das publicações acadêmico-científicas apresentadas à Faculdade Estácio de Sá de Goiás, deu origem à elaboração deste manual que tem por finalidade facilitar aos alunos de graduação e pós-graduação, o acesso às normas técnicas para a apresentação e formatação dos trabalhos acadêmicos, utilizando exemplos práticos das variadas formas de registros bibliográficos. O manual será atualizado periodicamente, sempre que houver alteração das normas técnicas ou para incluir outros exemplos que possam contribuir para os seus objetivos. Baseia-se nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mais precisamente, NBR 6023 – Referências (Agosto/2002); NBR 6024 – Numeração progressiva (Maio/2003); NBR 6027 – Sumários (Maio/2003); NBR 6028 – Resumos (Novembro/2003); NBR 10520 – Citações (Agosto/2002); NBR 14724 – Apresentação de trabalhos (Dezembro/ 2005). Destaca-se a seguir os principais documentos científicos utilizados pela Faculdade. 1 ARTIGO CIENTÍFICO É uma publicação que divulga o resultado de pesquisas teóricas e de campo. É publicado em revistas e jornais científicos e pode ser também apresentado em congressos e eventos do gênero na forma oral e/ou publicação nos anais do evento; também é solicitado como atividade didática em cursos de graduação e pós-graduação, para adquirir habilidades de pesquisa e de escrita. FORMATAÇÃO: 6 a) Papel A4; b) Fonte Arial; c) Tamanho 12; d) Espacejamento 1,5 cm entrelinhas; e) Contendo de 8 a 15 páginas; f) Margens: - superior e esquerda 3 cm, - inferior e direita 2 cm. MODELO Artigo Científico TÍTULO DO ARTIGO CIENTÍFICO João da Silva dos Santos1 Nome do professor orientador de conteúdo2 Nome do professor orientador de metodologia3 RESUMO Resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo sumoresumoreresumo,resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo resumo. Palavras-chave: Palavra. Palavra. Palavra. ABSTRACT Abstractabstractabstractabstractabstract,abstractabstractaabstractracabstracttracabstractab stractabstract abstract abstract abstract abstract Abstract abstract abstract abstract abstract abstract abstractaabstractracabstracttracabstractabstractabstract abstract abstract abstract abstract. Keywords: Word. Word. Word. 1 INTRODUÇÃO 1 João da Silva dos Santos é técnico em Administração de Empresas, gerente de vendas da empresa Xis Comércio e Serviços LTDA e seu e-mail para contato é joaodasilva@provedor.com.br 2 Nome e breve currículo do professor orientador de conteúdo. 3 Nome e breve currículo do professor orientador de metodologia. 7 Introdução introdução introdução introdução introdução introdução introdução introdução introdução introdução introdução introdução introdução introdução introdução. 2 TÍTULO ESCOLHIDO PELO ACADÊMICO RELATIVO AO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO TEÓRICO Desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento. 2.1 SUBTÍTULO ESCOLHIDO PELO ACADÊMICO Desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento. 2.1.2 Subtítulo escolhido pelo acadêmico Desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimentodesenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento. 3 TÍTULO ESCOLHIDO PELO ACADÊMICO RELATIVO AO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PRÁTICO 4 CONCLUSÕES Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões Conclusões. REFERÊNCIAS 10 3 RESUMO Trata-se da apresentação concisa de um texto (obra em parte ou no todo), seja ele de que natureza for; na sua apresentação devem ser preservados os pontos de vista fundamentais, a estrutura da exposição e a relação adequada entre as partes do texto básico; em geral assume a forma de variados tipos de fichamentos; para conhecimento, é importante saber que a norma ABNT 6028/90, recomenda que os resumos tenham as seguintes extensões: a) notas e comunicações: até 100 palavras; b) monografias e artigos: até 250 palavras; c) relatórios e teses: até 500 palavras. São quatro os tipos de resumo: a) Resumo indicativo: indica apenas os pontos principais do texto, não apresentando dados quantitativos, qualitativos, etc. É perfeitamente adequado à literatura de prospectos; b) Resumo informativo: informa suficientemente ao leitor para que possa decidir sobre a conveniência da leitura do texto inteiro. Expõe finalidades, metodologia, resultados e conclusões; c) Resumo informativo/indicativo: combinação dos dois tipos citados; d) Resumo crítico: resumo redigido por especialistas com a análise interpretativa de um documento. FORMATAÇÃO: a) Papel: A4; b) Fonte: Times New Roman; c) Tamanho: 12; d) Espacejamento: 1,0 entrelinhas (simples); e) Contendo no máximo 500 palavras; f) Citar até 3 palavras chaves; g) Margens: - superior e esquerda 3 cm, - inferior e direita 2 cm. 11 MODELO DE RESUMO RESUMO MACHADO, H. B. Curso de direito tributário. 