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Manual do Trabalho de Conclusão de Curso IFSP Turismo, Manuais, Projetos, Pesquisas de Turismo

Manual do Trabalho de Conclusão de Curso IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Cubatão

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2010

Compartilhado em 25/07/2010

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silvany-alves-franca-monteiro-6 🇧🇷

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Baixe Manual do Trabalho de Conclusão de Curso IFSP Turismo e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Turismo, somente na Docsity! Instituto Federal de São Paulo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Manual do Trabalho de Conclusão de Curso PI5X5 1.2010 1 Abordagens Visando possibilitar a melhor adequação do TCC ao perfil e perspectivas do aluno, o TCC poderá ser desenvolvido com duas abordagens distintas: 1. Acadêmico: Artigo sobre tema inédito na área de Turismo e com abordagem científica. Será elaborado em formato para publicação em periódico científico, seguindo as normas descritas nesse manual. O aluno será avaliado especialmente pelos critérios de rigor científico e relevância do tema. De forma geral, pode-se dizer que o trabalho acadêmico está preocupado com a confiabilidade das afirmativas que concluem o trabalho. 2. Mercadológico: Projeto sobre tema aplicado e com foco no mercado real de turismo. Os trabalhos podem ser constituídos por propostas de soluções práticas, tais como planos de desenvolvimento turístico, planos de marketing, projetos de abertura de empresas, propostas de reestruturação de empresas já existentes, propostas de roteiros turísticos, e projetos de outros tipos de produtos, dentre outros. Os trabalhos também podem ser constituídos por produtos finais que poderiam ser efetivamente fruto do trabalho de uma empresa ou profissional do setor. Enquadram-se nesta categoria trabalhos como inventários turísticos, guias turísticos, websites, campanhas publicitárias, mapas, etc. Os trabalhos terão formato livre, podendo constituir-se como monografias, websites, apresentações, vídeos, viagens, eventos, etc. O aluno será avaliado especialmente pelos critérios de viabilidade das propostas, competência na implementação (quando for o caso) e criatividade. Todos os trabalhos devem ser relativos a situações reais do mercado turístico. 2 Defesa Todos os trabalhos serão defendidos em banca em sessão pública com data definida pelo orientador. Todas as bancas de defesa deverão ocorrer na Semana dos TCCs, salvo casos autorizados pela Coordenadoria de Turismo. Para a defesa o aluno deverá depositar junto ao junto ao professor orientador 3 vias do trabalho até a data estabelecida. No caso dos trabalhos acadêmicos, o aluno deverá entregar as 3 vias impressas e encadernadas em espiral ou similar. As bancas de avaliação são compostas por 3 professores, sendo o orientador e dois professores convidados pelo orientador. Os membros da banca de julgamento que não forem professores do IFSP deverão ter formação em nível de pós-graduação ou significativa experiência de mercado. Quando o trabalho mercadológico for de caráter prático (formato de viagem ou evento, por exemplo), o mesmo deverá ser amplamente documentado e seus resultados apresentados na banca de defesa. O aluno terá 15 minutos para exposição dos principais pontos do trabalho, devendo focar-se na explanação acerca dos objetivos, metodologia e principais resultados. Após a exposição do aluno, cada professor convidado terá cerca de 15 minutos para questionamentos, críticas e sugestões. O tempo de réplica do aluno é decidido pelo professor convidado e deve ser incluído em seus 15 minutos. Os subtítulos de nível 2 devem receber numerações seqüenciais de acordo com o número do capítulo (2.1, 2.2, 2.3...). Fonte corpo 12, negrito, alinhamento à esquerda, espaçamento 18pt antes e 6pt depois. São aceitos apenas 3 níveis de capítulos (até 3 partes, como em 2.1.2). Os subtítulos de nível 3 devem receber numerações seqüenciais de acordo com o número do capítulo (2.1.1, 2.1.2, 2.1.3...). Fonte corpo 12, sem negrito, itálico, alinhamento à esquerda, espaçamento 12pt antes e 6pt depois. 