Modelo de Formatação de Artigo Acadêmico em Branco IFSP Turismo

Modelo de Formatação de Artigo Acadêmico em Branco IFSP Turismo

Jornalismo especializado em turismo: foco nos cadernos de turismo dos principais jornais em circulação na cidade de São Paulo

Journalism specialized in tourism: focus in the suplements of tourism of the most important journals in circulation at São Paulo city

Juliana da Silva

juliana@hotmail.com

Orientador: José Guilherme de Almeida

Resumo: Esse artigo aborda as relações estabelecidas entre a mídia impressa jornal e o fenômeno turístico, com foco nos suplementos de turismo veiculados pelos dois principais jornais em circulação na cidade de São Paulo, a “Folha de São Paulo” e “O Estado de São Paulo”, bem como averiguar a influência e a relevância das informações obtidas nesses cadernos sobre as escolhas dos leitores e o seu papel na atividade turística. Para isso foram realizadas pesquisas de caráter qualitativo e quantitativo a fim de levantar informações necessárias ao desenvolvimento desse artigo. O estudo realizado apontou os cadernos de turismo como importantes meios de promoção turística, mas que ainda têm espaço para levar ao turista informações no que se refere a políticas do turismo e a sustentabilidade dessa atividade.

Palavras-chave: turismo; suplementos de turismo; mídia; promoção turística.

ABSTRACT: This article comes to approach the relations between printed media journal and the phenomenon tourism with focus in the suplements of tourism transmited by the two most importants journals in circulation at São Paulo City, the journal Folha de São Paulo and the journal O Estado de São Paulo, as well comes to verify the influence and the importance of informations obtained in these suplements above choices of readers and its function in turistic activity.

Keywords: tourism; suplements of tourism; media; tourism promotion.

Introdução

O turismo é uma das principais atividades econômicas do mundo contemporâneo. Segundo estudos da Organização Mundial do Turismo (apud OLIVEIRA, 2007) se o setor continuar nesse ritmo de expansão, o número de turistas internacionais deve superar a marca de 1,5 bilhão em 2020. Esses turistas deverão gastar mais de dois trilhões de dólares por ano em suas viagens, o que transformaria o turismo na maior indústria do planeta.

[...]

O jornalismo, assim, atua como uma ferramenta fundamental, por ser um dos grandes responsáveis pela comunicação em massa. Qualquer meio de comunicação tem entre suas principais funções informar, educar e entreter o leitor, levando a veracidade dos acontecimentos com comprometimento. Segundo Carvalho (2007b),

O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (2007) permite afirmar que o jornalismo tem como dever ético buscar, relatar e comentar os fatos da atualidade. Este dever ético obriga o jornalista a buscar a veracidade dos fatos, tendo como princípios os valores que dão sentido e objetivo às sociedades organizadas. Valores, cujos processos sociais conferem ao jornalismo os compromissos com a defesa da cidadania, da liberdade de expressão, com a denúncia de violências, torpeza e injustiça.

[...]

Figura 1: Restaurante submergível

[...]

Este trabalho levanta e analisa questões a respeito da influência dos cadernos de turismo dos principais jornais em circulação na cidade de São Paulo na escolha das viagens de seus leitores e a importância desse veículo de informação para os consumidores leigos e profissionais do setor turístico. Nota-se uma carência em estudos científicos atuais que analisem os resultados e o papel desta estratégia mercadológica de promoção turística e sua relação com o comportamento do consumidor e do profissional do turismo.

Os jornais “Folha de São Paulo” e “O Estado de São Paulo” foram escolhidos tomando como referência dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC), principal entidade auditora de vendas da mídia impressa no país. A Folha de São Paulo, jornal brasileiro de maior tiragem e circulação no decorrer do ano de 2007, de acordo com o ranking dos maiores jornais brasileiros em circulação, foi um dos escolhidos. O jornal O Estado de São Paulo, que fica em segundo lugar em vendas na cidade de São Paulo, como se vê na tabela abaixo, foi o outro jornal selecionado a fazer parte desta pesquisa.

Quadro 1: Os maiores jornais pagos do Brasil em circulação

Título

Editora

Circulação

Formato

Folha de S. Paulo

Empresa Folha da Manhã

302.595

Standart

O Globo

Infoglobo Comunicações S/A

280.329

Standart

Extra

Infoglobo Comunicações S/A

273.560

Standart

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo S/A

241.126

Standart

Fonte: Associação Nacional dos Jornais, 2008

Uma breve história dos jornais

Ao voltar no tempo pode-se observar um acesso restrito ao conhecimento pelas civilizações, apenas alguns privilegiados tinham esse poder em mãos.

[...]

1.1Jornalismo impresso e seus cadernos especializados de turismo

De um lado tem-se a indústria dos jornais tentando suprir toda a necessidade de informação de seus leitores; do outro lado, os leitores, consumidores desses jornais, que no decorrer do tempo tornaram-se cada vez mais exigentes e por conseqüência passaram a querer melhores serviços e produtos diferenciados.

[...]

1.1.1Histórico dos cadernos especializados

[...]

Conclusão

Seja qual for o propósito final de cada um dos cadernos, eles atualmente possibilitam uma série de leituras diferentes de seus conteúdos, sendo a prestação de serviços apenas uma delas. Nesse caso, é a consciência do leitor que possibilitará práticas responsáveis dele mesmo no destino com relação ao patrimônio e à cultura local, e é fato que os jornais poderiam contribuir mais nesse sentido. Quem sabe discussões atuais como o aquecimento global podem ter reflexo nos conteúdos dos cadernos?

[...]

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS. Disponível em: <http://www.anj.org.br>. Acesso em: 13 ago. 2008.

CARVALHO, C. Segmentação do jornal, a história do suplemento como estratégia de mercado. In: INTERCOM, 2007, São Paulo.

OLIVEIRA, M. A maior indústria do mundo. Anuário Exame, 2007-2008

Comentários