20. ed. São Paulo: Malheiros, 2002. 468 p. Resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resu mo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,re sumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo, resumoresumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resum o,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resu mo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,re sumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo, resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resum o,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resu mo,resumo,resumoresumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,res umo,resumo,resumo,resumo. Palavras-chave: Administração. Direito. Fonoaudiologia. MODELO RESUMO (Caso seja solicitado pelo professor) FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE GOIÁS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA PROFESSOR: KARL MARX DE MEDEIROS ALUNO (A): JOSÉ DA SILVA RESUMO MACHADO, H. B. Curso de direito tributário. 20. ed. São Paulo: Malheiros, 2002. 468p. Resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resu mo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,re sumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo, resumoresumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resum o,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resu mo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,re sumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo, resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resum o,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resu mo,resumo,resumoresumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,resumo,res umo,resumo,resumo,resumo. Palavras Chaves: Administração. Direito. Fonoaudiologia. 12 4 FICHAMENTO “Técnica que tem como principal utilidade otimizar a leitura na pesquisa científica mediante a reunião de elementos selecionados pelo pesquisador que registra e/ou resume e/ou reflete e/ou analisa de maneira sucinta, uma obra”. (PASOLD, 2002, p. 233). IDENTIFICAR O NOME (TIPO DE FICHAMENTO UTILIZADO) 1 NOME COMPLETO DO REALIZADOR DO FICHAMENTO: Carlos Machado 2 OBRA/ARTIGO/ENSAIO EM FICHAMENTO: (Ref. cfme ABNT - 6023) MACHADO, H. B. Curso de direito tributário. 20. ed. São Paulo: Malheiros, 2002. 468p. 3 RESUMO DO LIVRO (ENSAIO/ARTIGO) Expõe objetivos, finalidades, metodologia, resultados e conclusões, conteúdo e principais idéias do autor. A primeira frase deve ser significativa explicando o tema principal do documento. Utiliza-se as próprias palavras para representar as idéias do autor e, se usar as palavras do autor, indica-se entre aspas “ ”. Evitar expressões: o autor disse, o autor falou, segundo o autor, segundo ele, a seguir, este livro (ou artigo, ou documento) 4 REGISTRO PESSOAL DO TEMA: (SEU POSICIONAMENTO DIANTE DO ASSUNTO OU ARTIGO DE PERIÓDICO) 5 LOCAL / DATA / ASSINATURA DO FICHADOR FORMATAÇÃO: a) Papel: A4; b) Fonte: Times New Roman; c) Tamanho: 12; d) Espaçamento: 1,5 cm entrelinhas; e) Contendo no máximo 1 página; f) Margens: - superior e esquerda 3 cm, - inferior e direita 2 cm. 15 5 SHORT PAPER O short paper é um trabalho acadêmico que se limita à discussão de apenas uma idéia sobre um aspecto da realidade observada. O short paper deve conter: a) Dados de identificação no cabeçalho da folha; b) Título é opcional; c) Objetivo destacado no primeiro parágrafo; d) Desenvolvimento, descrição do assunto em foco; e) Notas conclusivas; f) Bibliografia, citar fonte conforme normas ABNT; FORMATAÇÃO: a) Papel: A4; b) Fonte: Times New Roman; c) Tamanho: 12; d) Parágrafo: 1,5 cm; e) Espacejamento: 1,0 cm entrelinhas (simples); f) Contendo no máximo 1 página; g) Margens: - superior e esquerda 3 cm, - inferior e direita 2 cm. O short paper deve apresentar no 1º parágrafo o objetivo do texto, no 2º a discussão e fundamentação do tema e o 3º a conclusão, seguindo das referências utilizadas. 