4.3.2 Texto A introdução deve iniciar na 2ª página do artigo. O texto deve ser em fonte corpo 12, alinhamento justificado. Para destaques, usar apenas o itálico. O texto sublinhado não deve ser utilizado em nenhum momento. Caixa alta deve ser utilizada somente para siglas que não formam palavras (exemplo CNPq), e nas citações e referências bibliográficas. 4.3.3 Figuras, tabelas e quadros Todas as ilustrações (desenhos, gráficos, fotos, esquemas, etc) são denominadas figuras. Figuras, tabelas e quadros deverão ser incluídas somente se as mesmas forem imprescindíveis à compreensão do texto. Recomenda-se que sejam usadas imagens em formato JPG ou GIF, excluindo-se o uso de arquivos BMP. Recomenda-se que a definição das imagens seja de 300 dpi. O título de figuras deve estar na 1ª linha após o elemento e ter espaçamento antes 0pt e 18pt depois. O título de tabelas e quadros deve estar na linha imediatamente anterior ao elemento e ter espaçamento 18pt antes e 0pt depois. Ambos os títulos devem ser em fonte corpo 10, negrito, alinhamento centralizado. Todas as figuras e tabelas devem ser citadas no texto. A fonte não deve ser citada quando a figura ou tabela for do próprio autor. Quando for de autoria de outra pessoa, a fonte deve aparecer logo após a figura ou tabela. Fonte corpo 10, sem negrito, alinhamento centralizado, espaçamento 0pt antes. As figuras em si devem ser inseridas em parágrafos com espaçamento antes e depois 0pt, entre linhas simples e alinhamento centralizado. Os conteúdos dentro das tabelas devem ser em fonte corpo 11, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas simples, espaçamento antes e depois 3pt. As linhas com títulos das colunas devem estar em negrito, e as demais sem negrito. 4.3.4 Citações As citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas. As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em parágrafo a parte. Fonte corpo 11, recuo à esquerda de 4 cm, alinhamento justificado. Notas de rodapé podem ser incluídas, desde que indispensáveis à compreensão do texto. Devem ser em fonte corpo 10, alinhamento justificado. As citações de obras e documentos no decorrer do texto devem ser feitas no sistema autor/ano, conforme normas ABNT. 4.4 Elementos pós-textuais Após a conclusão são incluídos apenas as “Referências bibliográficas” e “Anexos”, com estes nomes e sem numeração. 4.4.1 Referências bibliográficas Inserir apenas referências a obras, artigos, documentos e endereços eletrônicos citados no decorrer do texto, e não a bibliografia geral do tema. O título desta parte é simplesmente “Referências”, sem numeração de capítulo. As referências devem ser apresentadas em fonte corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas, com espaçamento de 12pt antes e 6pt depois, com alinhamento justificado. As referências, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos. A ordenação da lista das referências deve ser alfabética, no sistema autor/ano. 4.5 Formato de entrega Na entrega final do trabalho o aluno deverá entregar três vias do artigo impresso em folhas A4 soltas (sem grampo ou encadernação). Além disso, o aluno deverá entregar um CD contendo o trabalho completo em apenas um arquivo em formato Word ou PDF. 5 Formatação do trabalho mercadológico O formato dos TCCs com enfoque mercadológico é livre. No entanto, para fins de apresentação em banca, sempre é necessária a entrega de algum material tangível para que os membros da banca possam avaliar o trabalho. A seguir são descritos os materiais requeridos para entrega referentes aos principais formatos de trabalhos. Os materiais a serem entregues no caso de trabalhos cujo formato não está previsto na tabela a seguir devem ser definidos pelo orientador. Formato do trabalho Exemplos Material entregue para avaliação Trabalho escrito Artigo, monografia, relatório, projeto, etc. Trabalho escrito Apresentação multimídia Power Point, arquivo sonoro, vídeo, etc. Arquivo da apresentação (em formato acessível) Apresentação Palestra, peça de teatro, performance, etc Sumário escrito do conteúdo da apresentação Desenvolvimento prático Viagem, evento, abertura de empresa, etc. Plano ou relatório escrito
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