Unitins

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(Parte 1 de 4)

PEDAGOGIA 7º PERÍODO

Raquel Castilho Souza

Coordenadora do Curso: Maria Rita de Cássia Pelizari Labanca Professoras e elaboradoras: Adriana Ziemer Gallert, Leonília de Souza Nunes e

PALMAS – TOCANTINS FEVEREIRO/2010

Curso de Pedagogia‐ EAD

Quadra 108 sul, Alameda 11, lote 03 – CEP 77020‐122, Palmas – TO. Fone (63) 3218‐2910

Apresentação

O Estágio Supervisionado VI é o momento em que o estudante-professor realiza seu estágio tendo como ponto de partida a reflexão sobre sua própria prática, com a finalidade de promover ações reflexivas que o ajudam a construir e reconstruir a sua identidade profissional.

Equipe docente

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O que é Estágio Supervisionado VI do 7º período? Constitui-se em uma vivência na escola-campo, momento especial do seu curso, em que vocês deverão:

• observar, no mesmo grupo dos semestres anteriores, de 3 a 5 pessoas, as ações do

Supervisor / Coordenador Pedagógico na mesma escola-campo dos estágios realizados anteriormente;

• analisar o Plano de Ação do Supervisor / Coordenador Pedagógico;

• elaborar e executar um Plano de Ação;

• elaborar um relatório analítico-descritivo sobre as ações realizadas pelo grupo na escolacampo.

Vocês já conheceram a escola e a prática pedagógica do professor nos semestres anteriores, quando realizaram o mapeamento da escola-campo, fizeram a observação da prática docente – docência reflexiva, observaram e desenvolveram a docência na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental ou I segmento da EJA. Todas essas práticas já desenvolvidas devem ser resgatadas e irão ajudá-los, agora, nesta fase da observação, elaboração e execução de um plano de ação do Supervisor / Coordenador Pedagógico.

Atenção! O que se deve fazer no Estágio Supervisionado VI? O Estágio Supervisionado do 7º período constitui-se em quatro momentos: no primeiro momento vocês observarão a prática do Supervisor / Coordenador Pedagógico; no segundo momento, analisarão do Plano de Ação do Supervisor / Coordenador Pedagógico na escola; no terceiro momento, elaborarão e executarão um plano de ação em sintonia com as necessidades da escola e do projeto político-pedagógico e, finalmente, no quarto momento elaborarão o relatório analíticodescritivo – expandido (individual) e resumido (grupo) das ações dos estagiários na função de Supervisor / Coordenador Pedagógico.

Para tal, na realização do Estágio Supervisionado VI, os acadêmicos deverão, em grupos de 03 a 051, adotar os seguintes procedimentos: 1º PASSO: Acompanhar as orientações dadas pelas professoras nas teleaulas e pela leitura do manual de orientação para o Estágio Supervisionado VI.

2º PASSO: O grupo deverá retirar do portal w.unitins.br o manual com as orientações para o Estágio Supervisionado VI com os seguintes anexos:

1. Termo de Convênio (modelo disponível no Pólo Presencial) – Caso haja necessidade de realizar a troca do campo de estágio; 2. Carta de Apresentação do Estudante - ANEXO I; 3. Termo de Autorização - ANEXO I; 4. Ficha de frequência na escola-campo - ANEXO I; 5. Ficha de Avaliação na escola-campo - ANEXO IV.

1 Os grupos são os mesmos dos períodos anteriores.

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3º PASSO: Os grupos deverão encaminhar-se a uma escola de Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino Fundamental ou I segmento da EJA - Educação de Jovens e Adultos, munidos de carta de apresentação (2 vias), sendo uma entregue à autoridade escolar (diretor, vice-diretor ou coordenador pedagógico) e a outra arquivada no pólo. Esta carta poderá ser assinada pelo Coordenador do Pólo ou Tutor da turma. Deverão apresentar o termo de autorização que deverá ser recolhido devidamente assinado e carimbado pela direção ou coordenação pedagógica da escola e arquivar na pasta individual de cada acadêmico do Pólo. Atenção: Apresentem os objetivos do estágio desse semestre, explicando quais serão os procedimentos a serem desenvolvidos e solicitem autorização para realizar as 20 horas de estágio, as quais compreendem as seguintes etapas: observação, análise, elaboração e execução do Plano de Ação do Supervisor / Coordenador Pedagógico.

4º PASSO: Apresentar as fichas de frequência e de avaliação na escola-campo à autoridade escolar e recolhê-la devidamente preenchida, assinada e carimbada pelo Diretor ou Supervisor / Coordenador Pedagógico;

5º PASSO: Elaborar INDIVIDUALMENTE o relatório analítico-descritivo EXPANDIDO das atividades realizadas na escola-campo. O relatório expandido é uma produção individual realizada no período do estágio supervisionado do grupo acerca de suas experiências no estágio de observação, análise, elaboração e execução de um plano de ação do Supervisor / Coordenador Pedagógico.

6º PASSO: Elaborar, em GRUPO, e postar o relatório analítico-descritivo RESUMIDO. Esse relatório é resultado de uma produção coletiva, a partir dos dados e discussões colhidos durante a elaboração do relatório expandido.