16 MODELO DE SHORT PAPER FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE GOIÁS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL Disciplina: CONTABILIDADE Prof.: JULIANA BRANDÃO Aluno: Carlos Machado TÍTULO Short paper, short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper short paper MACHADO, H. B. Curso de direito tributário. 20. ed. São Paulo: Malheiros, 2002. 468 p. 17 6 PROJETO DE PESQUISA O projeto é uma carta de intenções. “Se é assim, deve definir com clareza o problema motivador da investigação, o referencial teórico que a suportará e a metodologia a ser empregada. Também não pode deixar de apresentar o cronograma da pesquisa, bem como a referência”. (VERGARA, 2000, p. 15). 1 INTRODUÇÃO: apresenta e descreve o projeto em suas linhas mais gerais (seu tema) contextualizando-o no debate acerca de assuntos relevantes. A idéia aqui, é de introduzir o leitor no tema. (Contextualização sobre o cenário a ser pesquisado). 2 TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA: (apresentação do foco de estudo, sua delimitação e a questão a ser investigada). 3 OBJETIVOS: nesta parte dos objetivos, deverá ser apresentado o problema de pesquisa, ou seja, a questão central do trabalho, aquela a partir da qual vai se estruturar o próprio estudo.(o que fazer?). 3.1 OBJETIVO GERAL 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4 JUSTIFICATIVA: a justificativa deve cumprir o papel singular de demonstrar a importância do estudo. Mostrar porque o trabalho (o tema, a pergunta, a abordagem) tem relevância, uma das estratégias mais utilizadas é a da sua contextualização dentro de um espectro mais amplo, visando demonstrar sua pertinência. (Por que fazer? Para que?). 5 HIPÓTESE: resposta provisória ao problema de pesquisa apresentado. (Obrigatória para o Curso de Direito) 6 REVISÃO DE LITERATURA (denominada no Curso de Direito como ORDEM DO RELATO). O que já foi escrito sobre o tema. 20 7 METODOLOGIA MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM. 8 CRONOGRAMA CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC. REFERÊNCIAS RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR. 21 8 NORMATIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO GRÁFICA DE TRABALHOS ACADÊMICOS “Os trabalhos científicos devem ser elaborados de acordo com as normas pré- estabelecidas [...] podem ser realizados com base em fontes de informações primária ou secundárias e elaborados de várias formas, de acordo com a metodologia e com os objetivos propostos”. (LAKATOS; MARCONI, 2001, p. 234). 8.1 ESTRUTURA (ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS) a) Capa; b) Lombada; c) Folha de rosto; d) Errata; e) Termo de aprovação; f) Dedicatória, Agradecimento e Epígrafe; g) Resumo na língua vernácula; h) Resumo em língua estrangeira; i) Lista de ilustrações, tabelas; j) Lista de abreviaturas, siglas, símbolos; k) Sumário. 8.1.1 Capa Proteção externa do trabalho e sobre o qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação. Deve conter: a) Nome da instituição (por extenso); b) Nome do autor; c) Título e subtítulo, se houver; d) Local (cidade); e) Ano da entrega; f) Fonte:14. ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS ELEMENTOS OPCIONAIS FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE GOIÁS JOÃO DA SILVA HERMENÊUTICA, HERMENÊUTICA, HERMENÊUTICA GOIÂNIA,2008 22 8.1.2 Lombada Elemento opcional, parte da capa do trabalho que reúne as margens internas das folhas, sejam elas costuradas, grampeadas, coladas ou mantidas juntas de outra maneira. As informações, devem ser impressas da seguinte maneira: a) Nome do autor, impresso longitudinalmente e legível do alto para o pé da lombada. Esta forma possibilita a leitura quando o trabalho está no sentido horizontal, com a face voltada para cima; b) Título do trabalho, impresso da mesma forma que o nome do autor. 