IFSP Manual do Candidato 2010 segundo semestre.pdf IFSP Automação

IFSP Manual do Candidato 2010 segundo semestre.pdf IFSP Automação

(Parte 1 de 7)

Manual do Candidato - 2 -

Abril de 2010 9 De 8/4 até as 16h do dia 25/4/10 - Inscrições para isenção

Maio de 2010 9 De 10/5 até as 15h do dia 25/5/10 - Inscrições para o Processo Seletivo 9 A partir de 10/5/10 - Divulgação da lista de candidatos contemplados com a isenção

Junho de 2010 9 A partir de 21/6/10 - Divulgação dos locais de Exame 9 27/6/10, às 13h - Exame 9 27/6/10, a partir das 18h - Divulgação do gabarito oficial

Julho de 2010 9 A partir de 7/7/10 - Divulgação da lista de classificação geral 9 A partir de 7/7/10 - Divulgação das datas de matrícula

Capital e Grande São Paulo: (1) 3471-6127 Demais localidades: 0800 722 7227

SITE w.fatgestao.org.br, na seção “Processo Seletivo IFSP - ensino técnico e superior”

Caixa Postal 20.273

São Paulo - SP - CEP 04035-970 w.fatgestao.org.br

Manual do Candidato - 3 -

Caro candidato,

O ano de 2010 representou o início de um novo ciclo para a educação tecnológica no estado. O Instituto Federal de São Paulo, antigo CEFET-SP, que oferece cursos técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas e pós-graduação, está presente em 12 cidades e ganhará, em agosto, mais nove campi. No início de 2011, os jovens e adultos terão acesso a mais sete escolas, totalizando 28 unidades do IFSP. Neste processo seletivo, você já poderá concorrer a vagas em 20 cidades.

As escolas que compõem o Instituto são referência em educação, estando os alunos entre as primeiras colocações das avaliações nacionais e sendo disputados pelas melhores empresas.

Você, candidato, poderá estudar na melhor escola pública do estado, segundo o Enem 2007 e 2008, e contará com professores qualificados que dão estrutura de ensino adequada para que os alunos ingressem, com êxito, no mercado de trabalho competitivo e exigente.

Assim, espero encontrá-lo em nossa Instituição no próximo semestre. Boa sorte!

Arnaldo Augusto Ciquielo Borges Reitor

SUMÁRIO 9 Inscrições para o Processo Seletivo - 4

9 Isenção do pagamento do valor da inscrição - 6

9 Prova e conteúdo programático - 7 9 Exame - 14 9 Avaliação e classificação - 16 9 Divulgação dos resultados - 19 9 Convocação e matrícula - 20 9 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - 21 9 Níveis de ensino e cursos oferecidos - 2 9 Cursos oferecidos e perfis profissionais - 23 9 Onde estudar - 29

O presente Processo Seletivo está regulamentado pelo Edital nº 47/2010 - IFSP, de 31/3/10. Para consultá-lo, na íntegra, acesse o site w.fatgestao.org.br, na seção “Processo Seletivo IFSP - ensino técnico e superior”.

Manual do Candidato - 4 -

Para se inscrever no presente Processo Seletivo, o candidato deverá observar os seguintes procedimentos e períodos:

1º - Preenchimento da Ficha de Inscrição Período: de 10/5 até as 15h do dia 25/5/10

Local: no site w.fatgestao.org.br, na seção “Processo Seletivo IFSP - ensino técnico e superior”, no link “Inscrição”

2º - Pagamento da inscrição Local: rede bancária

Horário: expediente bancário

Valor: R$ 20,0 (vinte reais) para o Ensino Técnico R$ 50,0 (cinqüenta reais) para o Ensino Superior

Instruções para preenchimento da Ficha de Inscrição O preenchimento da Ficha de Inscrição é de responsabilidade exclusiva do candidato ou de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), quando menor de 16 (dezesseis) anos. Desta forma, para realizar a inscrição o candidato deverá cumprir todas as etapas da Ficha eletrônica conforme procedimentos a seguir:

1. Ler atentamente as instruções constantes do Manual do Candidato, disponibilizado no site w.fatgestao.org.br, na seção “Processo Seletivo IFSP - ensino técnico e superior”, no link “Manual do Candidato”.

