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Guias e Dicas
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Turismo - Programa das Disciplinas.pdf IFSP Turismo, Notas de estudo de Cultura

Turismo - Programa das Disciplinas IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Cubatão

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 25/07/2010

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silvany-alves-franca-monteiro-6 🇧🇷

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Baixe Turismo - Programa das Disciplinas.pdf IFSP Turismo e outras Notas de estudo em PDF para Cultura, somente na Docsity! Unidade Curricular: Administração Financeira e Contábil Código: AFCX1 Período letivo: 1 Carga horária: 42,75 Objetivos: Refletir sobre a importância da Administração Financeira nas empresas públicas e privadas, notadamente aquelas do setor de viagens e turismo. Apresentar um quadro teórico-referencial que proporcione uma metodologia específica para elaboração de planos e projetos financeiros de empresas do setor de turismo. Estimular o aprendizado do mercado financeiro e a sua importância para as empresas. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Fundamentos da Moderna Administração Financeira BRIGHAM, Eugene F. Rio de Janeiro Campos 1999 Iniciação à Administração Financeira CHIAVENATO, Idalberto São Paulo McGraw-Hill 1990 Contabilidade básica MARION, José Carlos São Paulo Atlas 1998 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Viagens e Turismo - manual de gestão FOSTER, Douglas CETOPLisboa 1992 Administração Financeira GROPPELLI. A; NIKBAKHT, Ehsan São Paulo Saraiva 1998 Ementa: Conceitos fundamentais da administração financeira; Noções de contabilidade; Mercado financeiro; planejamento financeiro e administração do capital de giro; orçamento financeiro, de caixa e de capital análise das demonstrações financeiras Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Ética e Relações Interpessoais Código: ERIX1 Período letivo: 1 Carga horária: 28,5 Objetivos: Apresentar aos alunos a problemática da etica. Apresentar aos alunos os procedimentos e normas éticas que devem ser respeitados ao se exercer atividade turística. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Convite à Filosofia CHAUí, Marilena 7 São Paulo Ática 2000 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Ementa: Introdução à ética: senso moral e consciência moral. Argumentação ética em casos cotidianos (juízos de valor). Conceitos de ética e violência. Conceitos de liberdade. História dos valores morais. Códigos de ética e declarações normativas da atividade turística: Declaração de Manila, Código de Ética da OMT, Declaração de Ecoturismo de Quebec, Código de Ética da ABBTUR. Noções de cidadania. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Fundamentos do Turismo Código: FTUX1 Período letivo: 1 Carga horária: 42,75 Objetivos: Compreender a expansão do turismo como fenômeno social marcante nas sociedades industriais modernas. Apresentar as principais áreas de operação do profissional de turismo, relacionadas à: Administração, Hotelaria, Idiomas, Geografia, Catering, Agenciamento de viagens, Guias e Roteiros e Relações Públicas. Estudar os principais aspectos da demanda, da oferta e das destinações turísticas e avaliar esses três elementos em relação à realidade da capital paulista. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Turismo, princípios e prática COOPER, Chris et al. Porto Alegre Bookman 2001 Manual de Iniciação aso Estudo do Turismo BARRETTO, Margarita Campinas Papirus 1997 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Introduçaõ ao Turismo LICKORISH, Leonard; JENKINS, Carso CampusRio de Janeiro 2000 Turismo Básico TRIGO, Luis G. São Paulo Senac 2002 Ementa: Estudo da evolução do Turismo e dos principais elementos formadores do produto turístico: demanda, oferta e destino. Caracterização do mercado receptivo paulistano. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Geografia e Turismo Código: GTUX1 Período letivo: 1 Carga horária: 42,75 Objetivos: Analisar o crescimento das atividades turísticas no processo histórico e social. Relacionar lugar, cultura e economia. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Turismo rural e desenvolvimento sustentável São Paulo SENAC 2003 Manual de geografia do turismo BARROS, Nilson Pernambuco UEPE 2002 Geografia crítica: a valorização do espaço MORAES, Antonio Carlos Robert de; COSTA, Wanderley Messias da São Paulo Hucitec 1993 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Turismo e Análise ECA - USP ECA - USP / AlephSão Paulo 1991 Turismo e paisagem Yazigi, Eduardo São Paulo Contexto 2002 Boletim paulista de geografia Damiani, Amélia Luísa AGB 1985 Ementa: Categorias de natureza sócio-espaciais; a intervenção das atividades sobre a vida do lugar. Estudo dessas categorias interligadas ao movimento dinâmico do atual capitalismo global e que se revela na inserção do turismo na economia. Considerações sobre o crescimento local x global, impactos ecológicos x desenvolvimento sustentável, lazer x o não-lugar (o lugar transformado em espetáculo). Turismo e Paisagem. Turismo e Planejamento. Turismo e Patrimônio Histórico. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Língua Inglesa 1 Código: LI1X1 Período letivo: 1 Carga horária: 42,75 Objetivos: Utilizando-se de palavras simples e expressões mais comuns do cotidiano na área do turismo, construir com os estudantes o vocabulário relacionado aos tópicos abordados visando a competência lingüística e comunicativa. Levar os alunos a reconhecer e produzir aspectos da pronúncia da língua inglesa privilegiando fonemas, entonação silábica e rítmo. Ter um desempenho adequado em situações típicas do cotidiano do profissional do setor de viagens e turismo onde as habilidades de compreensão oral e fala são exigidas. Organizar idéias e pequenos textos com coerência e coesão, com vocabulário relacionado aos tópicos abordados no formato funcional para profissionais de turismo. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano First Class: English for Tourism: Student's book STOTT, Trish; HOLT, Roger. Oxford Oxford University Press 2002 First Class: English for Tourism: Workbook DUCKWORTH, Michael Oxford Oxford University Press 2000 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Dicionário Inglês Português: Turismo, Hotelaria & Comérc CATUREGLI, Maria Genny AlephSão Paulo 1998 DICTIONARY of Hotels, Tourism and Catering Managem COLLIN, P.H. UK Peter Collin Publishi 1999 Check your vocabulary for Hotels, Tourismo & Catering M RILEY, David UK Peter Collin Publishi 1998 Ementa: Contempla do ponto de vista do falante-ouvinte, as atividades voltadas para o ato de expressar habilidades interpessoais como requisito essencial na indústria do Turismo. Leva os alunos ao estudo de expressões voltadas aos profissionais de turismo e hotelaria, preparando-os e estimulando-os a atingir níveis de conhecimento mais elevados. Treina a utilização da língua dentro da perspectiva ocupacional em turismo, através de material autêntico extraído de guias turísticos de renome, com informação atualizada sobre os mais importantes destinos turísticos internacionais. Privilegia a prática oral apoiada no desenvolvimento de vocabulário estudado no contexto da diversidade da indústria turística global. Este trabalho dará suporte ao desenvolvimento de prática comunicativa extensiva a encontros com turístas e hóspedes e suas necessidades, até a prática de apresentações e correspondência comercial. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Preservação e Conservação Ambiental Código: PCAX1 Período letivo: 1 Carga horária: 28,5 Objetivos: Conhecimento dos conceitos básicos relacionados ao meio ambiente e outros correlatos, com a finalidade de formar uma base conceitual que possa ser aplicada no entendimento e análise de problemas ambientais gerados pelo turismo, assim como os instrumentos legais que podem ser usados para minimizar impactos decorrentes do uso de ambientes “naturais” pela atividade turística. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Turismo e meio ambiente: uma abordagem integrada. FERRETTI, Eliane Regina São Paulo Roca 2002 Diretrizes para uma política nacional de ecoturismo EMBRATUR Brasília MICT/MMA 1996 Turismo sustentável: conceitos e impacto ambiental SWARBROOKE, John São Paulo Aleph 2000 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano A questão ambiental: diferentes abordagens CUNHA, Sandra Baptista; GUERRA, An Bertrand BrasilRio de Janeiro 2003 Ementa: Estudo dos conceitos básicos de ecologia: população, comunidade, ecossistema, nicho ecológico e bioma. A natureza, biota e paisagem, valor de amenidade e valor agregado. Problemas ambientais gerados pelo turismo. Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Aspectos e instrumentos legais da proteção ambiental: EIA/RIMA. Planos de manejo. Zoneamento ecológico-econômico. Visita técnica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Projeto Integrador 1 Código: PINX1 Período letivo: 1 Carga horária: 28,5 Objetivos: Levar a compreensão da necessidade de uma visão integrada dos diferentes conteúdos com constituem o curso de Turismo. Concretizar a integração dos conteúdos trabalhados pelas disciplinas do módulo. Fornecer conhecimentos acerca dos princípios e práticas da metodologia científica. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Métodos e técnicas de pesquisa em turismo DENCKER, Ada de Freitas Maneti São Paulo Futura 1998 Métodos e técnicas de pesquisa social GIL, Antônio Carlos São Paulo Atlas 1999 Metodologia da pesquisa científica FERRARI, Trujillo São Paulo McGraw-Hill 1982 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Turismo e pesquisa científica REJOWSKI, Miriam PapirusCampinas 1996 Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e r Medeiros, J. B. São Paulo Atlas 1996 Ementa: Desenvolvimento de trabalho interdisciplinar acerca do mercado de trabalho na área de Turismo. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Sociologia do Turismo Código: SCTX1 Período letivo: 1 Carga horária: 28,5 Objetivos: Estudo do contexto social de desenvolvimento do fenômeno turístico desde a revolução industrial, quando o tempo livre passa a ser expressivo, até a formação das modernas sociedades de consumo de massa, caracterizados pela magnitude do lazer. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Tempo livre e recreação WAICHMAN, Pablo São Paulo Papirus 2001 Sociologia do turismo KRIPPENDORF, Jost São Paulo Aleph 2001 Educação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo BRUNO, Lúcia (org.) São Paulo Atlas 1996 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano A revolução cultural do tempo livre Dumazedier, Jofre NobelSão Paulo 1994 Turismo e Paisagem Yazigi, Eduardo São Paulo Contexto 2002 Estudos do lazer Marcellino, Nelson Carvalho Campinas Autores Associados 1996 Ementa: As relações de trabalho, cultura e organização social. Estratificação social, instituições e organizações da sociedade civil. Processos, controle e mudanças sociais. O progresso tecnológico, a globalização econômica e a reestruturação produtiva refletindo nas relações sociais modernas e no Turismo. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Economia do Turismo Código: ECTX2 Período letivo: 2 Carga horária: 42,75 Objetivos: Introduzir os principais conceitos da Economia e suas respectivas aplicações ao Turismo. Propiciar ao aluno um arcabouço teórico para a análise do mercado de turismo, das práticas empresariais e do comportamento da demanda. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Introdução à Economia: princípios de micro e macro economia MANKIW, N São Paulo Campus 2003 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Economia do lazer e do turismo TRIBE, John ManoleSão Paulo 2003 Turismo e desenvolvimento: estudos econômicos e estatí RABAHY, Wilson Abrahão Barueri, SP Manole 2003 Turismo: princípios e prática COOPER, Chris; et al. Porto Alegre Bookman 2001 Ementa: Princípios da Economia. Produção e comércio. Demanda, oferta e mercado. Excedentes do consumidor e do produtor. Elasticidade-preço da demanda. Controle de preços e impostos. Comércio internacional. Externalidades. Tipos de bens. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Ecologia Urbana Código: EURX2 Período letivo: 2 Carga horária: 28,5 Objetivos: Fornecer elementos acerca do desenvolvimento da área Ecologia urbana, relacionando-a com Sociologia Urbana e Antropologia Urbana. Compreender a produção da cidade, processos de produção capitalista e reprodução da cidade, os agentes da produção e reprodução da cidade; cidade e natureza; dinâmica do uso territorial da cidade; exclusão social urbana e o planejamento. Refletir sobre questões que se colocam em torno das atuais cidades, nomeadamente as profundas reconversões ecológicas, econômicas e sociais a que estão sujeitas: ilhas de calor, inversão térmica, ocupações irregulares nas áreas de encostas e de mananciais, etc. Tratar a questão do turismo urbano no contexto da emergente preocupação face aos desequilíbrios ecológicos, não deixando de considerar as dinâmicas econômicas e sociais que, ao seu abrigo, ou por sua causa se desenvolvem. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano A escola de Chicago. In: Perspectivas teóricas sobre a cidade capitalista. LEMA, Gabriela Escola de Serviço Social da UFRJ UFRJ 1997 A natureza do urbano no Brasil DAVIDOCH, F. 1 São Paulo Annablume/Hucitec 2002 O direito à cidade LEFEBVRE, Henri. 2 São Paulo Centauro Editora 2001 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Na metrópole: textos de antropologia urbana MAGNANI, J. Guilherme. 1 EDUPS/FAPESPSão Paulo 1999 Impactos ambientais urbanos no Brasil. COELHO, M. C. 1 Rio de Janeiro Bertrand do Brasil 2000 Conflito social e meio ambiente. ACSERALD, H. (org.) 1 Rio de Janeiro Relume/Dumará 2004 Ementa: O estudo da cidade na contemporaneidade requer buscar parâmetros metodológicos nas diversas áreas da ciência e pesquisar o que a sociedade urbana vive como cidade. Tal projeto - o da cidade, buscado na Antiguidade Clássica, ainda não se concretizou, uma vez que o uso da cidade parece cada vez mais distante daquele ideal de liberdade, de civilidade e de vivência social do espaço urbano. A ecologia urbana é uma área da ciência que nasce na escola de Chicago, início do século XX, no seio do crescimento das metrópoles norte-americanas, já com muitos problemas, os quais assistimos hoje nas cidades contemporâneas. Como pensar os parâmetros dos conhecimentos gerados por essa sociologia no período atual e a partir das metrópoles brasileiras? Esse debate cabe no Turismo na sua vertente urbana. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/ du/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Globalidade e Cultura Local Código: GCLX2 Período letivo: 2 Carga horária: 42,75 Objetivos: O objetivo central de Globalidade e Cultura Local é facilitar o acesso dos alunos a um repertório amplo e significativo de referências sobre o lugar da História na compreensão do mundo contemporâneo. Nesse marco, serão discutidos os grandes temas da História do Brasil, destacando as interpretações que se tornaram clássicas, e fundaram escolas de investigação, ampliando o repertório de conhecimentos para um entendimento das especificidades do processo brasileiro de construção nacional. A Cultura será compreendida como Cultura Material, Cultura Popular e Cultura Científica, articulando as várias dimensões de significado. A disciplina se organizará em torno da contextualização histórica do lugar e das gentes no processo de transformação econômico-social, sugerindo a centralidade da Cultura na afirmação de identidades, um enfoque vital para a atividade turística. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano A Era das Revoluções HOBSBAWM, Eric Rio de Janeiro Paz e Terra 1982 Raízes do Brasil BUARQUE DE HOLLANDA, Sergio Companhia das Letras Dependência e Desenvolvimento na América Latina CARDOSO, Fernando Henrique LTC Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano A Contestação Necessária FERNANDES, Florestan ÁticaSão Paulo Casa grande e Senzala FREIRE, Gilberto Record Três ensaios sobre a sexualidade humana FREUD, Sigmund Rio de Janeiro Imago 1976 Ementa: O Sistema Internacional de Estados a partir da expansão marítima européia e a formação do mercado mundial capitalista. Reforma protestante e ética burguesa. O debilitamento do Sacro Império dos Habsburgos depois de Carlos V, e o deslocamento do centro econômico-cultural do Mediterrâneo para o noroeste europeu. O papel do Estado na acumulação capitalista: a formação do sistema colonial no Novo Mundo. As grandes rupturas: revolução industrial e revolução francesa. Os fundamentos da visão liberal do mundo: de Locke a Adam Smith. Marx, Darwin, Freud e Einstein, as grandes sínteses que definiram cultural e cientificamente o século XX. O lugar de Keynes na renovação da teoria econômica. As hipóteses-chave de interpretação do Brasil na historiografia: de Gilberto Freire a Florestan Fernandes. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Noções de Direito e Legislação Código: NDLX2 Período letivo: 2 Carga horária: 28,5 Objetivos: Oferecer aos alunos uma visão geral do Direito aplicado ao Turismo. Identificar as regras que disciplinam as atividades do turismo no país. Conhecer e analisar o exercício e a exploração das atividades e serviços turísticos, através das normas jurídicas. Compreensão do Sistema de Turismo no Universo Jurídico. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Direito do turismo MAMEDE, Gladston São Paulo Atlas 2002 Manual de direito aplicado ao turismo NIETO, Marcos Pinto Campinas, SP Papirus 2001 Legislação do turismo BOITEUX, Bayard do Couto São Paulo Campus 2002 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Constituição da República Federativa do Brasil BRASIL SaraivaSão Paulo 2004 Direito do Consumidor no Turismo MAMEDE, Gladston São Paulo Atlas 2001 Direito Ambiental ANTUNES, Paulo de Bessa Rio de Janeiro Lumen Juris 2002 Ementa: A Ciência Jurídica aplicada na atividade Turística. Direito Privado – Empresarial. Turismo no Direito Público. Noções básicas de Direito Características da legislação aplicada ao turismo. Legislações complementares e correlatas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Projeto Integrador 2 Código: PI2X2 Período letivo: 2 Carga horária: 28,5 Objetivos: Levar a compreensão da necessidade de uma visão integrada dos diferentes conteúdos com constituem o curso de Turismo. Concretizar a integração dos conteúdos trabalhados pelas disciplinas do módulo. Fornecer conhecimentos acerca dos princípios e práticas da metodologia científica. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Métodos e técnicas de pesquisa em turismo DENCKER, Ada de Freitas Maneti São Paulo Futura 1998 Métodos e técnicas de pesquisa social GIL, Antônio Carlos São Paulo Atlas 1999 Metodologia da pesquisa científica FERRARI, Trujillo São Paulo McGraw-Hill 1982 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Turismo e pesquisa científica REJOWSKI, Miriam PapirusCampinas 1996 Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e r Medeiros, J. B. São Paulo Atlas 1996 Ementa: Desenvolvimento de trabalho interdisciplinar acerca do processo de desenvolvimento do turismo em destinações. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Planejamento e Organização do Turismo Código: POTX2 Período letivo: 2 Carga horária: 42,75 Objetivos: Contextualizar a organização e o planejamento da atividade turística no âmbito do SISTUR e de outras propostas de estruturação do turismo. Apresentar propostas e formas de planejamento turístico dentro dos preceitos da sustentabilidade. Discutir os papéis e esferas de atuação dos atores sociais na estruturação da atividade turística, tendo por referência as demais demandas e desafios (políticos, sociais, ambientais, culturais, etc) para a gestão da destinação. Estudar Planos Diretores de Turismo de destinações (cidades, regiões, países), com destaque para o Brasil. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Planejamento turístico: políticas, processos e relacionamentos HALL, Colin Michael 2 São Paulo Contexto 2004 Planejamento integral do turismo MOLINA, S.; RODRIGUEZ, S. Bauru EDUSC 2001 Planejamento do espaço turístico BOULLÓN, Roberto C. Bauru EDUSC 2002 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Planejamento responsável do turismo BARRETO, Margarita 1 PapirusCampinas 2005 Análise estrutural do turismo BENI, Mário Carlos São Paulo SENAC São Paulo 2005 Ementa: Contextualização e conceituação do planejamento turístico na organização da atividade; sustentabildade como referência para as propostas de desenvolvimento turístico; intersetorialidade como forma de otimização das propostas de desenvolvimento turístico e auto-gestão da atividade; metodologias de planejamento, seus limites e suas implicações; o Plano Diretor de Turismo e as diferentes demandas sociais, culturais, econômicas, ambientais. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Agenciamento de Viagens Código: AGEX3 Período letivo: 3 Carga horária: 71,25 Objetivos: Possibilitar que os alunos entendam a organização e o funcionamento das agências de viagens e agências de viagens e turismo (operadoras turísticas) como alguns dos principais componentes do estudo do mercado de lazer e turismo. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Agências, viagens e excursões: regras jurídicas, problemas e soluções MAMEDE, Gladston Barueri Manole 2003 Agências de turismo: planejamento e gestão PETROCCHI, Mário; BONA, André São Paulo Futura 2004 Mercado de agências de viagens e turismo: como competir diante das novas tecnologias TOMELIN, Carlos Alberto São Paulo Aleph 2003 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Manual prático para organização de viagens PRADO, Wânia Gaspar Martins do AlephSão Paulo 2002 Turismo: operação e agenciamento HOLLANDA, Janir Rio de Janeiro SENAC 2003 Análise estrutural do turismo BENI, Mário Carlos São Paulo SENAC 2006 Ementa: Apresentação do professor, dos alunos e das aulas. História das agências de viagens. Agências de viagens: conceituação, funções, tipologia no Brasil. Divisão dos grupos para realização da viagem técnica. Classificação das agências de viagens. Termos específicos das agências. Custos nas agências de viagens. Funções nas agências. Estrutura funcional das agências. SABRE. Tecnologia nas agências de viagens. Segmentação de mercado nas agências. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Língua Espanhola Código: LESX3 Período letivo: 3 Carga horária: 71,25 Objetivos: Desenvolver a proficiência lingüística do aluno, com ênfase nas situações específicas com as quais o profissional deverá deparar-se no desempenho de suas funções. As quatro habilidades da língua (compreensão e produção orais e escritas) serão trabalhadas, com ênfase nas habilidades orais, fazendo uso da abordagem comunicativa. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Primer Plano 1: Español Lengua Extranjera PALOMINO, María Ángeles Madrid Edelsa 2001 El Español por profesiones: Servicios Turísticos BELTRÁN, Blanca Aguirre Madrid SGEL 1994 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Síntesis Gramatical de la Lengua Española MONZU, Maria Teodora Novos LivrosSão Paulo 1994 Español MARTIN, Ivan Martin São Paulo Ática 2003 Ementa: Países em que a Língua Espanhola é a língua oficial. O uso das denominações Espanhol e Castelhano. Semelhanças e diferenças entre as Línguas Portuguesa e Espanhola. Léxico e estruturas frasais básicas para conversação, com ênfase em situações próprias do desempenho profissional: hospedagem, contatos telefônicos, marcar encontro ou entrevistas, relações empresariais, serviços de restaurantes, meios de transportes, informações turísticas, agência de turismo, pacotes turísticos, eventos. Aspectos e temas gramaticais de suporte às produções orais e escritas: verbos regulares e irregulares no indicativo, no subjuntivo no imperativo e formas, nominais – paradigmas e usos, pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, reflexivos e complementos – uso e formas de tratamento, substantivos, numerais, adjetivos, advérbios, fonética da Língua Espanhola, ortografia, acentuação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Projeto Integrador 3 Código: PI3X3 Período letivo: 3 Carga horária: 28,5 Objetivos: Levar a compreensão da necessidade de uma visão integrada dos diferentes conteúdos com constituem o curso de Turismo. Concretizar a integração dos conteúdos trabalhados pelas disciplinas do módulo. Fornecer conhecimentos acerca dos princípios e práticas da metodologia científica. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Métodos e técnicas de pesquisa em turismo DENCKER, Ada de Freitas Maneti São Paulo Futura 1998 Métodos e técnicas de pesquisa social GIL, Antônio Carlos São Paulo Atlas 1999 Metodologia da pesquisa científica FERRARI, Trujillo São Paulo McGraw-Hill 1982 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Turismo e pesquisa científica REJOWSKI, Miriam PapirusCampinas 1996 Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e r Medeiros, J. B. São Paulo Atlas 1996 Ementa: Desenvolvimento de trabalho interdisciplinar acerca do agenciamento de viagens turísticas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Segmentação do Mercado Turístico Código: SMTX3 Período letivo: 3 Carga horária: 71,25 Objetivos: Instrumentalizar o conceito de segmentação do mercado como ferramenta de planejamento e estratégia de marketing na formatação de produtos turísticos. Analisar os principais segmentos da demanda turística atraída para a cidade de São Paulo: turismo de eventos, turismo de compras e turismo de negócios. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Turismo: segmentação do mercado ANSARAH, Marília São Paulo Futura 2000 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Marketing Turístico VAZ, Gil N. PioneiraSão Paulo 1999 Ementa: As estratégias de segmentação de mercado nas políticas de planejamento e promoção de produtos turísticos. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Técnica de Elaboração de Roteiros Código: TERX3 Período letivo: 3 Carga horária: 28,5 Objetivos: Capacitar os alunos a identificar os produtos e serviços prestados para elaborar roteiros turísticos contendo fornecedores envolvidos e qualidade dos serviços de receptivo. Os roteiros devem primar pelo bem estar do turista através de um bom planejamento que integre os serviços básicos com os serviços técnicos. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Qualidade no Atendimento nas Agências de Viagens Uma Questão de Gestão e Estratégia DANTAS, Jose Carlos Souza São Paulo Rocca 2002 Turismo Operação e Agenciamento HOLLANDA, Janir Rio de Janeiro Ed. Senac Nacional 2003 Agências de Turismo: Planejamento e Gestão PETROCCHI, M., BONA, A São Paulo Futura 2003 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Revista Viagem e Turismo Editora Abril AbrilSão Paulo Ementa: A identificação das atividades de uma Operadora, sua inserção na economia do país e as perspectivas do setor, enfatizando a tipologia; a estrutura administrativa e organizacional; a qualidade no atendimento; os produtos e serviços oferecidos; a rotina de funcionamento dos departamentos e setores; dando- lhes os subsídios necessários para a elaboração dos roteiros turísticos, as atribuições e competências típicas para a gestão de roteiros e de funções de administrador de uma Operadora e receptivo. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Turismo e Lazer Código: TULX3 Período letivo: 3 Carga horária: 42,75 Objetivos: Tomar ciência dos conceitos que fundamentam o lazer relacionado-os com outros campos do conhecimento e a viabilização de sua aplicabilidade no Turismo Receptivo. Observaar a importância do lazer na sociedade atual, identificando os diversos tipos de atividades que possibilitam o desenvolvimento individual e coletivo. Analisar o perfil do profissional em lazer, conscientizando da sua importância para proporcionar um diferencial no Turismo Receptivo. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Introdução ao lazer ALVES Jr. Edmundo de Drumond São Paulo Manole 2003 Lazer: princípios, tipos e formas na vida e no trabalho ANDRADE, José Vicente São Paulo Autêntica 2001 Lazer e recreação para o turismo LARIZZATTI, Marcos F. São Paulo Sprint 2005 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Repertório de atividades de recreação e lazer MARCELLINO, Nelson Carvalho PapirusSão Paulo 2002 Lazer e mercado WERNECH, Christianne São Paulo Papirus 2001 Ementa: I. Histórico do Lazer. Como acontece o lazer nas diferentes civilizações no decorrer da linha do tempo na história. II. Teoria e conceito de lazer. Componentes, funções, definição de tempo livre. Características e propriedades do lazer: gratuidade, prazer, espontaneidade e pessoalidade. Valores do lazer: sua importância na qualidade de vida e equilíbrio entre lazer e trabalho. Terminologia técnica: lazer, recreação, lúdico, ludicidade, atividades, brincadeiras e jogos. Conteúdos culturais do lazer: valores e gêneros. O profissional do lazer: denominações, funções e perfil. III. Relação entre turismo, tempo livre e lazer. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Gastronomia e Eventos Código: GEVX4 Período letivo: 4 Carga horária: 42,75 Objetivos: Proporcionar ao aluno familiaridade com os setores de alimentos e bebidas e eventos em restaurantes, bares, hotéis, casas de espetáculos e empresas promotoras de eventos, capacitando-o a operacionalizar tarefas e supervisionar serviços nestas áreas. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Passaporte para o sabor BARRETO, Ronaldo Lopes P. São Paulo SENAC SP 2006 De Caçador a Gourmet FRANCO, Ariovaldo São Paulo SENAC SP Festival Gastronômico GREGSON, Paul William Barueri, SP Manole 2006 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Vinhos e uvas PACHECO, Aristides O.; SILVA, Siwla SENAC SPSão Paulo Ementa: História da alimentação e gastronomia. Tipos de restaurantes e estruturas de Alimentos & Bebidas em hotéis e empresas. Buffets e alimentação por encomenda. O setor de eventos em hotéis e empresas e a estrutura da s empresas promotoras de eventos. Produção culinária - estrutura da cozinha, funções e preparações básicas. Etnogastronomia. Enolgoia e noções básicas de bar. Ordem de serviço e a interação de funções entre A&B e Eventos. A gastronomia na vida diária - (a) eventos familiares e sociais, (b) eventos formais e oficiais, (c) eventos culturais e de entretenimento. Gastronomia diferenciada - festas infantis e festivais gastronômicos. Controles e índices básicos de desempenho dos setores de A&B e eventos. Planejamento físico dos setores de A&B e eventos. Composição e engenharia de cardápios. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Marketing Pessoal e Etiqueta Profissional Código: MPEX4 Período letivo: 4 Carga horária: 28,5 Objetivos: Nesta disciplina o aluno se capacita a: melhorar a qualidade e produtividade do atendimento, através do encantamento dos Clientes, divulgar uma boa imagem pessoal e da Empresa, portar-se com autoconfiança e desenvoltura, evitando a perda de negócios importantes e problemas de atendimento, por não observar as regras básicas de conduta. Compreendendo que é o comportamento que encanta e fideliza o Cliente. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Marketing pessoal e etiqueta pessoal EMRICH, Rosângela Goiania Coleção dos manuais 2004 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Ementa: Aprender a construir e aprimorar o estilo pessoal com um guarda-roupa racional e equilibrado, passando a ter a segurança de estar com a roupa certa, na forma certa para o lugar hora e ocasião certos. Aprendendo também como se portar bem em todas as situações. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Organização de Eventos Culturais Código: OECX4 Período letivo: 4 Carga horária: 42,75 Objetivos: Reconhecer e realizar eventos culturais tendo como enfoque o campo dos interesses artísticos, preservando e revitalizando os bens e manifestações culturais. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Criatividade em eventos MELO Neto, Francisco Paulo de São Paulo Contexto 2005 Guia brasileiro de produção cultural NATALE, Edson São Paulo Natale MPA 2001 Lazer e turismo cultural PIRES, Mário Jorge São Paulo Manole 2002 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Eventos TENAN, Ilka Paulete Svissero AlephSão Paulo 2002 Ementa: I. Evento artístico-cultural, suas características, importâncias e dimensões. Relação entre evento como entretenimento e evento como Arte, assim como suas dimensões. A festa e suas características como evento e como elemento enriquecedor de um evento. II. O campo de interesses artísticos e suas especificidades como recursos e bens culturais. Resenha histórica de todos os tipos de Arte no Brasil. Catalogação dos bens em São Paulo. III. Processo criativo da produção de um evento. Análise do conceito de evento. Diferentes visões de um evento. Possibilidades de realização de um evento em sua forma e conteúdo. Marketing e o evento. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Técnicas de Cerimonial e Protocolo Código: TCPX4 Período letivo: 4 Carga horária: 42,75 Objetivos: Analisar e discutir os conceitos básicos de etiqueta e protocolo em reuniões formais e infomais. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Cerimonial e Protocolo LUKOWER, Ana São Paulo Contexto 2003 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Eventos e Cerimonial BETTEGA, Maria Lúcia EDUCSCaxias do Sul 2001 Ementa: Noções de etiqueta pessoal e empresarial. Elaobração de ambientes de reuniões, com análise dos mateirais e dasregras de convivência segundo cada situação. O treinamento do organizador: as questões da cordialidade e do bom senso. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Técnicas de Redação Empresarial e Comercial Código: TECX4 Período letivo: 4 Carga horária: 42,75 Objetivos: Trabalhar as técnicas de redação, leitura e interpretação de textos a partir da realidade da área profissional específica. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Redação Empresarial BORGES, Márcia Moreira Rio de Janeiro SENAC 2000 Comunicação em Prosa Moderna GARCIA, Othon M Rio de Janeiro FGV 1985 Curso Básico de Redação MORENO, Cláudio; GUEDES, Paulo Coimbra São Paulo Ática 2004 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Introdução à Comunicação Empresarial BAHIA, Juarez MauadRio de Janeiro 1995 Técnicas de Comunicação Escrita BLIKSTEIN, Izidoro São Paulo Ática 1985 Correspondência Comercial e Oficial FERREIRA, Reinaldo Mathias São Paulo Ática 1997 Ementa: Aprimorar técnicas de produção escrita que contemplem de textos dissertativos sobre temas relevantes à redação comercial. Apurar a leitura e interpretação de textos representativos das diversas variantes da língua. Demonstrar a importância da leitura crítica aplicada à redação como forma de desenvolvimento lingüístico. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Tecnicas de Planejamento e Organização de Eventos Código: TOEX4 Período letivo: 4 Carga horária: 71,25 Objetivos: Introduzir o conteúdo através de noções básicas. Conceituar eventos e identificá-los, conhecer as classificações mais utilizadas. Ser capaz de identificar as vantagens e caracteristicas básicas dos instrumentos de planejamento e controle mais utilizados em eventos. Introduzir noções gerais das fases do processo de capatação de um evento. Operacionalizar um evento. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Manual Prático de Eventos MARTINSs, Vanessa São Paulo Atlas 2003 Eventos: oportunidades de novos negócios SENAC Rio de Janeiro SENAC 2002 Organização de Eventos MATIAS, Marlene Barueri, SP Manole 2004 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Festas e Recepções FREUND, Francisco Tommy SENACRio de Janeiro 2002 Revista dos Eventos São Paulo Ementa: Introdução aos Eventos. Atualidades e histórico de eventos. Profissional de eventos. Definições e classificações de eventos. Eventos especiais. Planejamento e organização. Legislação para o setor de eventos. Empresa organizadora de eventos. Eventos e hotelaria. Captação de eventos. Organização efetiva de evento institucional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Gerenciamento da Qualidade Código: GEQX5 Período letivo: 5 Carga horária: 28,5 Objetivos: Conhecer e utilizar conceitos e metodologias da Qualidade. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Administração do turismo ACERENZA, Angel, Miguel Bauru EDUSC 2002 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Nos bastidores da Disney. Os segredos do sucesso da m CONNELL NA, Tom FuturaSão Paulo 1998 Ementa: Histórico da Qualidade, Conceito de Qualidade e Produtividade, Indicadores de Qualidade, Qualidade em serviços, Controle da Qualidade Total, Comportamento do consumidor em turismo; Metodologia de Análise e Solução de Problemas, Padronização, Método 5’S (sensos : utilização, organização, limpeza, saúde, auto- disciplina). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Marketing Turístico Código: MKTX5 Período letivo: 5 Carga horária: 71,25 Objetivos: ratar as questões específicas de formulação de estratégias de marketing para destinações e empreendimentos turísticos, demonstrando as relações de interdependência entre os quatro componentes do composto de marketing, através: do estudo da economia da experiência como forma de compreensão do produto turístico, e dos processos de formação de clusters em turismo apoiados na criação de marcas legendárias, como forma de alcance da sustentabilidade mercadológica da destinação e do trade, com base na segmentação dos mercados e no desenvolvimento regional. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Administração de Marketing KOTLER, Philip São Paulo Pearson Prentice Hall 2005 Marcas Legendárias VINCENT, Laurence São Paulo M. Books 2005 Competição PORTER, Michael Rio de Janeiro Campus 1999 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano The Experience Economy: Work is Theatre & Every Busin PINE, B. Joseph; GILMORE, James Harvard Business SBoston 1999 Sustentabilidade Merc. do Produto Turístico MORAES, Leonardo N. São Paulo ECA-USP 2004 Tourism Promotion and Power: Creating Images, Creating MORGAN, Nigel & PRITCHARD, Annett West Sussex John Wiley & Sons 1998 Ementa: Sustentabilidade Mercadológica do Produto Turístico; Grau de Atratividade de Destinações e Atrativos Turísticos; Formatação de Produtos Turísticos; Multidestinação; Destinação Múltipla; Marcas Legendárias; Economia da Experiência; Marketing Estratégico de Destinações Turísticas; Marketing Holístico; Formação de Clusters como Estratégia de Marketing de Destinações Turísticas; Segmentação de Mercado. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm Unidade Curricular: Paisagem e Identidade Código: PAIX5 Período letivo: 5 Carga horária: 42,75 Objetivos: Analisar as formas de ocupação e uso dos espaços com potencial turístico e seus reflexos na paisagem natural e cultural. Estudar e compreender os aspectos geográficos e suas relações com a natureza e a cultura na construção da paisagem. Compreender os impactos e conflitos socioculturais e ambientais que a atividade turística provoca na identidade das comunidades tradicionais. O entendimento da paisagem cultural e as possibilidades de seu manejo e planejamento turístico com a finalidade de interferir nas práticas predatórias e comportamentos que prejudiquem a sociedade e o meio ambiente. Bibliografia básica Título Autor Edição Local Editora Ano Turismo e Paisagem YÁZIGI, Eduardo São Paulo Contexto 2002 Turismo: Espaço, Paisagem e Cultura YÁZIGI, Eduardo São Paulo HUCITEC 1996 Viagens à Natureza:Turismo,Cultura e Ambiente SERRANO,Célia M.Toledo e BRUHNS,Helisa T. (orgs) Campinas (SP) Papirus 1997 Bibliografia complementar Título Autor Edição Local Editora Ano Paisagem, Imaginário e Cultura ROSENDAHL,Zeny & CORRÊA,Robert EduerjRio de Janeiro 2000 Ementa: A natureza e a ocupação diversificada dos espaços geográficos estão entre os fatores que contribuem para o crescimento da atividade turística, gerando desta forma, transformações na paisagem natural e cultural de vários lugares e no modo de vida das comunidades que habitam estas áreas. Estas comunidades caracterizam-se por terem desenvolvido uma identidade cultural distinta das sociedades urbanas, por terem conservado o conhecimento de seus antepassados e por terem mantido manifestações culturais específicas.Costumam habitar lugares localizados distantes dos grandes centros urbanos, fato este, que tem permitido seu isolamento em áreas rurais, de proteção natural, ou, em seu entorno. O encurtamento das distâncias através do melhoramento das vias de acesso vem possibilitando o acesso crescente de turistas a estas áreas.Como conseqüência há um contato cada vez mais constante entre as comunidades tradicionais e os turistas, submetendo essas comunidades, muitas vezes, a um rápido e violento processo de mudança cultural acarretando a perda da identidade e a descaracterização do local. Esta disciplina tem por objetivos: analisar e compreender as formas de ocupação e uso dos espaços geográficos com potencial turístico e seus reflexos na paisagem natural e cultural, em especial, os espaços habitados por comunidades tradicionais, entender os fenômenos geográficos e sua relação com a natureza e a cultura na construção da paisagem, compreender os impactos e conflitos socioculturais e ambientais que atividade turística provoca nestas comunidades e analisar a dinâmica da transformação cultural das comunidades tradicionais em relação ao turismo, como também estudar medidas de mitigação através do manejo e planejamento turístico. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Este documento está disponível em www.cefetsp.br/edu/turismo/programas.htm
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