25 8.1.4 Ficha catalográfica O verso da folha de rosto deve conter a FICHA CATALOGRÁFICA conforme Código de Catalogação Anglo-Americano vigente. Para a elaboração da mesma, os alunos devem recorrer aos serviços das Bibliotecas da Faculdade, ou devem enviar solicitação pelo formulário online, na página da biblioteca, no http://200.247.140.131/webisis/ > link produtos e serviços > ficha catalográfica. Este serviço é oferecido gratuitamente pela Biblioteca da Faculdade. Dados Internacionais de Catalogação-na-Publicação (CIP) S586 SILVA, João da. Hermenêutica, hermenêutica, hermenêutica / João da Silva. – Rio de Janeiro, 2003. 99 f. ; 30 cm. Dissertação (Mestrado em Direito)– Universidade Estácio de Sá, 2003. Bibliografia: f. 98-99. 1.Hermenêutica. 2. Direito. 3. Direito – Filosofia. I. Título. CDD 340.326 12,5 cm 7,5 cm 26 8.1.5 Errata Elemento opcional, a errata é apresentada em papel avulso ou encartado, encartado, acrescido ao trabalho depois de impresso e inserido após a folha de rosto. Consiste em uma lista das páginas e linhas em que ocorreram os erros com as devidas correções. ERRATA Folha Linha Onde se lê Leia-se 17 8 educação educação 27 8.1.6 Termo de aprovação (PÓS-GRADUAÇÃO) Elemento obrigatório, contendo os elementos essenciais da identificação do trabalho. Colocado logo após a folha de rosto, constituído pelo nome do autor do trabalho, título e subtítulo (se houver), natureza, objetivo, instituição a que é submetido, área de concentração, data da aprovação, nome, titulação e assinatura dos membros da banca examinadora, e instituições a que pertencem. A data de aprovação e a assinatura dos membros da banca são colocados após a aprovação. 30 8.1.8 Dedicatória Elemento opcional, onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho. Utiliza- se letra tamanho 10, entrelinhas simples, recuo esquerdo de 8 cm e alinhamento justificado. A minha mãe com todo carinho. 31 8.1.9 Agradecimentos Elemento opcional, dirigido àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. Importante agradecer ao orientador, à banca e à agência de fomento, se houver. AGRADECIMENTOS Ao Prof. ............. À empresa............. À ................... 32 8.1.10 Epígrafe Apresenta uma citação, seguida da indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho. Podem também constar epígrafes nas folhas de abertura das seções primárias. Utiliza-se letra tamanho 10, entrelinhas simples, recuo esquerdo de 8 cm e alinhamento justificado. Os caminhos da libertação são do oprimido eu se libera; ele não é coisa eu se resgata, é sujeito que se deve autoconfigurar responsalvemente Paulo Freire 35 8.1.12 Resumo na língua estrangeira Consiste em uma versão do resumo em idioma de divulgação Internacional (em inglês Abstract; em castelhano Resumen; em francês Résumé, por exemplo). Deve aparecer em folha distinta e seguido das palavras mais representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, na língua escolhida. The aim of this study was to investigate how teachers and social educators who work with socially and economically disadvantaged adolescents in Rio de Janeiro represent “adolescents at risk”. The social representation approach adopted in the study refers to the framework proposed by Moscovici (1978) and further developed by Abric. Data colletion used a multi-methodological approach (ABRIC, 1994) that included in depth interviews, free association, focal groups and other techniques aimed at uncovering the relations and hierarchy among the elements of the representations. Results indicated that the most important elements of the social representation of “at risk adolescents” for the two groups were “lack of family care” and the “risk of delinquency”. The similarity between the two groups seems to be anchored in the collective memory that regards poor adolescents as a virtual delinquents. Considering that the social representation constructed by a group orient and justify its behavior towards the object they represent, we can conclude that teachers and social educators who work with “adolescents at risk ”need more training and support to be able to foster their inclusion in the society. Keywords: Social representation. Educational research. Adolescents. ABSTRACT 36 8.1.13 Ilustrações e tabelas O uso das ilustrações (quadros, figuras, fotos, desenhos, gráficos, mapas, esquemas, fórmulas, modelos, fotografias, diagramas, fluxogramas, organogramas) e tabelas no