2. Fornecer os seus dados pessoais.

3. Preencher as áreas referentes ao Sistema de Acréscimo de Pontos, que tem como objetivo adicionar pontos à nota final adquirida no exame pelo candidato que estiver qualificado em um ou mais itens.

4. Indicar um único campus, o curso e o período em que pretende estudar. 5. Responder ao questionário socioeconômico.

6. Conferir todos os dados fornecidos na Ficha de Inscrição, ler atentamente o “requerimento de inscrição” e confirmar as informações.

7. Imprimir o boleto bancário para pagamento do valor da inscrição. 8. Efetuar o pagamento do valor da inscrição, em dinheiro, até a data limite de encerramento das inscrições.

Observações 9 Para o candidato menor de 16 (dezesseis) anos, no momento do preenchimento da Ficha de Inscrição, será obrigatória a indicação do nome e número do CPF de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor).

9 O candidato deverá, obrigatoriamente, imprimir a Ficha de Inscrição preenchida, pois é obrigatória a apresentação desta junto com os documentos comprobatórios, no ato da matrícula.

Instruções para o pagamento da inscrição A inscrição deverá ser paga em dinheiro, na agência bancária de sua preferência, no horário de expediente, mediante a apresentação do boleto gerado no ato da inscrição eletrônica. Atenção para o horário bancário.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.

O candidato receberá a confirmação da efetivação de sua inscrição no presente Processo Seletivo, até 7 (sete) dias após o pagamento da inscrição. Esta confirmação será enviada ao e-mail informado na Ficha de Inscrição, desde que esteja correto e disponível para o recebimento de mensagens.

O pagamento da inscrição terá validade para o presente Processo Seletivo e, uma vez pago, não será devolvido, em hipótese alguma, ainda que efetuado a mais ou em duplicidade.

Serão indeferidas as inscrições cuja data de pagamento do boleto bancário for posterior à data limite de inscrição do presente Processo Seletivo, não tendo, em hipótese alguma, a devolução do pagamento da inscrição.

Atenção Não serão aceitos, em hipótese alguma, recolhimentos da taxa de inscrição efetuados pelas seguintes opções:

9 agendamento de pagamento de título de cobrança; 9 pagamento de conta por envelope; 9 transferência eletrônica, DOC e DOC eletrônico; 9 ordem de pagamento e depósito comum em conta corrente.

Manual do Candidato - 5 -

Observações importantes sobre as inscrições

1. É obrigatório o candidato ou seu representante legal, tomar conhecimento de todas as normas e procedimentos indicados no Manual do Candidato, o qual estará disponibilizado no site w.fatgestao.org.br, na seção “Processo Seletivo IFSP - ensino técnico e superior”.

2. É de inteira responsabilidade do candidato o correto preenchimento da Ficha de Inscrição, pois não serão permitidas, em hipótese alguma, alterações ou inclusões nesta, principalmente nos campos: “Campus” / “Pólo”, “curso e período” e “Sistema de Acréscimo de Pontos”, em qualquer etapa do presente Processo Seletivo, inclusive no dia do Exame.

3. Considerando que o Exame para os cursos do Ensino Técnico e para os do Ensino Superior será realizado no mesmo dia e horário, o candidato deverá optar pelo campus ou pólo em que pretende estudar, por apenas um curso e por um único período, ou apenas curso no caso do ensino a distância.

4. Caso o candidato efetue mais de uma inscrição será considerado ausente naquela prova em que não comparecer, sendo eliminado do Processo Seletivo na respectiva inscrição

5. O candidato que efetivar sua inscrição no presente Processo Seletivo realizará o Exame no mesmo município onde se localiza o campus ou pólo em que pretende estudar.

6. A declaração falsa ou não comprovação de qualquer dado acarretará a desclassificação do candidato e, conseqüentemente, a perda da vaga.