Ação Período Observação da prática do Supervisor / Coordenador Pedagógico 2/02 a 19/03 Análise do Plano de Ação do Supervisor / Coordenador Pedagógico 2/03 a 27/03 Elaboração e execução de um plano de ação 29/03 a 13/04

Elaboração dos relatórios analítico-descritivos (expandido e resumido) 17/04 a 30/04

Postagem do relatório analítico-descritivo resumido do Estágio Supervisionado VI e do anexo de uma breve discussão sobre o assunto que será abordado no artigo científico da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica VII

03/05 a 02/06

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9 Reúnam-se em grupos e elaborem os propósitos do estágio desse primeiro momento, explicando quais serão os procedimentos a serem desenvolvidos na escola-campo. 9 Contatem a Direção, Supervisão / Coordenação Pedagógica em um dos segmentos educacionais: Educação Infantil, ou anos iniciais do Ensino Fundamental, ou I segmento da EJA – Educação de Jovens e Adultos, na qual realizou as atividades dos semestres anteriores, identificando-se como acadêmico(a) do Curso de Pedagogia da UNITINS, e entregue a Carta de Apresentação e o Termo de Autorização. 9 Apresentem os propósitos do estágio desse semestre, explicando quais serão os procedimentos a serem desenvolvidos e solicitem autorização para realizar as 20 de horas Estágio Supervisionado VI – Observação, Análise, Elaboração e Execução de um Plano de Ação do Supervisor / Coordenador Pedagógico. Sejam pontuais e assíduos nos dias de encontro com a equipe da escola.

Vamos então às orientações do Estágio Supervisionado VI 1° momento: Observação da prática do Supervisor / Coordenador Pedagógico

Pois bem, o que vocês farão agora é uma observação participante, só que não mais do professor e sim do Supervisor / Coordenador Pedagógico da escola. No primeiro momento, vocês observarão a prática do Supervisor / Coordenador Pedagógico na escola junto aos professores, e, no segundo momento, analisarão o seu Plano de Ação. Acreditamos que esse é um momento crucial e importante para vocês, pois, além de observar, assumirão responsabilidades e desenvolverão ações inerentes ao Supervisor / Coordenador Pedagógico. 9 Como será realizada a observação? Neste momento vocês realizarão uma observação participante das ações cotidianas e entrevistarão o Supervisor / Coordenador Pedagógico para coletar informações sobre sua prática. 9 Registrem tudo, não percam nenhum dado, isso é importante para a elaboração do relatório expandido e, consequentemente, do relatório resumido.

Fiquem atentos às orientações que se seguem, elas nortearão a observação.

Convêm destacarmos que talvez vocês não consigam observar todos os aspectos que sugerimos nas orientações para a observação, apresentadas nas perguntas a seguir. Se isso acontecer vocês precisam complementar as observações com uma entrevista, abordando os aspectos que não conseguiram observar no cotidiano. Isso é importante para que as análises dos relatórios expressem realmente as práticas vivenciadas no contexto escolar do estágio, e não sejam o resultado de uma reflexão superficial sobre a atuação dos seus profissionais.

I. Prática pedagógica do Supervisor / Coordenador Pedagógico junto aos professores.

1. O Supervisor / Coordenador Pedagógico acompanha o trabalho pedagógico do professor? 2. Como e quando isso acontece?

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3. O que o Supervisor / Coordenador Pedagógico faz frente aos questionamentos e às dúvidas levantadas pelos professores no cotidiano escolar? 4. O Supervisor / Coordenador Pedagógico planeja junto com os professores e acompanha o desenvolvimento desse planejamento? 5. O Supervisor / Coordenador Pedagógico sugere metodologias diferenciadas, recursos didáticopedagógicos para melhorar a prática do professor? 6. O Supervisor / Coordenador Pedagógico incentiva as idéias e os projetos que os professores apresentam? 7. O Supervisor / Coordenador Pedagógico auxilia ou coordena projetos interdisciplinares propostos pelos professores? 8. Que ações o Supervisor / Coordenador Pedagógico realiza em relação aos problemas vivenciados no dia-a-dia, que envolvem as questões pedagógicas?

I. Relações interpessoais do Supervisor / Coordenador Pedagógico

1. Como ocorre, no dia-a-dia, a atuação do Supervisor / Coordenador Pedagógico em relação às dimensões atitudinal, procedimental e conceitual? 2. Como acontecem as relações interpessoais entre o Supervisor / Coordenador Pedagógico e os professores? 3. Como se dão as relações interpessoais entre o Supervisor / Coordenador Pedagógico e o gestor da escola? 4. Quais são as atitudes do Supervisor / Coordenador Pedagógico frente às situações de conflito vivenciadas na escola? 5. Quais são as atitudes do Supervisor / Coordenador Pedagógico diante dos imprevistos que acontecem no cotidiano escolar?

I. Ações do Supervisor / Coordenador Pedagógico e o Projeto Político-Pedagógico - P

1. Que ações são desenvolvidas pelo Supervisor / Coordenador Pedagógico para o replanejamento e a atualização do P? 2. O Supervisor / Coordenador Pedagógico envolve os professores no processo de replanejamento do P? 3. O Supervisor / Coordenador Pedagógico acompanha o planejamento dos professores para que sejam coerentes com o P da escola? 4. As ações do Supervisor / Coordenador Pedagógico evidenciam a concretização do P na escola?

IV. Ações do Supervisor / Coordenador Pedagógico e o Currículo da escola

1. Que ações desenvolvidas pelo Supervisor / Coordenador Pedagógico evidenciam a vivência do currículo em conformidade com as concepções expressas no P? 2. Como o Supervisor / Coordenador Pedagógico coordena o planejamento e desenvolvimento do currículo, tendo como referência os PCN’s?

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