trabalho visam explicar ou complementar o texto. Estas devem ser inseridas, o mais próximo possível do trecho a que se referem; a) caso não se queira inserir as ilustrações no texto, estas podem figurar em apêndice (A,B,C) ou em anexo (A,B,C), deste que mencionados no texto; b) a reprodução de ilustrações retiradas de outros documentos deve ser feita com a indicação do referido documento, abaixo destas; c) podem ser utilizados outros formatos de papel para plantas, desenhos técnicos, mapas, dentre outros, desde que, dobrados, resultem no formato A4; d) deve-se procurar reduzir ilustrações a uma única página, evitando ao máximo material desdobrável. e) o emprego das mesmas não deverá ultrapassar 20% do trabalho. O emprego de ilustrações do tipo quadro (grifo nosso) consiste na representação tipo tabular que não emprega dados estatísticos (ABNT). Estes se apresentam com as laterais fechadas; e podem possuir traços horizontais. a) devem ser dotadas da palavra Ilustração e seu respectivo número, localizado abaixo deles (Ex.: Ilustração 1: Fatores de influência) b) devem ter numeração independente e consecutiva em algarismos arábicos conforme ilustração abaixo: Fatores Explicação Imigração ---------------- Estudos ---------------- Ilustração 1: Fatores de influência. Fonte: IBGE (2000). c) se o quadro não terminar numa página, deve-se continuá-lo na página seguinte, sem a colocação de um traço horizontal na parte inferior, devendo o título ser repetido nas páginas seguintes, acrescentando-se as palavras “continua”, 37 “continuação” ou “conclusão”, entre parênteses, fonte 10 logo abaixo do título, no canto superior direito. Já as tabelas têm a finalidade de resumir ou sintetizar dados, fornecendo o máximo de informação num mínimo espaço. As tabelas não são fechadas lateralmente; não possuem traços horizontais separando os dados numéricos a) título escrito em minúsculas, é centrado e vem logo depois da palavra Tabela; b) devem ter numeração independente e consecutiva em algarismos arábicos, conforme exemplo abaixo: Tabela 1: Influências na pesquisa Influências Número % Inglaterra 10 10 França 90 90 total 100 100 Fonte: IBGE (2000). c) se a tabela não terminar numa página, deve-se continuá-la na página seguinte, sem a colocação de um traço horizontal na parte inferior, devendo o título ser repetido nas páginas seguintes, acrescentando-se as palavras “continua”, “continuação” ou “conclusão”, entre parênteses, logo abaixo do título, no canto superior direito. A lista de ilustrações e tabelas deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item, designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da folha. Recomenda-se a elaboração de listas próprias para cada tipo de ilustração (quadros, lâminas, plantas, fotografias, gráficos, desenhos, organogramas, fluxogramas, esquemas, e outros). LISTA DE ILUSTRAÇÕES Ilustração 1: Vista aérea parcial do prédio .....................95 Ilustração 2: Entrada principal dos alunos ......................96 Ilustração 3: Biblioteca ........................ ........................110 Ilustração 4: Sala de aula ..............................................115 40 8.1.16 Sumário As partes são acompanhadas do(s) número(s) da(s) folha(s). Uma linha pontilhada deve ser usada para ligar o nome da seção à folha correspondente. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO............................................................................................................8 1.1 TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA.....................................................................9 1.2 OBJETIVOS................................................................................................................9 1.2.1 Objetivo geral 1.2.2 Objetivos específicos 1.3 JUSTIFICATIVA 1.4 ESTRUTURA DO TRABALHO 2 REVISÃO DE LITERATURA 2.1 TÍTULO A SER DEFINIDO 2.2 TÍTULO A SER DEFINIDO 3 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS 3.1 TÍTULO A SER DEFINIDO 3.2 TÍTULO A SER DEFINIDO 4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS 4.1 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 4.2 SUBTÍTULO À ESCOLHA 4.2.1 Título a ser definido 4.2.2 Título a ser definido 4.2.3 Título a ser definido 4.3 SUGESTÕES E PROPOSTAS AO MODELO ESTUDADO 5 CONCLUSÃO REFERÊNCIAS APÊNDICE A – Título ANEXO A – Título 41 8.2 ELEMENTOS TEXTUAIS Tem três partes fundamentais: a) Introdução: parte em que o pesquisador “constrói o seu problema”; b) Desenvolvimento: parte principal do texto, que contém a exposição do assunto; c) Conclusão: parte final do texto, onde são apresentadas as conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. 