7. Para segurança do candidato, este deverá imprimir e guardar uma cópia dos documentos gerados no momento da inscrição, bem como o comprovante de pagamento da inscrição.

8. Para obtenção de 2ª via do boleto bancário, o candidato deverá acessar o site w.fatgestao.org.br, na seção “Processo Seletivo IFSP - ensino técnico e superior”, no link “2ª via do boleto bancário”, e imprimir o referido boleto, o qual estará disponível somente até a data-limite do encerramento das inscrições.

9. Para o candidato que já se inscreveu no presente Processo Seletivo, caso deseje consultar o status (situação) de sua inscrição e/ou imprimir a sua Ficha de Inscrição preenchida, deverá acessar o site w.fatgestao.org.br, na seção “Processo Seletivo IFSP - ensino técnico e superior”.

10. O candidato contemplado com a isenção do pagamento do valor deverá, obrigatoriamente, realizar a sua inscrição no presente Processo Seletivo, no mesmo período e da mesma maneira que os demais candidatos, devendo ficar atento ao final da inscrição, pois não haverá a emissão de boleto bancário.

Candidato portador de necessidades especiais

Classificação Internacional de Doença (CID)

O candidato com deficiência, o qual necessite de condições especiais para realizar o Exame, deverá indicar, na Ficha de Inscrição, o tipo e o grau de deficiência com expressa referência ao código correspondente da

Após o preenchimento da Ficha de Inscrição, o candidato deverá imprimi-la e, juntamente com o laudo médico original, emitido por especialista, descrevendo e atestando o tipo e o grau de necessidade, bem como as condições necessárias para realizar a prova, enviar pelo fax nº (1) 331-2490, impreterivelmente até o dia 25/5/10 (último dia de inscrição).

Atenção Na ausência das informações necessárias no momento da inscrição, bem como do encaminhamento, por fax, do laudo emitido por especialista até o dia 25/05/10 (último dia de inscrição), os candidatos não terão assegurado o seu direito a prova e local preparados para a sua condição especial, seja qual for o motivo alegado, pois não haverá tempo hábil para a adequação e preparação, implicando, assim, a aceitação de realizar o seu Exame em condições idênticas às dos demais candidatos.

Manual do Candidato - 6 -

O IFSP oferecerá o benefício de isenção do pagamento de inscrição aos candidatos carentes de recursos financeiros, e que, mínima e simultaneamente, preencham os seguintes requisitos:

a) comprovarem os pré-requisitos constantes do item 1.3 do Edital nº 47/2010 - IFSP; b) estarem integrado a grupo familiar cuja renda bruta mensal máxima corresponda a R$ 765,0 (setecentos e sessenta e cinco reais) por morador; c) não terem pago mensalidade de curso preparatório com valor superior ao da inscrição; d) não estarem prestando o presente Processo Seletivo como “treineiro”.

As inscrições para isenção do pagamento do valor da inscrição serão realizadas pelo site w.fatgestao.org.br, na seção “Processo Seletivo IFSP - ensino técnico e superior”, no link “isenção”, no período de 8/04 até as 16h do dia 25/4/10.

O candidato que desejar efetuar a inscrição para concorrer à isenção do valor de inscrição deverá preencher integralmente a Ficha de Inscrição para isenção, bem como anotar, ao término da inscrição, o número do protocolo, o qual será utilizado posteriormente.

Observação Cada candidato poderá solicitar apenas uma única isenção de valor de inscrição.

A lista dos candidatos contemplados com o benefício da isenção de pagamento da inscrição será disponibilizada no site w.fatgestao.org.br, na seção “Processo Seletivo IFSP - ensino técnico e superior”, no link “isenção”, a partir do dia 10/5/10.

Atenção O candidato contemplado com a isenção do pagamento do valor deverá, obrigatoriamente, realizar a sua inscrição no presente Processo Seletivo, no mesmo período e da mesma maneira que os demais candidatos, devendo ficar atento ao final da inscrição, pois não haverá a emissão de boleto bancário.