8.3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS d) Referências: conforme a NBR 6023/2002. e) Glossário: lista em ordem alfabética, de palavras ou expressões técnicas, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições. f) Apêndices: documentos produzidos pelo autor. g) Anexos: documentos trazidos de fora. h) Índices: lista de palavras ou frase, ordenadas segundo determinado critério que localiza e remete para as informações contidas no texto. 42 ÍNDICE 18 UNIVERISDADE TÍTULO NOME DO ALUNO LOCAL ANO ANEXOS 17 APÊNDICE 16 GLOSSÁRIO 15 REFERÊNCIAS 14 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS CONCLUSÃO 13 12 INTRODUÇÃO 11 SUMÁRIO ELEMENTOS TEXTUAIS LISTA DE ILUSTRAÇÕES ABSTRACT RESUMO EPÍGRAFE AGRADECIMENTOS DEDICATÓRIA FOLHA DE APROVAÇÃO ERRATA FOLHA DE ROSTO I I ESTACIO DE SÁ AUTOR TÍTULO LOCAL ANO ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Capa não numerada e não contada Início da numeração do trabalho Páginas contadas não numeradas Após a introdução todas as páginas são numeradas até o fim do trabalho. Primeira folha do trabalho 45 8.4.2 Paginação Definem-se, a seguir, as regras de paginação. a) quanto ao tipo de número: arábicos (1, 2, 3, dentre outros). Vale ressaltar que nos números até 9 (nove), não se indicam o zero na frente do número (ex.: 1 e não 01); b) quanto à localização do número da página: o número da página será a margem direita na parte superior da página, fonte 10; c) quanto às páginas que devem ser paginadas: de forma seqüencial por meio dos números arábicos (1, 2, 3, dentre outros) a partir da introdução, inclusive glossário, apêndices e anexos; d) quanto às páginas não paginadas: a capa não é contada e nem paginada. Conta-se a partir da folha de rosto, porém a numeração não aparece. 46 OBSERVAÇÕES: Recomenda-se o uso da numeração progressiva para as seções do texto. Assim como: 1 SEÇÃO PRIMÁRIA 1.1 SECÃO SECUNDÁRIA 1.1.1 Seção terciária 1.1.1.1 Seção quaternária 1.1.1.1.1 Seção quinária a) b) EVITAR: a) Títulos das seções no final da folha e texto na folha seguinte; b) Digitação de uma linha isolada no final ou início da folha; c) Separar as ilustrações do texto. 47 8.4.3 Espacejamento e parágrafos Os parágrafos são de 1,5 cm, justificados, com espaçamento entrelinhas 1,5 cm, conforme indicação na figura: a) ao iniciar novos capítulos, a margem de início será a mesma utilizada para as demais páginas do texto, sem a necessidade de espaçamentos diferenciados. b) o espaçamento entrelinhas será de 1,5 cm; e) o espaçamento entre o título do capítulo principal (seção primária) e o texto será 2 (dois) espaços de 1,5 cm; c) o capítulo principal sempre iniciará em página nova; d) ao término do texto dos capítulos principais (ex. 1, 2, 3), deixar 2 (dois) espaços de 1,5 cm para iniciar capítulos secundários (ex.1.1;1.2); e) ao iniciar as subdivisões secundárias e terciárias (ex.: 2.1, 2.1.1; 2.2, 2.2.1 ) deixar 2 (dois) espaços de 1,5 cm para iniciar o texto em cada uma das divisões; f) além da margem esquerda já definida, deixar 1,5 cm para início de parágrafo. 50 portanto, para o desempenho de sua missão”. (STONER, 1985, p. 70). a. citação com mais de três linhas: a citação com mais de três linhas deve aparecer em parágrafo distinto, a 4cm da margem do texto), terminando na margem direita. Esta deve (grifo nosso) ser apresentada sem aspas (grifo nosso), deixando-se espaço simples entre as linhas e 2 (dois) espaços simples entre a citação e os parágrafos anterior e posterior, conforme modelo: Ex. 1: Um objetivo é um alvo que precisa ser atingido para a organização poder atingir suas metas. Os objetivos são, por natureza, mais específicos que a definição da missão e são, na realidade, a tradução da missão em termos específicos e concretos com os quais se possa medir os resultados. Estabelecem-se muitos objetivos-marcos de execução das missões e da busca da consecução das metas. A firma de produtos eletrônicos, por exemplo, poderia traduzir sua definição geral de sua missão em objetivos específicos como ‘passar a ser um dos dez maiores fornecedores de semicondutores em faturamento bruto’ ou aumentar os gastos com pesquisas e desenvolvimento. (STONER, 1985, p. 70). Ou Ex. 2: Para Stoner (1985, p. 70), um objetivo é um alvo que precisa ser atingido para a organização poder atingir suas metas. Os objetivos são, por natureza, mais específicos que a definição da missão e são, na realidade, a tradução da missão em termos específicos e concretos com os quais se possa medir os resultados. Estabelecem-se muitos objetivos-marcos de execução das missões e da busca da consecução das metas. A firma de produtos eletrônicos, por exemplo, poderia traduzir sua definição geral de sua missão em objetivos específicos como "passar a ser um dos dez maiores fornecedores de semicondutores em faturamento bruto" ou aumentar os gastos com pesquisas e desenvolvimento. Citação indireta: também conhecida como paráfrase, é redigida pelo autor do trabalho com base em idéias de outro autor ou autores. Deve-se sempre indicar a fonte de onde foi tirada a idéia. As citações indiretas podem aparecer sob a forma de paráfrase, isto é, citação livre do texto, ou em forma de condensação que é a síntese dos dados retirados da fonte consultada, sem alterar fundamentalmente a idéia do autor, conforme exemplo a seguir. 51 Ex. 1 A palavra programa implica, um papel ativo, consciente e racional desempenhado por administradores na formulação da estratégia da organização e a estratégia é o programa geral para a consecução dos objetivos de uma organização (STONER, 1985). Ou Ex. 2 Segundo Stoner (1985), a palavra programa implica, um papel ativo, consciente e racional desempenhado por administradores na formulação da estratégia da organização e a estratégia é o programa geral para a consecução dos objetivos de uma organização. Citação de citação: é a menção a um documento ao qual não se teve acesso, mas do qual se tomou conhecimento apenas por citação em outro trabalho. Esta forma de citação só deve ser usada na total impossibilidade de acesso ao documento original. A indicação é feita pelo sobrenome do autor original, ano da obra ,seguido da expressão apud e do sobrenome do autor da obra consultada, ano da obra e página de for citação direta. Somente o autor da obra consultada é mencionado nas referências conforme exemplo a seguir: NO TEXTO: Segundo Mintzberg (1982 apud STONER, 1985, p. 70) ou (MINTZBERG, 1982 apud STONER, 1985, p. 70) NA REFERÊNCIA: STONER, James A. F. Administração. 2. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1985. p. 68-87. Omissões em citação: são permitidas em citações quando não alteram o sentido do texto ou frase. São indicadas pelo uso de reticências entre colchetes da seguinte forma: [...]. Isto é visto no exemplo a seguir: 52 Ex. 1 Segundo Stoner (1985, p. 72) “[...] outra razão pela qual o planejamento estratégico tornou-se importante para os administradores é que ele permite que eles preparem...e que suas organizações funcionem”. Citação de informação obtida através de canais informais: pode ser originária de palestras, debates, conferências, entrevistas ou ainda de correspondência pessoal, anotações de aula e outros, mas só deve ser usada quando for possível comprová-la, caso contrário, deve-se indicar entre parênteses a expressão: (informação verbal) . Ex.1 Flávio Suplicy de Lacerda, em discurso proferido em 25 de agosto de 1967, por ocasião do encerramento das comemorações do Dia do Soldado, no Auditório da Reitoria, alertava que a Universidade deveria saber que a plenitude da vida se alcança com o desejo de um futuro e não com a estabilidade, permanente e definitiva, que é o império da melancolia (informação verbal) . Ex.2 Algumas complexidades e problemas associados á definição e ao estudo das estratégias organizacionais já foram mencionadas por muitos autores (informação verbal). 