Manual do Candidato - 7 -

PROVA e CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Prova do Exame do ENSINO TÉCNICO Concomitante ou Subsequente

O Exame será constituído por uma prova com 50 (cinquenta) questões-teste, de caráter objetivo, cada uma com 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D e E), valendo 1 (um) ponto cada, abrangendo os conteúdos programáticos pertinentes ao ensino fundamental (de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano), contextualizando conhecimentos de dois grupos, a saber: Grupo 1 - Ciências Naturais e Matemática, Grupo 2 - Geografia, História e Língua Portuguesa.

Conteúdo Programático da prova do ENSINO TÉCNICO

1 - Ciências Naturais e Matemática

1.1. Matemática - Noções sobre conjuntos.

- Operações.

- Relações numéricas.

- Representação fracionária e estrutura do sistema de numeração decimal.

- Conjunto dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais.

- Grandezas discretas e grandezas contínuas.

- Noções básicas de álgebra: equações, inequações e sistemas de equações.

- Razões, proporções, regra de três e porcentagem.

- Aplicações sociais e econômicas da matemática: renda per capita, densidade demográfica, taxa de mortalidade, taxa de desemprego, conversão de moedas, custos, preços, impostos, consumo de energia elétrica, indicadores econômicos e sociais. - Aplicações da matemática nas ciências naturais: velocidade, densidade.

- Variação de grandezas: grandezas direta e inversamente proporcionais; grandezas não-proporcionais.

- Potenciação e Radiciação.

- Noções básicas de geometria: composição e decomposição de figuras; semelhança.

- Comprimentos, áreas e volumes: unidades de medidas.

- Circunferência, círculo e esfera: o número π.

- Triângulos: ângulos, lados, perímetro; polígonos.

- Poliedros: vértices, faces e arestas.

- Noções fundamentais de relações trigonométricas.

- Interpretação de gráficos, mapas, plantas e escalas.

- Construção e análise de gráficos cartesianos.

- Fundamentos de História da Matemática.

- Noções básicas de estatística, probabilidade e combinatória.

1.2. Física - O método científico e o nascimento da Física Clássica.

- Movimentos da Terra e movimentos celestes: a teoria geocêntrica e heliocêntrica.

- Noções básicas de Astronomia.

- Grandezas físicas e unidades básicas.

- Estudo do movimento: deslocamento, velocidade e aceleração.

- As três leis de Newton e suas aplicações.

- A atração gravitacional: o peso, a queda dos corpos, as marés, os satélites.

- Energia, trabalho e potência.

- Calor: conceitos básicos.

- Ondas, som e luz: conceitos básicos e propriedades fundamentais.

- Eletricidade e magnetismo: noções básicas.

- Fundamentos da história da Física.

1.3. Química - Matéria e energia.

- Fenômenos físicos e químicos.

- Transformações de estados: sólidos, líquidos, gases e plasmas.

- Volume, densidade, massa, temperatura e pressão.

- Estrutura atômica, modelos atômicos e as partículas constituintes dos átomos.

- A tabela periódica.

- Átomos, moléculas e íons.

Manual do Candidato - 8 -

- Isótopos e noções básicas sobre radioatividade. - Classificação de diferentes materiais, a origem de sua matéria-prima e os processos de produção; as riquezas minerais brasileiras; separação e preparação de misturas; sínteses de substâncias. - Conservação de alimentos - cozimento, adição de substâncias, refrigeração, desidratação.

- Fundamentos da história da química.

1.4. Biologia - Seres vivos: classificação e características gerais dos reinos biológicos.

- Corpo humano: tecidos, órgãos, ossos, músculos, sentidos e os sistemas - respiratório, circulatório, digestivo, excretor, nervoso, hormonal e glandular. - Dietas balanceadas, alimentação saudável e noções sobre a nutrição do corpo e o papel dos nutrientes.

- Prevenção de doenças, saúde coletiva e individual.

(Parte 1 de 7)

Comentários