55 b) explicativa: informações obtidas por meio de correspondências pessoais, comunicações, documentos de divulgação restrita, trabalhos não publicados, palestras, cursos, aulas etc. Devem ser indicadas da seguinte forma: 56 10 REFERÊNCIAS Referência é o “conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual”. (ABNT, 2002). As referências são alinhadas somente à margem esquerda e de forma a se identificar individualmente cada documento. A pontuação segue padrões internacionais e deve ser uniforme para todas as referências de um mesmo documento. Deve-se listar as referências completas das fontes que foram citadas (e que constam em rodapé) ao longo do projeto e da MONOGRAFIA. Elementos essenciais de uma referência: são aqueles indispensáveis à identificação do documento, como: autor; título; edição; local; editora; data. Padrão de uma referência: SOBRENOME, Prenomes do autor. Título: subtítulo. ed. Local: Editora, ano. ROCHA, Silvio.Tudo sobre metodologia científica: papers, resenhas, etc. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2006. OBS: Quando não for possível identificar a editora, usa-se [s.n], e quando não for informado o local de publicação, usa-se [S.l]. Quando não se tem certeza ou não se conhece o ano de publicação usa-se: 1971 OU 1972] UM OU OUTRO [1971?] ............................................................ DATA PROVÁVEL [1971] DATA CERTA Ñ INDICADA [ENTRE 1971 E 1975] INTERVALOS [CA. 1971] DATA APROXIMADA [197-] .............................................................. DÉCADA CERTA [197-?] ............................................................ DÉCADA PROVÁVEL [19--] SÉCULO CERTO [19--?] ............................................................. SÉCULO PROVÁVEL 57 AUTOR (PESSOA FÍSICA) 1 autor: MINADEO, Roberto. Marketing internacional: conceitos e casos. Rio de Janeiro: Thex, 2001. 2 autores: GOMES, Josir Simeone; SALAS, Joan M. Amat. Controle de gestão: uma abordagem contextual e organizacional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 3 autores: SOUZA, Donaldo Bello de; SANTANA, Marco Aurélio; DELUIZ, Neise. Trabalho e educação: centrais sindicais e reestruturação produtiva no Brasil. Rio de Janeiro: Quartet, 1999. mais de 3 autores: GRINOVER, Ada Pellegrini et al. Juizados especiais criminais: comentários à Lei 9.099, de 26-09-1995. 2. ed. rev. atual. e aum. São Paulo: R. dos Tribunais, 1997. RESPONSABILIDADE INTELECTUAL DESTACADA: (Org.) (Coord.) (Ed.) CARVALHO, Maria Cecilia Maringoni de (Org.).Construindo o saber: metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Papirus, 1995. 175 p. SOBRENOMES QUE INDICAM PARENTESCO: (Neto), (Júnior), (Filho) OLIVEIRA JUNIOR, José Alcebíades de; LEITE, José Rubens Norato (Org.). Cidadania coletiva. Florianópolis: Paralelo, 1996. 60 PALESTRAS LEONARDOS, Ana Cristina. Educação e novas tecnologias. 2001. Palestra realizada na Universidade Estácio de Sá em 28 ago. 2001. ANOTAÇÕES DE AULA SILVA, José. Mecânica básica. 2001. 45 f. Notas de aula. TRABALHOS DE ALUNOS COUTINHO, Vanessa Monteiro. História da 10º Conferência Nacional de Saúde. 2001. Trabalho de aluno. DOCUMENTOS ELETRÔNICOS ARRUDA, Maria Cecília Coutinho; NAVRAN, Frank. Indicadores de clima ético nas empresas. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n. 3, jul./set. 2000. Disponível em: <www.rae.com.br>. Acesso em: 28 set. 2006. LISTA DE DISCUSSÃO BIBIAMIGOS Discussion List. Lista de Discussão sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.Bibi Amigos no Brasil. Disponível em: <www.br.groups.yahoo.com/group/bibamigos>. Acesso em: 21 ago. 2001. QUANDO O AUTOR DA PARTE E DA OBRA FOREM DIFERENTES (COLETÂNEA) CAVALCANTE, A. M. Légua tirana, um turismo de fé. In: LIMA, L. C. (Org.). Da cidade ao campo: a diversidade do saber-fazer turístico. Fortaleza: UECE, 1998. p. 144-152. 61 QUANDO O AUTOR DA PARTE E DA OBRA FOR O MESMO REJOWSKI, M. Turismo como área de conhecimento no Brasil. In:______. Turismo e pesquisa científica: pensamento Internacional x situação brasileira. Campinas: Papirus, 1996. p. 59-85. CD ANA Carolina. [Rio de Janeiro]: BMG, c2001. 1 CD (53 min). APOSTILA SILVEIRA, Marcelo. Planejamento estratégico. 2004. 30 f. Apostila – (Graduação em Administração) – Faculdade Estácio de Sá de Goiás, São José, 2004. REFERÊNCIAS LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001. PASOLD, César Luiz. Prática da pesquisa jurídica. 7. ed. Florianópolis: OAB/SC, 2002. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved